Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Volta ao trabalho demora para asiático-americanos devido à pandemia

31/01/2021 - 9:00
Ásia
Muitos trabalham em setores particularmente vulneráveis ao fechamento de empresas e quase um terço dos asiático-americanos vive na Califórnia, um dos estados mais afetados (Imagem: Unsplash/@cahh)

Asiático-americanos que perderam seus empregos durante a pandemia tiveram mais dificuldade do que a maioria para recuperá-los.

A taxa de desemprego de 5,9% entre os cerca de 10 milhões de trabalhadores asiáticos em dezembro estava abaixo da taxa nacional. Mas nos últimos três meses de 2020, quase metade dos asiáticos desempregados ficou sem trabalho por pelo menos 27 semanas – um prazo mais longo do que o de brancos, negros ou hispano-americanos.

As razões são econômicas e geográficas. Muitos trabalham em setores particularmente vulneráveis ao fechamento de empresas e quase um terço dos asiático-americanos vive na Califórnia, um dos estados mais afetados pelas restrições à pandemia.

Ivy Nguyen, técnica de manicure em Santa Ana, Califórnia, está desempregada desde que o salão onde ela trabalhava fechou em meados de março. Quando foi reaberto, ela não estava entre os convidados a retornar.

Nguyen, que se mudou do Vietnã para os Estados Unidos em 1980 e tem quase 50 anos, recebeu apenas US$ 2.184 em benefícios para desempregados. Falando por telefone por meio de um tradutor, ela disse que tem contado com o apoio financeiro de seus filhos e pagamentos de estímulos.

Quase um em cada quatro trabalhadores asiático-americanos está empregado em hotelaria e lazer, varejo ou outros serviços, como salões de beleza e lavanderias, de acordo com um relatório que estuda do impacto da Covid-19 no emprego na Ásia. Esses setores estão entre os mais atingidos pela pandemia.

“Os asiático-americanos foram duramente afetados inicialmente”, disse Don Mar, co-autor do estudo e professor emérito de economia da San Francisco State University.

Os pesquisadores estimaram que houve um declínio desproporcional no número de pequenas empresas pertencentes a asiáticos durante os primeiros dois meses da pandemia, em comparação com aquelas pertencentes a brancos não hispânicos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 27/01/2021 - 13:30

Cotações Crypto
Pela Web