Agora foi a vez de a corretora cripto FTX cortar laços com a Binance

24/07/2021 - 16:01
“Amigas e rivais”: antes, uma das primeiras investidoras na FTX, Binance parece estar “sozinha, em uma ilha de si mesma” (Imagem: Crypto Times)

Em meio à grande arrecadação de US$ 900 milhões pela FTX — a maior na História da indústria cripto —, uma novidade passou batida: antes uma das primeiras investidoras na FTX, Binance encerrou sua posição, noticia o Decrypt.

Em entrevistas distintas, Sam Bankman-Fried (SBF), CEO da FTX, e Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, sempre tentaram aliviar esse rompimento entre as empresas.

CZ contou à Forbes que a iniciativa fazia “parte de um ciclo normal de investimentos”. Já em entrevista ao Decrypt, SBF disse:

Acredito que isso faça sentido, dado o papel que nossos negócios têm no setor. Também nos dá mais flexibilidade no futuro.

Quando perguntado sobre sua opinião em relação aos problemas regulatórios da Binance, SBF complementou:

É um grande bombardeio. Não estou envolvido em debates entre eles e reguladores, então tudo o que posso fazer é especular. Mas o que digo é que tentamos muito sermos os mais cooperativos possível com reguladores.

Acredito que, quando você não faz isso e quando parece que é menos flexível ou ágil, isso provavelmente resulta em casos em que reguladores acreditem não ter outra opção senão baterem o martelo.

Creio que existam algumas diferenças entre como comandamos nossos negócios. Eu teria reagido, respondido e feito as coisas de formas diferente.

Porém, ele evitou “pisar em ovos” e não quis falar que havia vendido sua participação da Binance para se distanciar da empresa.

Recentemente, a Binance está sob a mira de diversos reguladores mundiais, incluindo EUA, Reino UnidoJapãoItáliaTailândia, Polônia, Ilhas Cayman e Brasil e, assim, muitos bancos e processadores de pagamentos suspenderam transferências diretas de seus clientes à Binance.

Corretoras adversárias estão enxergando uma oportunidade de serem “obedientes” aos reguladores (ou fingirem que são). De acordo com a Bloomberg Businessweek, as americanas Coinbase (COIN), a Kraken e a Geminivão destronar a Binance ao cumprirem com as regras”.

Binance US deseja lançar IPO nos EUA,
afirma Changpeng Zhao

Em entrevista ao Decrypt, CZ tentou explicar:

Todos acham que a Binance não quer obedecer às regulamentações americanas ou de outros lugares. Mas isso não é verdade. Na verdade, eu acredito que a Binance seja a organização do setor cripto mais complacente do mundo — eu acho.

Mesmo sem divulgar detalhes financeiros sobre seus mútuos investimentos, não é novidade que ambas as corretoras cresceram absurdamente.

Porém, a expectativa é que comecem a competir entre si e sua antiga amizade se torne em uma inimizade, finaliza Daniel Roberts, do Decrypt:

Conforme o setor cresce e todas as grandes corretoras visam atrair clientes enquanto navegam pelo mal necessário das regulações, você entende que outras corretoras estão “juntas nessa” enquanto a Binance está sozinha, em uma ilha de si mesma.

Guerra dos criptoativos:
por que combates fortalecem o ecossistema?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 24/07/2021 - 16:11

Cotações Crypto
Pela Web