Celsius integra oráculos de preço da Chainlink para garantir mais transparência

30/10/2020 - 12:33
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A plataforma de serviços financeiros com cripto Celsius realizou a integração dos feeds descentralizados de preço da Chainlink como um componente fundamental de seus serviços de precificação (Imagem: Crypto Times)

A plataforma Celsius fornece uma gama de serviços financeiros para detentores de criptoativos. Usuários podem depositar seus ativos com a Celsius e ganhar taxas de juros significativamente maiores do que as oferecidas por bancos.

Usuários também podem usar seus ativos como garantia para obter empréstimos ou em cripto ou em fiduciárias (moedas nacionais). Celsius foi fundada em 2017 pelo russo empreendedor de tecnologia Alex Mashinsky.

Mashinsky é mais conhecido por inventar o protocolo VoIP (voz sobre protocolo de internet), que permite que um bilhão de pessoas conversem pela internet de forma gratuita. No podcast Crypto Conversation da Brave New Coin (BNC), Mashinsky explicou:

Da mesma forma que VOIP abalou as empresas de telecomunicações, meu objetivo agora é abalar bancos tradicionais com Money Over IP. É isso o que a Celsius faz: com cripto, dá autonomia às pessoas para que se desbancarizem sozinhas.

Celsius completou uma oferta inicial de moeda (ICO) em 2018, arrecadando US$ 50 milhões. Celsius compete com outras plataformas descentralizadas de empréstimos como Aave e Compound, bem como as plataformas centralizadas de cripto, como BlockFi.

Celsius é uma plataforma de empréstimo que permite a usuários ganharem rendimentos sobre as stablecoins listadas em sua plataforma (Imagem: Facebook/Celsius Network)

O modelo da Celsius é tomar emprestado de um grupo de entidades para, em seguida, emitir empréstimos em cripto lastreado por garantias a usuários que desejam tomar empréstimos.

A plataforma gera lucro pela diferença de juros. Mashinsky afirmou que 80% da receita gerada é paga a usuários e os 20% restantes vão para a Celsius.

A integração de 35 feeds descentralizados de preço da Chainlink irá alimentar sistemas internos da Celsius como um componente essencial de seus serviços de precificação. Os 35 feeds da Chainlink incluem muitos dos principais criptoativos, stablecoins e taxas de forex.

Mashinsky afirma que a parceria com a Chainlink é um passo em direção à descentralização gradual e transparência da plataforma Celsius. 

Em vez de completamente revisar nosso modelo bem-sucedido de negócio, conseguimos usar Chainlink para descentralizar peças importantes de nossos sistemas, a precificação, o monitoramento e as funções integradas enquanto mantém os mesmos benefícios lucrativos obtidos pelos usuários da Celsius, como recompensas semanais e empréstimos de baixo custo.

A rede descentralizada Chainlink possui três abordagens para evitar dados falsos e reduzir vulnerabilidades. Dados enviados pela rede são curados e verificados por meio de uma grande votação, que evita um ponto único de falha no sistema de oráculo (Imagem: Crypto Times)

Feeds de preço da Chainlink agora alimentam diversos componentes no ecossistema da Celsius, incluindo dentro do Celsius Explorer App, permitindo que usuários verifiquem seus saldos e transações, em seus sistemas de “back-office”.

Além disso, podem precificar criptoativos ao determinar taxas de tomada/concessão de empréstimos e futuras transações que irão calcular as recompensas semanais de usuários e fornecer preços atualizados de gás da Ethereumcusto pago por usuários para que mineradores processem suas transações mais rapidamente.

Nuke Goldstein, diretor de tecnologia da Celsius, explica:

Precificação é um possível vetor de ataque e o levamos muito a sério. A integração com os oráculos seguros da Chainlink é um acréscimo importante para reforçar nossas fortalezas, além de fornecer a nossos usuários níveis elevados de transparência sobre feeds de preço que alimentam nossos produtos financeiros e serviços.

O que é Chainlink?

Chainlink (LINK) é uma rede descentralizada de oráculo desenvolvida no blockchain Ethereum.

A rede foi criada para conectar fontes de dados fora do blockchain (“off-chain”), como interfaces de programação de aplicações (APIs), feeds de dados ou pagamentos bancários, para contratos autônomos no blockchain (“on-chain”).

Clique aqui para ler mais sobre a rede de oráculos de preço Chainlink e ouça a edição 41 do podcast Crypto Storm:

Chainlink se torna cada vez mais uma parte integral do ecossistema de empréstimo em cripto. O token LINK é um dos criptoativos de mais alto desempenho nos últimos dois anos conforme uma onda de empresas continua a anunciar novas integrações com Chainlink.

Atualmente, sua rede assegura bilhões de dólares em valor para contratos autônomos (ou “smart contracts”) dos ecossistemas de finanças descentralizadas (DeFi), seguros e de jogos.

A integração com a Celsius significa que usuários da plataforma poderão ganhar juros sobre seus ativos e terem a certeza de que os preços e as taxas fornecidas são justos e transparentes. Isso é bem atrativo em comparação aos opacos serviços bancários tradicionais.

Oráculos: os guardiões do blockchain

Mashinsky afirmou que existem diversos motivos pelo qual Celsius selecionou Chainlink para a precificação de dados.

Sabemos que Chainlink transmite seus dados de preço de inúmeros agregadores de dados como Amberdata ou Brave New Coin.

Significa que feeds de preços têm uma forte cobertura de mercado entre todos os ambientes de negociação sem terem de depender em uma única fonte de verdade.

Chainlink é líder de mercado ao fornecer soluções confiáveis de oráculos e estamos empolgados em alavancá-la para continuar a melhorar nossos produtos por meio da transparência e integração da nova geração de usuários que buscam por altos rendimentos e novos serviços financeiros revolucionários.

A notícia sobre a integração vem após um anúncio em abril de que a Celsius faria a custódia de milhões de dólares equivalentes em criptoativos da Chainlink em carteiras de rendimento.

Assim, Celsius fornece um serviço seguro de tesouraria para Chainlink que, por sua vez, pode ganhar juros sobre seus ativos, bem como conseguir tomar dólares emprestado caso necessário, sem precisar vender os ativos.

Esse é o mesmo serviço disponível tanto para empresas como para pessoas que desejem ganhar juros ou tomar empréstimos usando seus criptoativos sem ter que vendê-los.

Mashinsky confirmou que a integração da tecnologia descentralizada de oráculos da Chainlink foi um passo essencial em direção à descentralização da Celsius.

Firmar uma parceria com a Chainlink ajuda a solificar nossa missão em trazer serviços financeiros e revolucionários a milhões de pessoas em todo o mundo, de forma justa e transparente.

Além disso, estamos contentes em fornecer gestão de tesouro para a Chainlink, fornecendo a eles serviços seguros de custódia e oportunidades de rendimento.

Agora, os pagamentos de juros da Celsius dependem da segurança melhorada da rede descentralizada Chainlink com nós independentes, adequadamente verificados e resistentes a ataques Sybil (Imagem: YouTube/Chainlink)

Para dar início à parceria, Celsius integrou os oráculos de preço descentralizados da Chainlink para calcular quantias de pagamentos de juros para seus usuários, usando uma abordagem mais descentralizada, transparente e segura que criou um histórico de auditoria de contratos autônomos para suas operações de empréstimo.

Agora, os pagamentos de juros da Celsius dependem da segurança melhorada da rede descentralizada Chainlink com nós independentes, adequadamente verificados e resistentes a ataques Sybil.

Chainlink está tendo um 2020 agitado pelas parcerias com inúmeros projetos, tanto no setor centralizado (CeFi) como no setor DeFi.

Sua rede descentralizada de oráculos permite que contratos autônomos tenham acesso seguro a feeds de dados fora do blockchain (“off-chain”), APIs web e pagamentos bancários tradicionais.

Após manipulações a dados de preço e empréstimos-relâmpago em fevereiro, os oráculos da Chainlink são parte da solução a ataques de manipulação de dados de preço no ecossistema DeFi.

Os feeds de preço da Chainlink sendo usados na Celsius, com taxa de câmbio em dólares, são ether (ETH), bitcoin (BTC), dash (DASH), bitcoin cash (BCH), bitcoin satoshi vision (BSV), litecoin (LTC), zcash (ZEC), XRP, bitcoin gold (BTG), stellar lumens (XLM), OMG, true USD (TUSD), gemini dollar (GUSD), PAX, USD coin (USDC), DAI, CEL, ZRX, ALGO, LEO, EOS, SAGA, libra (GBP), dólar australiano (AUD), dólar de hong kong (HKD), dólar canadense (CAD), ouro (XAU), ethereum classic (ETC), basic attention token (BAT), binance USD (BUSD), (KNC), LINK, LPT, MATIC e SNX.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 08/03/2021 - 14:35

Cotações Crypto
Pela Web