Eleições

Qual a chance da eleição para presidente acabar no 1º turno?

21 set 2022, 15:16 - atualizado em 21 set 2022, 15:16
Montagem de Lula e Bolsonaro com prédios da Avenida Faria Lima ao fundo
Montagem de Lula e Bolsonaro com prédios da Avenida Faria Lima ao fundo. (Montagem: Beatriz Azevedo)

As últimas pesquisas eleitorais, divulgadas nesta semana, mostram uma aparente estagnação do crescimento que o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentava e um retorno do crescimento, mesmo que pequeno, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os dados ainda mostram que, em termos de votos válidos, o petista se aproxima da possibilidade de conseguir mais de 50% dos eleitores e, assim, vencer a disputa para a presidência ainda no primeiro turno.

Desde 1989, quando o Brasil iniciou o processo de redemocratização com voto direto para presidente, foram oito disputas e em apenas duas oportunidades a eleição acabou em apenas um turno. Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) precisou de apenas uma votação para vencer.

Eleitores querem que acabe no primeiro turno

A pesquisa Ipespe divulgada neste sábado (17) mostra que 68% dos eleitores brasileiros preferem que as eleições presidenciais sejam decididas no 1º turno. O levantamento mostrou que 13% preferem que o pleito seja decidido no 2º turno e 19% disseram que tanto faz.

Divulgada nesta terça-feira (20), a pesquisa Genial / Quaest mostra que 26% dos eleitores que declaram voto em Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e em outros candidatos dizem que mudariam seu voto para que o petista vença Jair Bolsonaro (PL) já no dia 2 de outubro.

Na prática, 1 em cada 4 eleitores está propenso a entrar na onda do voto útil, que vem ganhando adesão de artistas e influenciadores nas redes sociais. Isso daria 3 pontos a mais para o petista no primeiro turno.

Proporção histórica de votos brancos e nulos e de abstenções

O desinteresse é um dos fatores que alguns especialistas apontam como possível influenciador no resultado das eleições. Em todas as eleições gerais realizadas no Brasil, a média de abstenções no primeiro turno fica em torno dos 18%.

Quando o eleitor opta por não ir ou fica impossibilitado por algum motivo de votar ele acaba não interferindo nos votos gerais. Para vencer, um candidato precisa de 50% dos votos válidos, não da metade dos votos possíveis.

A proporção de votos brancos e nulos, que não são considerados na contagem geral, também tem mantido um nível similar nas últimas eleições, com exceção de 2018.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.