Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Bolsonaro negocia redução do imposto dos combustíveis; saiba o que compõe o preço da gasolina

Giovana Leal
21/01/2022 - 16:22
Petrobras Combustíveis Gasolina Etanol
Preço médio da gasolina comum subiu 44,3% nos postos do Brasil, diz ANP (Imagem: REUTERS/Max Rossi/File Photo)

Na quinta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro anunciou negociar uma PEC, proposta de emenda, com o Congresso para reduzir o PIS-Cofins, tributo pertencente à constituição federal, que incide sobre os combustíveis.

Em 2021, a alta dos combustíveis afetou fortemente o bolso do brasileiro.

Um levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) mostrou que o preço médio da gasolina comum, por exemplo, subiu 44,3% nos postos do país.

Além disso, a disparada dos combustíveis esteve entre os principais responsáveis pelo crescimento da inflação no Brasil, que fechou o ano com aumento de 10,06%, segundo dados do IBGE.

Mas, afinal, por que a gasolina sobe tanto?

O Money Times te explica o processo de transformação do petróleo em combustível e a composição do preço da gasolina, confira.

Do petróleo ao combustível

Cadeia produtiva dos combustíveis vai desde a extração do petróleo até o abastecimento das bombas dos postos de gasolina (Imagem: Reprodução/ Petrobras)

Os combustíveis utilizados no dia a dia do brasileiro são o produto final de uma cadeia produtiva, que vai desde a extração do petróleo até o abastecimento das bombas dos postos de gasolina.

Segundo a Petrobras, o processo começa com a extração do petróleo em águas de até 7 mil metros de profundidade.

Já na superfície, plantas industriais separam o petróleo e o enviam à costa.

Ao chegar nas refinarias, o petróleo passa por processos químicos e físicos, que purificam e quebram moléculas pesadas, dando origem a produtos como a gasolina, o óleo diesel e o gás liquefeito de petróleo (GLP).

Feito este processo, os combustíveis são vendidos para distribuidoras, que irão revendê-los aos consumidores em postos de distribuição.

O que compõe o preço da gasolina?

Compisição do preço final da gasolina — coleta entre 26 de dezembro de 2021 e 1 de janeiro de 2022 (Imagem: Reprodução/ Petrobras)

Na última fase da produção e distribuição dos combustíveis, a venda para as distribuidoras, o combustível que é comprado nas refinarias é a gasolina tipo “A”.

Atendendo à legislação brasileira, o combustível vendido nos postos deve ser misturado com etanol anidro. A mistura de 73% de gasolina e 27% de anidro forma a gasolina “C”, que, enfim, chega nos tanques dos veículos.

Desta forma, ainda de acordo com a petrolífera, o preço que o consumidor paga é a soma do preço de realização da própria Petrobras, empresa dominante neste mercado, o custo do etanol (que é definido pelos produtores) e os custos e lucros das distribuidoras e dos postos revendedores, assim como os impostos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins, e Cide).

Como mostra a imagem acima, os impostos juntos somam 44% do preço final da gasolina, maior fatia do valor.

Já a parte da Petrobras é de 29%. O etanol anidro representa 15% do valor e o lucro das distribuidoras e dos postos é de 12%.

Outro fator que também impacta o preço da gasolina é o valor do petróleo internacional. Com a alta da commodity no mercado exterior e da cotação do dólar, o preço final do combustível também aumenta.

Os combustíveis vão continuar a subir em 2022?

Para Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, os preços dos combustíveis tendem a ficar entre leve alta ou estabilidade este ano.

“O preço do combustível vai subir em 2022, mas de uma forma mais moderada. O preço da gasolina deve ficar entre R$ 7 ou R$ 8 por litro para o consumidor no ano”, afirma Vale.

Última atualização por Giovana Leal - 21/01/2022 - 17:31

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto