Finanças Pessoais

O que as mulheres investidoras querem? Estratégia delas supera homens mirando retorno

08 mar 2023, 12:42 - atualizado em 08 mar 2023, 12:42
Mercados
Mulheres que investem têm como prioridade a segurança financeira. Entenda como essa estratégia é fundamental no momento (Imagem: Divulgação)

As mulheres estão ocupando cada vez mais espaços que antes eram apenas preenchidos apenas por homens. Elas já chegam com uma visão mais estratégica sobre os investimentos, podendo levar a melhor na comparação com os homens em tempos de crise no mercado financeiro.

Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Segundo a sexta edição do Raio-X do Investidor Brasileiro, cerca de 33% das mulheres entrevistadas declararam ter investimentos em 2022, alta de cinco pontos percentuais ante 2021.

O número de homens que já investem continua maior e soma 40% entre os entrevistados pelo estudo, feito pela Anbima em parceria com o Datafolha.

Na análise do perfil das mulheres que investem, o levantamento mostra que 44% têm ensino médio e 35% têm o ensino superior, com faixa etária concentrada entre 35 e 44 anos (23%) e entre 45 e 59 anos (25%). Metade delas (50%) pertence à classe C.

Mulheres (%) Homens (%) População geral (%)
Investidores em 2022 33 40 36
Investidores em 2021 28 34 31
Mulheres (%) Homens (%) População geral (%)
Não Investidores em 2022 67 60 64
Não Investidores em 2021 72 66 69

O Raio-X do Investidor Brasileiro contou com 5.818 entrevistas em 2022, ante 5.878 entrevistas em 2021.

O que as mulheres investidoras querem?

As mulheres investidoras têm objetivos e prioridades diferentes em relação aos homens na hora de investir dinheiro. Considerando o momento de volatilidade e aversão a risco nos mercado, a preferência delas se mostra em investimentos focados na segurança financeira.

Conforme o estudo, as mulheres investem com o objetivo principal de ter segurança financeira (47%), ou seja, possibilidade de conseguir juntar uma reserva. No caso dos homens, esse índice é de 41%.

Neste caso, os tipos de investimentos mais adequados para a construção de uma reserva financeira se concentram em títulos de renda fixa pós-fixados, ou seja, aqueles atrelados à taxa Selic e ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Os investimentos indexados ao CDI rendem aproximadamente 13,65% ao ano, operando com baixo risco de crédito, quando o investidor opta por adquirir títulos públicos no Tesouro Direto ou títulos financeiros emitidos por grandes bancos, que também contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

“É importante observar o recorte por gênero para podermos entender como as mulheres estão lidando com o dinheiro, quais são suas dúvidas e preferências e também contribuir para que se sintam mais seguras e tenham mais autonomia na hora de tomarem suas decisões de investimento”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Educação da Anbima.

Como segunda maior prioridade entre os investidores em geral, aparece o retorno financeiro. Para os homens, essa meta é comum para 30% dos investidores. No caso das mulheres, esse anseio cai para 23%.

Ações, fundos imobiliários, fundos de investimentos e outros ativos de risco são apontados por especialistas como instrumentos que tendem a entregar maior retorno financeiro.

No entanto, dado o cenário de aumento de juros nos Estados Unidos e patamar elevado da taxa Selic no Brasil, esses ativos de risco têm sofrido bastante pressão vendedora, em simultâneo.

Tipos de investimentos

A caderneta de poupança é o investimento mais usado pelos investidores em geral, tanto mulheres quanto homens, ambos com o percentual de 26%.

Na sequência, as mulheres também aplicam o seu dinheiro em fundos de investimento, títulos privados e compra e venda de imóveis.

Até o ato de guardar dinheiro em casa ou embaixo do colchão aparece entre as alternativas dos entrevistados no Raio-X do Investidor Brasileiro. Confira:

Tipos de investimentos (2022) Mulheres (%) Homens (%)
Poupança 26 26
Fundos de investimento 3 6
Títulos privados 3 5
Criptomoedas 1 5
Ações 1 4
Imóveis 3 5
Dinheiro embaixo do colchão 3 3
Plano de Previdência 2 2
Dólar 1 1

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.