CryptoTimes

Itália alerta que a corretora Binance não tem autorização para operar no país

The Block
15 jul 2021, 8:46 - atualizado em 15 jul 2021, 8:52
Itália, Reino Unido, EUA, Japão, Tailândia, Polônia, Ilhas Cayman e Brasil emitiram alertas ou tomaram medidas recentemente contra a corretora (Imagem: Unsplash/fabevent)

Commissione Nazionale per le Società e la Borsa (CONSOB), a reguladora de valores mobiliários da Itália, é a mais nova agência governamental a emitir um alerta contra a Binance, afirmando que a corretora cripto não tem autorização para operar no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Consob alerta aos poupadores que as empresas do ‘Binance Group’ não estão autorizadas a fornecer serviços de investimentos e atividades na Itália, nem mesmo por meio do site www.binance.com”, afirmou a reguladora nesta quinta-feira (15).

O alerta é válido, apesar de certas seções da Binance.com, incluindo derivativos e tokens acionários, estarem em italiano, segundo a CONSOB. Binance.com está disponível no idioma italiano desde 2018.

Página inicial do site Binance.com com configuração para o idioma italiano (Imagem: Binance)

Em resposta ao The Block, um porta-voz da corretora afirmou:

Estamos cientes do alerta da CONSOB e podemos confirmar que Binance.com não opera fora da Itália. Não possui um impacto direto nos serviços fornecidos na Binance.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tomamos uma abordagem colaborativa ao trabalhar com reguladores e levamos nossas obrigações de compliance muito a sério. Estamos sempre a par das mudanças em políticas, normas e leis nesse novo setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sanções globais

O alerta da CONSOB é bem parecido com as notificações enviadas e as ações tomadas por outros reguladores contra a Binance nas últimas semanas.

Tudo começou quando a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) baniu a Binance Markets Limited (BML) — a entidade britânica da Binance —, afirmando que a empresa não tem autorização para operar no país.

O comunicado também disse que nenhuma outra entidade do Binance Group estava autorizada a operar no Reino Unido mas, já que a principal corretora da Binance não possui sede no Reino Unido, é provável que não esteja no escopo do regime cripto local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o alerta da FCA já parece ter impactado os negócios da Binance.

A corretora está perdendo o acesso a plataformas “on-ramps” — que convertem moedas fiduciárias em cripto — de diversos bancos britânicos, incluindo o Santander UK e Barclays, que decidiram bloquear pagamentos de usuários à Binance.com.

A própria Binance suspendeu depósitos de clientes da rede Single Euro Payments Area (SEPA) devido a “acontecimentos fora do nosso controle”. A rede SEPA permite que clientes enviem euros por todos os 36 países.

Além da Itália e do Reino Unido, reguladores de outros países — incluindo EUA, Japão, Tailândia, Polônia, Ilhas Cayman e Brasil — emitiram alertas ou tomaram medidas recentemente contra a corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

theblock@moneytimes.com.br