Comprar ou vender?

VALE3, GGBR4, USIM5 e mais: Setor de mineração e siderurgia enfrenta período de correção, avalia BB; em quais ações investir?

09 fev 2024, 16:38 - atualizado em 09 fev 2024, 16:38
mineração e siderurgia
Setor de mineração e siderurgia enfrenta período de correção, avalia BB (Imagem: REUTERS/Stringer)

Após se destacar com bom desempenho no mês de janeiro, o setor de mineração e siderurgia enfrenta um período de correção, com sinal de alerta aceso para o nível da demanda de minério de ferro, especialmente na China, conforme avaliação da analista Mary Silva, do BB Investimentos.

Ainda, está no radar o avanço das importações de aço no Brasil, que seguem aumentando a competição com o aço nacional.

Sobre mineração, Silva pontua que, na China, o PIB teve crescimento de 5,2% em 2023 e a produção industrial de dezembro avançou 6,8% a/a (ano a ano), mas os dados da indústria siderúrgica mostraram forte retração no último mês do ano.

Ainda, os preços de minério de ferro sofreram ligeira correção em janeiro, mesmo em meio ao anúncio de estímulos monetários pelo governo, como a redução da taxa de depósitos compulsórios pelos bancos.

A analista avalia que as exportações brasileiras da commodity tiveram incremento na comparação anual e os preços médios continuaram avançando.

Em análise mais voltada para o setor de siderurgia, ela sinaliza que, após a forte valorização observada nos meses anteriores, os preços internacionais de aço voltaram a arrefecer, principalmente nos Estados Unidos.

Ela menciona que, no Brasil, os dados de preços ao produtor e confiança do empresário indicam ligeira melhora no ambiente de negócios para a siderurgia local, mas a indústria segue enfraquecida.

“No Brasil, em dezembro, a baixa sazonalidade foi observada de forma mais significativa na categoria de laminados longos, mas ainda assim houve ligeiro crescimento de produção e vendas internas na comparação anual. As importações voltaram a avançar e representaram a recorde mensal de participação no consumo brasileiro de aço”, pontua.

Veja a performance e a indicação das empresas de mineração e siderurgia cobertas pelo BB:

(Fonte: BB Investimentos – a variação apresentada no mês refere-se a janeiro)

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.