Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ethereum: solução de escalabilidade Optimism adia lançamento de sua rede

26/03/2021 - 8:16
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em uma publicação intitulada “Optimistically Cautious” — algo como “prudente de forma otimista” —, Optimism detalhou motivos paa o adiamento (Imagem: Medium/Ethereum Optimism)

Escalabilidade é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. Primeira camada é o termo usado para descrever a arquitetura principal e subjacente do blockchain.

Segunda camada é uma estrutura secundária ou um protocolo secundário criados acima de um sistema blockchain existente, em que o objetivo principal é aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de escalabilidade enfrentadas por grandes redes cripto.

Optimism, a solução de escalabilidade em segunda camada da Ethereum, adiou o lançamento público de sua rede social.

A rede principal estava prevista para esta semana, mas agora foi adiada até, pelo menos, julho. O novo cronograma é uma aproximação, afirmou Optimism, porque o lançamento é um “esforço colaborativo” da comunidade Ethereum.

Espera-se que a legalização das apostas esportivas seja muito significativa aos impostos

“Fornecer a rede principal ao público não é algo que possamos fazer sozinhos”, disse Optimism. “Será um esforço colaborativo entre nós, projetos e fornecedores de infraestrutura como oráculos, carteiras, nós e exploradores.”

Então quando o ecossistema estiver pronto e houver estabilidade, Optimism irá lançar sua rede principal ao público.

Optimism está desenvolvendo uma solução de escalabilidade baseada na Ethereum, chamada Optimistic Rollup, desde 2019.

A solução visa aumentar a taxa de processamento (o número de transações processadas por segundo) da Ethereum e reduzir duas taxas de gás — pagas a mineradores para a transmissão de transações ao blockchain.

Este ano, Optimism fez um pré-lançamento de sua soluçãoOptimistic Virtual Machine (OVM) — com a corretora descentralizada Synthetix. Isso indica que a Synthetix irá integrar a solução em quatro fases para limitar o risco em sua plataforma.

Optimism afirmou que usuários da Synthetix já aproveitaram a velocidade e a economia de custos. Cerca de US$ 10 milhões foram economizados em taxas em mais de 100 mil transações, disse Optimism.

Outro grande protocolo descentralizado que vai realizar a integração da Optimism é Uniswap. Esta semana, Uniswap afirmou que visa lançar a rede principal de primeira camada de sua terceira versão em 5 de maio, e uma implementação de segunda camada da Optimism, virá “logo em seguida”.

Optimism, anteriormente conhecido como Plasma Group, apresentou Optimistic Rollups. Um rollup fornece escalabilidade ao unir transações em uma só transação.

Com rollups, uma transação é recebida no blockchain principal da Ethereum, mas é executada em uma solução de segunda camada e, em seguida, os dados de execução são enviados de volta à Ethereum. Já que a computação é feita fora do blockchain, reduz a sobrecarga da rede, mas mantém sua segurança.

Outra variante de rollups são ZK-Rollups. Tanto Optimistic Rollups como ZK-Rollups têm seus prós e contras, mas a principal diferença entre ambos é que ZK-Rollups usa provas contra fraudes e Optimistic usa provas de validação.

Além disso, com Optimistic Rollups, uma transação pode ser questionada, mas não com ZK-Rollups, onde transações são válidas desde o começo.

Recentemente, Vitalik Buterin, criador da Ethereum, afirmou que rollups são uma solução “poderosa” para a escalabilidade da rede no “futuro a curto ou médio prazo (e possivelmente a longo prazo também)”.

Mas ainda são uma tecnologia em estágio inicial, disse Buterin, sugerindo que mais trabalho precisa ser feito nos próximos anos.

StarkWare e Hermez são dois dos diversos projetos que desenvolveram soluções de escalabilidade baseadas em Zk-Rollups. Clientes da StarkWare incluem dYdX e DeversiFi e clientes da Hermez incluem Tether e outros.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 26/03/2021 - 8:16

Pela Web