BusinessTimes

Tempo Real: Ibovespa (IBOV) cai mais de 1% em dia de Super Quarta

01 fev 2023, 6:39 - atualizado em 01 fev 2023, 18:05
Ibovespa
Acompanhe o Ibovespa e os mercados em Tempo Real. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

RESUMO: O mercado se animou com o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), nesta quarta-feira (1º). Ainda assim, o Ibovespa fechou o dia em queda, com investidores locais à espera da decisão de política monetária no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice de referência da Bolsa brasileira apresentou queda de 1,32%, a 111.931,32 pontos, segundo dados preliminares. Na mínima do dia, tocou os 110.729,47 pontos.

O banco central dos Estados Unidos elevou em 0,25% a taxa de juros americana, a 4,50-4,75%. Em comunicado, sinalizou que pode ocorrer novos aumentos daqui para frente, visando retornar a inflação para a faixa de 2% ao longo do tempo.

O mercado local ainda aguarda a divulgação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB) referente à Selic, taxa básica de juros do país. A expectativa é de que o patamar seja mantido em 13,75%.

[the_ad id=”616000″]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real. Veja os destaques.

Como Americanas (AMER3) empurrou Luiza Trajano de volta à lista de bilionários da Forbes
luiza trajano
O mercado entendeu que a empresa de Trajano será a mais beneficiada com a derrocada da companhia (Imagem: Reprodução Twitter/NYSE)

A dona do Magazine Luiza (MGLU3), Luiza Trajano, retornou à lista de bilionário da Forbes após 7 meses. Segundo o levantamento em tempo real da publicação, a empresária possui U$$ 1,1 bilhão e ocupa a posição números 2235 da lista no ranking mundial.

A volta de Trajano ocorre em meio à disparada das ações do Magazine Luiza. O papel subiu 60% em janeiro e liderou os ganhos do Ibovespa, muito em função da queda da Americanas (AMER3), que reportou rombo contábil de R$ 20 bilhões no último dia 12, deflagrando uma série de inconsistências que levou ao pedido de recuperação judicial cerca de uma semana depois.

Leia mais.

Santander (SANB11) derrapa 5% antes de divulgação de resultados; vem bomba aí?
Santander
As ações do Santander Brasil caíram forte nesta quarta-feira (1º), véspera da divulgação de resultados do quarto trimestre de 2022 (Imagem: Angel Garcia/Bloomberg)

As ações do Santander Brasil (SANB11) tombaram 5,53% nesta quarta-feira (1º) de queda para o mercado de ações brasileiro.

Apesar das perdas generalizadas no setor, o recuo do Santander se sobressaiu em relação aos demais bancões. O mercado parece antecipar números ruins para a companhia, que divulga seus resultados do quarto trimestre de 2022 nesta quinta (2).

Leia mais.

Arthur Lira consegue maioria dos votos e é reeleito presidente da Câmara dos Deputados
Arthur Lira
Arthur Lira conseguiu uma votação recorde na sua reeleição para a Câmara dos Deputados (Imagem: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados)

Arthur Lira (PP) conseguiu a maioria dos votos dos deputados federais e esta reeleito como presidente da Câmara dos Deputados. Parlamentares eleitos e reeleitos tomaram posse nesta quarta-feira (1) em Brasília para dar início aos seus mandatos e, como primeiro ato, elegeram o novo presidente e a mesa diretora.

Reeleito para o próximo biênio para chefiar a casa, Lira teve 464 votos, o máximo já recebido por um parlamentar eleito. Chico Alencar (Psol) teve 21 votos e Marcel Van Hatten (Novo) 19 votos para presidente da Câmara dos Deputados.

Leia mais.

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados com votação recorde
Selic (ainda) a 13,75%: Mercado que saber quando Banco Central vai mudar estratégia
Banco Central, Selic
Banco Central mantém Selic em 13,75% desde agosto do ano passado e não dá pistas de quando deve reduzir os juros. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em sua primeira reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, surpreendendo um total de zero pessoas do mercado.

A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado, que vê a taxa básica de juros estacionada neste patamar desde agosto do ano passado.

Leia mais.

Copom sobe o tom e alerta para dois pontos; confira o que diz o comunicado
taxa selic
Taxa Selic pode subir mais hoje, mas recentes altas não estão contendo a inflação; entenda. (Imagem: Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) subiu o tom no comunicado que acompanhou a decisão de manter a taxa Selic em 13,75% nesta quarta-feira (1º). Foi a primeira reunião do Comitê do Banco Central desde o início do governo Lula.

No texto, o Copom acende o sinal de alerta para as incertezas no âmbito fiscal e com as expectativas para a inflação. Segundo a autoridade monetária, ambos os pontos demandam maior atenção, sendo que houve uma piora das expectativas inflacionárias em prazos mais longos. 

Leia mais.

Os melhores, piores e logística em destaque; o que movimentou fundos imobiliários hoje
Fundos Imobiliários Pátria Logística
Índice de fundos imobiliários abriu o mês como encerrou o anterior, em queda; o que esperar para as próximas semanas? (Imagem: Reprodução/Pátria Logística)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 abriu fevereiro exatamente como fechou janeiro: em queda. Apesar de exibir fôlego para buscar mais um dia de alta, no início dos negócios, o índice acabou elevando as perdas e voltando a fechar no menor nível desde meados de dezembro do ano passado. Ainda assim, resiste acima do nível de 2.800.

Com isso, o Ifix fechou em queda de 0,50% nesta quarta-feira (01), aos 2.807 pontos.

Leia mais.

Dividendos de até 64%: 5 ações que pagam mais que a atual Selic de 13,75%
Dividendos, Selic
Petrobras entregou dividendos maiores que a atual Selic no acumulado de 12 meses (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Os dividendos distribuídos pela Petrobras (PETR3;PETR4) nos últimos 12 meses batem o atual percentual da taxa Selic de 13,75%, mostra o levantamento da Economatica/TC, a pedido do Money Times. A estatal foi o papel do Ibovespa (IBOV) que entregou os maiores proventos no período.

Na primeira reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), optou por manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. O juro brasileiro foi fixado no nível atual em agosto do ano passado, marcando o fim do aperto monetário no país.

Leia mais.

Copom: conjuntura incerta no âmbito fiscal também demanda maior atenção
Copom: expectativas de inflação demandam maior atenção na condução da política monetária
Copom: expectativas de inflação têm mostrado piora em prazos mais longos
Copom avalia se estratégia de manter Selic por período mais prolongado é capaz de assegurar convergência da inflação
Com apoio de Lula, Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado
Lula e Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco teve o apoio do presidente Lula para sua reeleição (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O senador Rodrigo Pacheco (PSD) foi reeleito para mais um mandato como presidente do Congresso Nacional. Na abertura dos trabalhos do legislativo brasileiro, os senadores deram a vitória ao mineiro, que teve apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra o ex-ministro de Jair Bolsonaro Rogério Marinho (PL).

Pacheco teve 49 votos contra 32 de seu único adversário. Mais cedo, Eduardo Girão (Pode) abriu mão de sua candidatura e declarou apoio à Marinho na eleição. Eram necessários ao menos 41 votos para que não houvesse segundo turno na votação.

Leia mais.

Copom: Banco Central mantém Selic em 13,75% em primeira reunião do ano
Banco Central Selic
Banco Central mantém a Taxa Selic em 13,75% desde agosto do ano passado e é o maior patamar desde janeiro de 2017. (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Este é o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017, onde a Selic está estacionada desde agosto.

A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado, que vê o período de manutenção se estender cada vez mais.

Leia mais.

Rodrigo Pacheco recebeu 49 votos e foi reeleito presidente do Senado ainda no 1º turno

O senador do PSD de MG derrotou Rogério Marinho, do PL, ex-ministro de Bolsonaro, que teve 32 votos

Rodrigo Pacheco atinge mínimo necessário de 41 votos entre os senadores

Placar final na eleição para Presidência do Senado foi de 49 a 32.

Senado: Rodrigo Pacheco é reeleito presidente da Casa

Rogério Marinho sofre derrota para cargo na presidência do Senado.

Ibovespa (IBOV) tenta recuperação com Powell, mas não se livra de queda; VALE3 cai mais de 1%
Ibovespa
Ibovespa fecha em queda em dia de Super Quarta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O mercado se animou com o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), nesta quarta-feira (1º). Ainda assim, o Ibovespa fechou o dia em queda, com investidores locais à espera da decisão de política monetária no Brasil.

O índice de referência da Bolsa brasileira apresentou queda de 1,2%, a 112.073,55 pontos. Na mínima do dia, tocou os 110.729,47 pontos.

Leia mais.

Há ligação entre Light (LIGT3) e Americanas (AMER3), além de Sicupira?
Light
Light: Empresas desaba na bolsa em meio à desconfianças com a divida; clique aqui para ler a matéria na íntegra (Imagem: Facebook/Light)

A Light (LIGT3) entrou na roda das discussões entre gestores e analistas após a empresas contratar a Laplace para assessorar a companhia na análise de estratégicas financeiras, visando, principalmente, melhorias em sua estrutura de capital.

Um pouco antes, o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, publicou que a elétrica estava trabalhando em uma reestruturação financeira junto à Laplace em meio à necessidade de financiamento de R$ 3,3 bilhões nos próximos dois anos.

Leia mais.

Nasdaq encerra pregão disparando 2%, após Powell falar (pela primeira vez) em processo desinflacionário
Wall Street - Mercados
Bolsas de NY fecham pregão em alta (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Em um movimento de chicote, os mercados dos EUA partiram de uma reação negativa sobre a decisão para uma boa recepção à coletiva do presidente Jerome Powell.

Ao fim do pregão, o Dow Jones termina praticamente na linha d’água. Já os outros dois indicadores mais relevantes da Bolsa de Nova York dispararam: S&P 500 avançou 1,05% e o Nasdaq, após chegar a perder 0,4% no pregão, apresentou uma valorização próxima de 2,00%.

Leia mais.

Ifix fecha em queda de 0,52%, aos 2.806 pontos (dados preliminares)
Ibovespa (IBOV) fecha em queda de 1,32%, a 111.931,32 pontos, segundo dados preliminares
Perita em caso de busca e apreensão de documentos da Americanas (AMER3) renuncia
Americanas
O escritório não deu mais detalhes sobre o que chamou de possível interferência no processo de apuração (Imagem: Bloomberg)

O escritório Punder Advogados anunciou nesta quarta-feira que a advogada Patricia Punder preferiu renunciar à indicação de perita no caso de busca e apreensão de documentos da Americanas (AMER3) aberto na Justiça de São Paulo contra a varejista no final de janeiro.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ordenou a apreensão de todos os e-mails corporativos de executivos e membros do conselho de administração da Americanas nos últimos 10 anos e tinha nomeado Punder e a Ernst & Young como especialistas em contabilidade e evidências forenses para trabalhar no caso pedido pelo Bradesco.

Leia mais.

O que fez o dólar chegar ao menor valor desde novembro?
Fluxo cambial, dólar, imposto de renda no Brasil e nos EUA
Dólar fechou em queda no mercado à vista reagindo à decisão do banco central dos Estados Unidos (Imagem: REUTERS)

O dólar à vista fechou o pregão desta quarta-feira (01), a “Super Quarta” de decisão dos bancos centrais, em queda de 0,2% frente ao real, negociado a R$ 5,05 para venda. Foi o menor valor de fechamento desde o início de novembro de 2022.

A moeda norte-americana reagiu à decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que reduziu o ritmo de aperto monetário, subindo juros em 0,25 ponto percentual (p.p.), para a faixa entre 4,50% e 4,75%. Foi a oitava alta seguida.

Leia mais.

Powell encerra seu discurso
Powell: As condições financeiras não mudaram muito desde a reunião de dezembro até agora
Bitcoin (BTC): Aumento de juros veio conforme esperado pelo mercado; Powell alivia mercado
Jerome Powell Federal Reserve CBDC
Discurso de Powell é hawkish, ou seja, visando uma política agressiva de aumento da taxa de juros (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

Na primeira reunião de política monetária deste ano, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve sinalizou que novos aumentos podem vir ao longo de 2023.

O aumento da taxa de juros foi de 0,25 pontos percentuais, o que era esperado pelos mercados. O Fed afirmou que os aumentos em curso serão apropriados para retornar a inflação para a faixa de 2% ao longo do tempo.

Leia mais.

Powell: É muito bom poder dizer isso, que agora estamos em desinflação
Nasdaq dispara 2% após Powell dizer enxergar desaceleração da inflação sem declínio ‘significante’ da economia
Powell: Mas temos um longo caminho a percorrer. É a fase inicial da desinflação
‘Temos mais trabalho a ser feito’, diz Powell, presidente do Fed
Bitcoin
Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, diz que ainda há muito trabalho a ser feito para trazer a inflação para baixo e indica mais dois aumentos nos juros dos EUA (Imagem: Reuters/Joshua Roberts)

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reafirmou o compromisso da autoridade monetária dos Estados Unidos em trazer a inflação de volta à meta de 2%. Para isso, ele reconheceu que ainda há “muito trabalho a ser feito”. 

Segundo ele, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) considera em torno de “mais um par de aumentos” na taxa de juros dos EUA. Ainda assim, ele lembrou ainda que muito já foi feito.

Leia mais.

Powell: É claro que esperávamos que a inflação dos bens começasse a cair até o final de 2021
Powell: Com a queda da inflação, o sentimento melhorará
Powell: O quadro global está melhorando um pouco e isso será importante para nós
Powell: Vejo caminho para inflação retornar à meta sem queda significativa da economia
Powell: Núcleo do PCE em 4% é um nível sustentável
Dólar fecha em queda de 0,2%, a R$ 5,05, no menor patamar desde novembro de 2022
Agenda de resultados do 4T22: Veja datas e horários da divulgação de balanços das empresas da Bolsa (B3)
dividendos juros sobre capital próprio JCP
4T22 deve ser “fraco”, dizem analistas (Imagem: Shutterstock)

A temporada de resultados corporativos do quatro trimestre de 2022 (4T22) começa na quinta-feira (26), após o fechamento do mercado, com a divulgação dos resultados da Cielo (CIEL3).

A safra de números trimestrais, com cerca de 275 empresas brasileiras listadas — parte delas no exterior —, segue ao menos até a última semana de março.

Leia mais.

Bitcoin (BTC) reverte perdas após discurso de Jerome Powell
Powell: Estamos tentando fazer um bom julgamento sobre o quanto é restritivo o suficiente
Powell: Estamos vivendo em um mundo de grande incerteza
Ibovespa (IBOV) reduz perdas com comentários de Powell

O Ibovespa (IBOV) desacelerou a trajetória de queda durante o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), após o aumento de 0,25% nas taxas de juros dos Estados Unidos.

Powell sinalizou que um ritmo de aperto monetário mais lento seria positivo para o Comitê poder avaliar melhor o andamento da economia americana em direção às metas.

Às 16h50, o Ibovespa caía 1,42%, em busca dos 112 mil pontos.

Powell: A desinflação vista até agora não ocorreu às custas de um mercado de trabalho mais fraco
Powell: Podemos ver que o processo desinflacionário começou
Powell: Acho que seria muito prematuro declarar vitória ou pensar que realmente conseguimos
Powell: Continuo achando que é muito difícil administrar o risco de fazer pouco, e descobrir em 6 ou 12 meses que na verdade estivemos perto mas não fizemos o trabalho e a inflação volta
Após comentário de Powell, S&P 500 e Nasdaq firmam ganhos
Falas de Powell após decisão do banco central dos EUA levam dólar a R$ 5,05
Powell: A mudança para um ritmo mais lento permitirá que o Comitê avalie melhor o progresso da economia em direção às nossas metas
Powell: É gratificante ver o processo de desinflação já em andamento
Dólar oscila, mas passa a cair a R$ 5,06 após decisão do Fed com alta de juros nos EUA
Powell: A redução da inflação provavelmente exigirá um período de crescimento abaixo da tendência e abrandamento das condições do mercado de trabalho
Powell: A inflação permanece bem acima de nossa meta de longo prazo de 2%
Powell: Continuaremos a tomar nossas decisões reunião a reunião
Powell: Aumentos na taxa dos fundos federais serão adequados para obter uma postura de política monetária suficientemente restritiva para retornar a inflação para 2%
Ibovespa (IBOV) reage mal a início de discurso de Powell

O Ibovespa (IBOV) até se recuperou um pouco da queda desta quarta-feira (1º) depois que o Federal Reserve (Fed) elevou em 0,25% a taxa de juros dos Estados Unidos, em linha com o esperado, mas o início do discurso do presidente do banco central, Jerome Powell, jogou o índice para baixo.

Às 16h35, o Ibovespa caía 2,06%, a 111.098,95 pontos.

Powell: Apesar da inflação elevada, as expectativas de inflação de longo prazo parecem estar bem ancoradas
Powell: Os dados de inflação recebidos nos últimos três meses mostram uma redução bem-vinda no ritmo mensal
Powell: Apesar da desaceleração do crescimento, o mercado de trabalho continua extremamente apertado
Powell: Temos mais trabalho a ser feito
Powell: A economia dos EUA desacelerou significativamente no ano passado, com o PIB real crescendo abaixo de 1%
Powell: Hoje, elevamos os juros em 0,25 pp
Powell: Ao longo do ano passado, tomamos medidas enérgicas para endurecer a postura da política monetária
Powell: Nós entendemos os efeitos da inflação e estamos trabalhando para reduzí-la
Jerome Powell, do Fed, fala em instantes
O que mais Magazine Luiza (MGLU3) pode entregar após salto em janeiro? Ação entra na mira da Órama
MGLU3, Magazine Luiza
Ações do Magazine Luiza lideraram as altas do Ibovespa em janeiro (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

Uma ação está aproveitando a derrocada da Americanas (AMER3). Enquanto os papéis da empresa em recuperação judicial derraparam de R$ 12 para R$ 2 em menos de um mês, o Magazine Luiza (MGLU3) saltou mais de 60% em janeiro, liderando as valorizações do Ibovespa no período.

O mercado entendeu que a empresa de Luiza Trajano será a mais beneficiada com a derrocada da Americanas.

Leia mais.

Rendimento de títulos de 2 anos dos EUA sobe 3,3 pontos-base, aos 4.24%, após alta do Fed
Fed deixa pistas para novos aumentos e mercado vê mais de 80% de chance de outra alta de 0,25 pp em março
Federal Reserve
Fed eleva taxa de juros nos EUA em 0,25 pp na primeira reunião de 2023 e sinaliza nova alta para o próximo encontro, em março (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O Federal Reserve sinalizou que vem mais aumentos por aí. No comunicado que acompanhou a decisão de elevar a taxa de juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto porcentual, o Fed afirmou que os aumentos em curso serão apropriados para retornar a inflação para a faixa de 2% ao longo do tempo.

Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego permaneceu baixa e os rendimentos no trabalho foram robustos nos últimos meses.

Leia mais.

Rendimento de títulos (bonds) de 10 anos dos EUA cai 3,8 pontos-base, aos 3,488%, após anúncio do Fed
AO VIVO: Jerome Powell comenta alta de 0,25 pp e novas altas nos juros; acompanhe

https://www.youtube.com/watch?v=CNxtwxLYCxc

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participa de uma coletiva para comentar sobre o reajuste nos juros americanos.

Leia mais.

Fed Funds: novo aumento de 0,25 pp. é o cenário cravado para 84.2% das apostas
Fed deixa pistas no comunicado de que novos aumentos são necessários; mercado vê 80% de chance de mais 0,25 pp em março
S&P 500 perde 0,7%, aos 4.055,37 pontos ; Nasdaq cede 0,4%, acima dos 11.500,00 pontos
Por que o petróleo cai tanto nesta ‘Super Quarta’ de decisões monetárias?
Petróleo
(Imagem: Pixabay/genephoto365)

Os contratos futuros de petróleo operam em forte queda nesta ‘super quarta’ de decisões monetárias, contagiados pela aversão que atinge praticamente todos os mercados globais de risco.

Às 15h30, o WTI (referência americana) e o Brent (referência internacional) caem, respectivamente, 2,84%, abaixo de US$ 77, e 3,26%, aos US$ 82 por barril.

Leia mais.

Bolsas de NY aprofundam queda, após Fed elevar juros em 0,25 pp.
Federal Reserve alivia aperto e eleva juros em 0,25 pp
Federal Reserve, Fed, juros
Fed já promoveu oito altas seguidas na taxa de juros americana e dá sinais de que pode interromper o ciclo de reajustes. (Imagem: REUTERS/Chris Wattie)

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a meta da taxa de juros de referência do Federal Reserve em 0,25 ponto percentual.

A taxa agora de encontra no intervalo entre 4,50% e 4,75% após a primeira reunião do Fed em 2023.

Leia mais.

São Paulo apoiará cobrança de ICMS no destino
São Paulo
“Vamos apoiar a cobrança do ICMS no destino, mesmo que São Paulo perca (arrecadação) num primeiro momento”, disse Tarcísio (Imagem: Adriano Machado/Reuters)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse nesta quarta-feira que apoiará a proposta de cobrança do ICMS no destino dentro das discussões da reforma tributária.

“Vamos apoiar a cobrança do ICMS no destino, mesmo que São Paulo perca (arrecadação) num primeiro momento”, disse Tarcísio durante apresentação no Credit Suisse Latin America Investment Conference.

Leia mais.

Vale (VALE3) voltará a superar os R$ 100, estima Genial
Vale, ações
A Genial Investimentos atualizou o preço-alvo das ações da Vale para R$ 105 para refletir a reabertura da economia chinesa (Imagem: Bloomberg)

A Genial Investimentos atualizou o preço-alvo das ações da Vale (VALE3) para R$ 105, ante R$ 95 anteriormente, para refletir “mais precisamente” a reabertura da economia chinesa.

Os analistas da corretora avaliam que a mineradora está “bem-posicionada” para colher os frutos da reabertura chinesa, apesar de enfrentar morosidade em licenciamentos ambientais.

Leia mais.

Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 2,717 bi em janeiro
Balança comercial
O saldo da balança comercial do mês passado foi melhor que o observado em janeiro de 2022 (Imagem: Pixabay/distelAPPArath)

O Brasil registrou superávit comercial de 2,717 bilhões de dólares em janeiro, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e serviços nesta quarta-feira, melhor resultado para o mês desde 2006.

O dado veio ligeiramente abaixo da expectativa do mercado, que apontava saldo positivo de 3 bilhões de dólares na balança comercial do primeiro mês do ano, segundo pesquisa Reuters.

Leia mais.

Marcação a mercado completa um mês, revelando queda de 30% das debêntures e impacto da Americanas (AMER3)
Marcação a mercado
Marcação a mercado coloca na palma da mão do investidor o controle do seu patrimônio em renda fixa; entenda as mudanças (Imagem: Reuters/José Manuel Ribeiro)

A nova regra sobre a marcação a mercado em 2023 já completou um mês, com investidores entendendo que a renda fixa não é tão “fixa” assim até que o vencimento do título seja atingido.

Com mais transparência na praça, o investidor pôde notar a derrocada de quase 30% das debêntures neste início de ano.

Leia mais.

Oi (OIBR3): Os tubarões do mercado estão comprando?
Oi (OIBR3;OIBR4)
Oi: Entrada de fundos de investimentos podem estar por trás da disparada das ações (Imagem: Gustavo Gomes/Bloomberg)

Os investidores que acompanham as ações da Oi (OIBR3) estão acostumados com a volatilidade do papel. A qualquer fato relevante ou notícia, a ação subia 10% a 15% e caía mais 20% no outro dia.

Porém, o movimento visto em janeiro chamou a atenção de analistas e até da própria CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que questionou a empresa devido ao aumento do volume de negociação de suas ações.

Leia mais.

Petróleo cai mais de 3% na ‘Super Quarta’ de decisões monetárias
Ambev (ABEV3) rebate acusação da CervBrasil sobre rombo de R$ 30 bilhões
Ambev
Ambev nega acusação da CervBrasil sobre rombo bilionário (Imagem: Rafael Borges/Money Times)

Em resposta às especulações sobre supostas inconsistências contábeis da Ambev (ABEV3), a cervejaria afirma que as acusações da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) “não têm qualquer embasamento”, em nota enviada ao Money Times.

A CervBrasil apontou um possível rombo de R$ 30 bilhões na empresa que tem participação indireta dos bilionários Jorge Lemann, Marcel Telles e Carlos Sicupira, também acionistas de referência da Americanas (AMER3). Tais inconsistências seriam decorrentes de manobras fiscais realizadas pela Ambev na produção de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus.

Leia mais.

MyCap renova 4 ações da carteira mensal de fevereiro; veja no que investir
MyCap
A carteira da MyCap obteve um desempenho melhor que o Ibovespa em janeiro (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Em atualização de carteira recomendada mensal, a MyCap excluiu as ações de Romi (ROMI3), Ecorodovias (ECOR3), SLC Agrícola (SLCE3) e Assaí (ASAI3). No lugar, entraram Iochpe-Maxion (MYPK3), Lojas Renner (LREN3), Hypera (HYPE3) e Localiza (RENT3).

Se mantiveram na seleção as ações do Banco do Brasil (BBAS3), PRIO (PRIO3), Irani (RANI3), WEG (WEGE3), Multiplan (MULT3) e Gerdau (GGBR4).

Leia mais.

Melhor exportar açúcar ao preço atual antes que a realidade da Índia e safra do Brasil batam em Nova York
Cana-de-açúcar
Mesmo que cana indiana seja menor na safra, exportações de açúcar não devem sofrer paralisia (Imagem: REUTERS/Rajendra Jadhav)

Ao menos três coisas precisam ser consideradas em relação às notícias recorrentes sobre a potencial redução da oferta externa de açúcar da Índia.

A proibição do governo em limitar os embarques acaba não sendo cumprida, como ocorreu o ano passado.

Leia mais.

Fundos imobiliários: Os melhores e os piores de janeiro; e como será em fevereiro?
Fundos Imobiliários
Veja os fundos imobiliários que mais e que menos renderam em janeiro; Ifix caiu 1,6% (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 fechou janeiro com desvalorização de 1,6% e dois fundos se destacaram no mês em meio a tombos de mais de 20%.

Tordesilhas EI (TORD11) registrou forte queda de 24,63%, seguido do Versalhes Recebíveis (VSLH11), que derreteu 22,06% no mês.

Leia mais.

Small caps: BTG inclui ação que saltou 140% em 2022 em carteira para fevereiro
Cielo
BTG reiterou visão positiva para Cielo, que teve a maior alta do Ibovespa em 2022 (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O BTG Pactual trocou quatro ações de sua carteira recomendada de small caps na atualização para fevereiro. Os papéis de Mills (MILS3), Sinqia (SQIA3), ABC Brasil (ABCB4) e Grupo Mateus (GMAT3) foram cortados da lista, entrando no lugar Vamos (VAMO3), SmartFit (SMFT3), São Martinho (SMTO3) e Cielo (CIEL3).

Sobre a Cielo, maior alta do Ibovespa em 2022, o time de análise do banco reiterou visão positiva após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022 da companhia.

Leia mais.

Ambev (ABEV3): Entenda o que está por trás do tombo das ações nesta quarta
Ambev JCP
As ações da Ambev perdiam 4,3% após associação afirmar que cervejaria pode estar com um rombo multibilionário (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

As ações da Ambev (ABEV3) perdiam 4,3% nesta quarta-feira (1) e era destaque negativo do dia após associação afirmar que as inconsistências contábeis, vistas do rombo da Americanas (AMER3), podem estar nos balanços da cervejaria também.

A Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) aponta um rombo de R$ 30 bilhões na Ambev, decorrentes de manobras fiscais realizadas pela empresa relacionadas à produção de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus.

Leia mais.

Carteira recomendada: Itaú (ITUB4) e Suzano (SUZB3) deixam a seleção da Mirae em fevereiro; veja o que entra no lugar
Carteira recomendada
Entram na carteira recomendada da Mirae as ações de 3R Petroleum e Iochpe-Maxion (Imagem: Reprodução Linkedin 3R Petroleum)

Em atualização de carteira recomendada mensal, a Mirae excluiu as ações de Itaú (ITUB4) e Suzano (SUZB3). No lugar, foram incluídos os papéis de 3R Petroleum (RRRP3) e Iochpe-Maxion (MYPK3).

Se mantiveram na seleção as ações de Assaí (ASAI3), BB Seguridade (BBSE3), Embraer (EMBR3), Gerdau (GGBR4), JHSF (JHSF3), Multiplan (MULT3), Sabesp (SBSP3) e Vale (VALE3).

Leia mais.

Como a decisão de hoje do Fed deve quebrar o otimismo dos mercados
Fed
Comunicado do Fed deve reforçar compromisso com combate à inflação (Imagem: Facebook/ Federal Reserve/banking.senate)

O Federal Reserve conclui nesta quarta-feira (01) o primeiro encontro monetário de 2023 sob duas certezas e múltiplas dúvidas.

A primeira certeza se refere a uma nova alta na taxa-base de juros dos EUA, dessa vez em uma menor magnitude. Segundo as apostas do Fed Funds, que une as expectativas das instituições depositárias do BC norte-americano, há mais de 99% de chances de que a autoridade monetária anuncie hoje um aumento de 0,25 ponto-percentual (pp.).

Leia mais.

Por que o Ibovespa desaba nesta Super Quarta?
Ibovespa
Para Victor Benndorf, da corretora que leve o seu nome, o Ibovespa faz movimento de realização de lucros após encerrar o mês de janeiro com alta de 3% (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa tem dia de forte queda nesta super quarta-feira (1º) de decisão do Copom, que se reúne para definir os rumos dos juros, e do Fomc, nos Estados Unidos. Em Wall Street:

Os índices de ações de Wall Street abriram em queda nesta quarta-feira, com os investidores aguardando cautelosamente a decisão do Federal Reserve sobre sua taxa de juros mais tarde, enquanto a fabricante de chips Advanced Micro Devices subia após a divulgação de uma perspectiva otimista.

Leia mais.

Gastos com construção nos EUA têm queda inesperada em dezembro
Gastos Construção EUA
Os gastos com construção aumentaram 7,7% na comparação anual em novembro, e saltaram 10,2% em 2022 (Imagem: REUTERS/Mike Blake)

Os gastos com construção nos Estados Unidos caíram inesperadamente em dezembro, conforme o investimento na construção de residências unifamiliares continuou a recuar em meio a taxas de hipoteca mais altas.

O Departamento de Comércio norte-americano disse nesta quarta-feira que os gastos com construção caíram 0,4% em dezembro.

Leia mais.

Safra escala bancão com exposição limitada a ‘risco Americanas’ para carteira de fevereiro; veja as novidades
Banco do Brasil
O Safra escalou o Banco do Brasil para a carteira este mês (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

Em atualização de carteira recomendada para fevereiro, o Banco Safra trouxe as ações do Banco do Brasil (BBSA3), Porto (PSSA3) e 3R Petroleum (RRRP3). Deixaram a seleção os papéis de Itaúsa (ITSA4), BTG Pactual (BPAC11) e Rumo Logística (RAIL3).

O Safra destaca que tem uma boa expectativa sobre o Banco do Brasil em termos de resultado. Na avaliação dos analistas, o BB deve entregar um bom quarto trimestre e deverá divulgar seu guidance para 2023 confirmando o bom momento em termos de resultado para este ano.

Leia mais.

Ibovespa: Ambev (ABEV3) perde 4,3%, Vale (VALE3) recua 2,5%; entenda
Ibovespa, ações,
O Ibovespa tinha queda de 1,5% nesta quarta, aguardando o resultado da primeira Super Quarta do ano (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa tinha queda de 1,5% nesta quarta-feira (1), aguardando o resultado da primeira Super Quarta do ano.

Por volta das 13h, as ações da Vale (VALE3) eram destaque de queda no índice, com perdas de 2,5%, após os resultados de produção da empresa no 4T22.

Leia mais.

Fundos imobiliários pulam como folião no Carnaval e mais: ordem de despejo e dividendos
Fundos Imobiliários
Índice de fundos imobiliários abriu fevereiro volátil, pulando entre os terrenos positivo e negativo (Imagem: Tellus Properties)

O fundo imobiliário Cartesia Recebíveis Imobiliários (CACR11) anunciou o pagamento de dividendos para 8 de fevereiro.

O fundo distribuirá aos cotistas R$ 1,40 por cota. Com isso, acumula um retorno (dividend yield) de 19,53% nos últimos 12 meses.

Leia mais.

Para onde vai o dinheiro que a Petrobras (PETR4) recebeu da Lava Jato?
Petrobras
Petrobras recebeu R$ 132 milhões em acordo da Odebrecht (Imagem: Rio Grande do Sul 07/12/2021)

A Petrobras (PETR3;PETR4) recebeu R$ 132 milhões, na qualidade de vítima-beneficiária do acordo de colaboração premiada firmado entre o Ministério Público Federal e ex-executivo da Odebrecht Rogério Santos de Araújo. O montante deve ser alocado nos investimentos em refino e geração de energia limpa dos próximos anos, diz o analista da Benndorf Júlio Borba.

Outro possível destino para o valor é o fundo de combustíveis anunciado pelo novo presidente da Petrobras. O objetivo do fundo é frear a alta dos preços dos combustíveis nas bombas e reduzir o impacto da volatilidade dos derivados do petróleo, do gás de cozinha e do gás natural para o consumidor final.

Leia mais.

Ibovespa desaba 1,34%, a 111.906 pontos, antes de decisões de bancos centrais
Americanas (AMER3): Enquanto gestores vendem, Morgan Stanley compra ações
Americanas, AMER3
“O Morgan Stanley não objetiva alterar a composição do controle ou estrutura administrativa da companhia”, coloca (Imagem: Bloomberg)

O Morgan Stanley elevou sua participação acionária na Americanas (AMER3) para 5,2%, mostra documento enviado ao mercado na noite da última terça-feira (31).

Segundo o comunicado, a empresa passou a deter 42 milhões de ações e 4,5 milhões de instrumentos financeiros derivativos.

Leia mais.

Vale (VALE3) perde 2,3% após dados de produção; 4T22 da mineradora tem salvação?
Vale, ações
As ações da Vale (VALE3) operam em queda de 2,3%, após dados da produção de minério no 4T22 (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

As ações da Vale (VALE3) operavam em queda de 2,3% nesta quarta-feira (1), por volta das 12h, após anunciar que a produção de minério de ferro atingiu 80,8 milhões de toneladas métricas no quarto trimestre de 2022.

Segundo Fernando Ferrer, analista da Empiricus Research, a Vale apresentou números fracos e abaixo do guidance de produção do ano para o minério de ferro, pelotas, níquel e cobre em termos operacionais. 

Leia mais.

Lula encerra sua fala na Abertura do Ano Judiciário de 2023
StoneX releva quebra do RS e aumenta produção e estoques brasileiros de soja
Soja
Aumento da produção de soja no Brasil, vê StoneX (Imagem: Pixabay/kaosnoff )

A StoneX eleva a perspectiva da safra brasileira de soja para 154,2 milhões toneladas. Na última observação era de um ciclo de 153,79 milhões/t.

Houve corte das projeções do Rio Grande do Sul, em 2 milhões/t, e que alcançará em torno de 19 milhões/t, e mesmo assim a consultoria não apenas elevou as condições gerais da safra 22/23, como também estima um pouco mais de estoques.

Leia mais.

Lula: O que aconteceu nesse país foi resultado na descrença do brasileiro na política
Lula: O poder Executivo está à disposição do STF para o diálogo e construção
Tesouro Direto começa 2023 no vermelho, com a maioria dos títulos penalizada na marcação a mercado
Tesouro Direto
Tesouro Direto sofre na marcação a mercado em janeiro; XP Investimentos mostra como investir na renda fixa em 2023 (Imagem: Fernanda Siebra)

A maioria dos títulos públicos no Tesouro Direto teve desempenho negativo na marcação a mercado em janeiro.

Isso quer dizer que, quem quis ou precisou vender seus títulos públicos antes do vencimento, provavelmente perdeu dinheiro nessa história.

Leia mais.

Lula: O STF é guardião da nossa Constituição e também é guardião da dignidade de cada brasileiro
Lula: Uma democracia para poucos jamais será uma verdadeira democracia
Lula: Nossos reais inimigos são a fome, a desigualdade, o extremismo político e a destruição ambiental
Lula: O povo brasileiro não quer conflito entre as instituições
Lula: Me senti indignado ao visitar essa casa após os atos
Lula: A história há de reconhecer essa página do judiciário brasileiro
Lula: Essa corte atuou para coibir os mais notórios propagadores do ódio
Lula: É nosso dever registrar o papel do STF contra o arbítrio
Lula: Naquele dia [08/01], a violência e o ódio mostraram a face mais absurda
Lula: Naquele momento, não podíamos imaginar a escalada de ataques à democracia em anos recentes
Lula: Em 2010, disse que nossa geração tinha uma nobre missão, deixar um ambiente democrático ainda mais sólido
Wall Street recua antes de decisão do Fed; AMD impulsiona fabricantes de chips
Wall Street, em Nova York
Por volta de 13h12 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,97%, a 33.755,45 pontos (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid

Os índices de ações dos Estados Unidos caíam nesta quarta-feira, antes da decisão do Federal Reserve sobre sua taxa de juros, enquanto uma perspectiva otimista da Advanced Micro Devices estimulava as fabricantes de chips.

Há ampla expectativa de que o banco central dos Estados Unidos elevará sua meta de taxa de juros em 0,25 ponto percentual em sua primeira reunião de política monetária do ano, após rápidos aumentos em 2022 para domar a inflação mais alta em décadas.

Leia mais.

Ação de banco ‘descontada pelo mercado’ ganha lugar em carteira para fevereiro da Órama
Itaú (ITUB4)
Uma das novidades da carteira de ações da Órama é o Itaú (Imagem: Money Times/ Rafael Borges)

A carteira recomendada de ações da Órama ganhou duas novas ações na atualização de janeiro para fevereiro. No lugar de Auren (AURE3) e Aliansce Sonae (ALSO3), a corretora incluiu os papéis de uma elétrica e um bancão.

Novidade na carteira, o Itaú (ITUB4) recebeu peso de 20% e preço-alvo de R$ 32,40. A Órama destaca que a ação sempre operou com prêmio. Porém, o mercado parece ter descontado o ativo pela “ameaça das fintechs“.

Leia mais.

Bom dia, Bitcoin (BTC): Primeiro Fomc do ano pode abalar a criptomoeda
Bitcoin BTC
Bitcoin aguarda primeira decisão do ano do Federal Reserve sobre taxa de juros, em busca de pistas sobre política monetária (Imagem: Pixabay/EivindPedersen)

Enquanto os mercados tradicionais não despertam, o Crypto Times vem dar um bom dia ao Bitcoin. Confira um breve resumo do que pode mexer com o mercado nesta quarta-feira (1).

O Bitcoin (BTC) volta ao patamar de US$ 23 mil hoje e sobe cerca de 0,5% em relação ao dia anterior. Todavia, hoje ocorre a primeira reunião do Federal Reserve do ano para decidir sobre a condução da política monetária nos Estados Unidos.

Leia mais.

Petrobras (PETR4) substitui Americanas (AMER3) em carteira da Terra para fevereiro; veja portfólio completo
Americanas
A ação da Americanas foi colocada em “revisão” pela Terra um dia após o anúncio sobre as inconsistências contábeis (Imagem: Bloomberg)

A Americanas (AMER3) saiu da carteira recomendada mensal da Terra Investimentos, para dar espaço a Petrobras (PETR4).

Além da varejista, a Vivo (VIVT3) também perdeu seu lugar no portfólio, substituída por Iguatemi (IGTI11).

Leia mais.

Acionistas acusam Americanas (AMER3) de fraude, pedem investigação e afastamento de diretores
Americanas
Acionistas da Americanas entram com pedido para investigar crime de uso de informações privilegiadas (Imagem: Bloomberg)

Os acionistas minoritários da Americanas (AMER3) entraram com um pedido para investigar suposto crime de uso de informações privilegiadas para obtenção de lucros e vantagens no mercado financeiro. A acusação é pautada na informação de que executivos e acionistas majoritários da varejista venderam mais de R$ 200 milhões em ações momentos antes do anúncio sobre o rombo contábil de R$ 20 bilhões.

Segundo o documento, o prejuízo apontado pela companhia é “fruto de uma ação orquestrada ao longo de anos e devidamente executada por diversas pessoas, em divisão de tarefas complexas e subordinação típicas de uma organização voltada para realizar e encobrir fraude contábil”.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) firma queda no pregão, aguardando Super Quarta
Criação de vagas no setor privado dos EUA fica abaixo do esperado em janeiro, mostra ADP
Emprego
O emprego privado aumentou em 106 mil postos no mês passado, mostrou o Relatório Nacional de Emprego da ADP nesta quarta-feira (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A criação de vagas no setor privado dos Estados Unidos aumentou bem menos do que o esperado em janeiro, sugerindo algum arrefecimento no mercado de trabalho.

O emprego privado aumentou em 106 mil postos no mês passado, mostrou o Relatório Nacional de Emprego da ADP nesta quarta-feira.

Leia mais.

Ruralistas da FPA votam contra Lula no Senado, mas com ele na Câmara, em teste para futuro da bancada
Brasil
Posse da nova legislatura terá FPA dividida nas eleições das mesas da Câmara e do Senado (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) vai estar dividida na eleição das mesas diretoras da Câmara Federal e do Senado. Na casa dos deputados, vota com Lula. Na dos senadores, contra Lula.

Por mais que o enfrentamento seja mais acirrado para ver quem ficará na presidência do Congresso, entre o atual presidente senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ex-ministro de Bolsonaro Rogério Marinho (PL-RN), não deixa de ser um bom teste para se ver como a bancada ruralista se comportará no futuro.

Leia mais.

Lula participa de sessão solene de abertura do ano do Judiciário; acompanhe ao vivo
Lula
Presidente Lula participa de sessão de abertura do ano judiciário de 2023; acompanhe ao vivo o evento (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na manhã desta quarta-feira (1º) da sessão solene de abertura do ano do Judiciário. Além de Lula, também participam da cerimônia de abertura ministros do governo e diversas outras autoridades dos Três Poderes.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, fala na abertura do evento, que marca o início dos trabalhos da Corte em 2023. À tarde, está prevista a primeira sessão de julgamentos do ano.

Leia mais.

Romi (ROMI3) recua 5% nesta quarta (1), após divulgar resultados do 4T22
Indústria do Brasil inicia 2023 em contração pelo 3º mês, mas ritmo de queda diminui, mostra PMI
Indústria
O levantamento da S&P Global mostrou que o PMI para a indústria subiu a 47,5 em janeiro (Imagem: REUTERS/Eileen T. Meslar)

A atividade industrial do Brasil iniciou 2023 marcando o terceiro mês seguido de contração, mas o ritmo de queda se reduziu, refletindo retrações menores em novas encomendas e na produção, enquanto o desempenho das vendas internacionais se deteriorou mais, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta quarta-feira.

O levantamento da S&P Global mostrou que o PMI para a indústria subiu a 47,5 em janeiro de 44,2 em dezembro, permanecendo abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Leia mais.

Vale (VALE3) abre pregão em queda de 1,7% após dados de produção no 4T22
Compra recorde de títulos pelo BC japonês destaca desafio para controle de rendimento
Banco do Japão ( BOJ)
Alguns analistas, no entanto, veem essas medidas como um esforço paliativo para ganhar tempo até que um novo presidente do banco (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

O Banco do Japão comprou um recorde de 182 bilhões de dólares em títulos do governo em janeiro, mostraram dados nesta quarta-feira, ressaltando sua determinação em defender o limite de rendimento do ataque de investidores que apostam em um aumento da taxa de juros no curto prazo.

A compra destaca a crescente dificuldade que o banco central japonês enfrenta em sustentar sua política de controle de rendimentos, já que a inflação está bem acima de sua meta de 2%.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) opera perto da estabilidade antes da Super Quarta
Ibovespa
O Ibovespa (IBOV) opera perto da estabilidade nesta quarta-feira (1), primeira Super Quarta do ano (Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) opera perto da estabilidade queda nesta quarta-feira (1), primeira Super Quarta do ano, depois de fechar em alta de 1% no último pregão. Por volta das 10h07, o índice tinha perda de 0,09%, aos 113.333 pontos.

Com um desempenho positivo de 3,4% no acumulado de janeiro, o Ibovespa tenta performar bem no segundo mês do ano, mas o tom dos mercados ainda vai depender dos bancos centrais.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) abre em leve queda de 0,02% nesta Super Quarta, aos 113.409 pontos
Estrangeiro aloca mais R$ 1 bi em um único dia na B3 e superávit parcial em janeiro supera R$ 10 bilhões
B3 B3SA3
Investidor estrangeiro mantém apetite voraz por ações brasileiras e aloca cerca de R$ 1 bilhão na B3 na sexta-feira passada (27), elevando saldo positivo no mês (Imagem: Shutterstock)

Os investidores estrangeiros continuam com um apetite voraz pelas ações brasileiras, com compras ao ritmo próximo de R$ 1 bilhão por dia. Os gringos alocaram R$ 976,07 milhões no mercado secundário (ações já listadas) na B3 na última sexta-feira (dia 27). 

Ainda assim, o Ibovespa teve um dia ruim ao final da semana passada e fechou em queda de 1,63%, sob impacto da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE3). Porém, foi o quinto dia seguido de entrada de recursos externos na bolsa brasileira, conforme o gráfico, abaixo:

Leia mais.

Preços ao produtor caem em dezembro pelo 5º mês seguido e fecham 2022 com alta de 3,13%
Petróleo
“Esse resultado consolida a trajetória deflacionária da indústria iniciada no segundo semestre, que pode ser associada, em grande medida, aos preços em baixa das commodities no mercado internacional”, explicou Felipe Câmara, gerente do IPP (Imagem: REUTERS/Chen Aizhu/Arquivo)

Os preços ao produtor no Brasil recuaram 1,29% em dezembro, registrando taxa negativa pelo quinto mês seguido e encerrando 2022 com alta acumulada de 3,13%.

Em novembro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia caído 0,52%.

Leia mais.

Título público no Tesouro Direto cai 6,5% em janeiro e perde feio para o Ibovespa
Tesouro Direto hoje: Taxas sobem nesta Super Quarta, com prefixados rendendo até 13,13% ao ano

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos de renda fixa disponíveis para compra e venda no Tesouro Direto que eram oferecidos por volta das 9h40 nesta quarta-feira (1º):

Título Rentabilidade anual Investimento mínimo Preço Unitário Vencimento
TESOURO PREFIXADO 2026 12,88% R$ 35,14 R$ 702,99 01/01/2026
TESOURO PREFIXADO 2029 13,13% R$ 33,86 R$ 483,83 01/01/2029
TESOURO PREFIXADO com juros semestrais 2033 13,06% R$ 33,98 R$ 849,72 01/01/2033
Título Rentabilidade anual Investimento mínimo Preço Unitário Vencimento
TESOURO SELIC 2026 SELIC + 0,0989% R$ 127,38 R$ 12.738,79 01/03/2026
TESOURO SELIC 2029 SELIC + 0,1780% R$ 126,40 R$ 12.640,82 01/03/2029
Título Rentabilidade anual Investimento mínimo Preço Unitário Vencimento
TESOURO IPCA+ 2029 IPCA + 6,23% R$ 55,15 R$ 2.757,88 15/05/2029
TESOURO IPCA+ 2035 IPCA + 6,42% R$ 37,58 R$ 1.879,39 15/05/2035
TESOURO IPCA+ 2045 IPCA + 6,49% R$ 39,83 R$ 995,85 15/05/2045
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2032 IPCA + 6,28% R$ 40,61 R$ 4.061,68 15/08/2032
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2040 IPCA + 6,42% R$ 39,70 R$ 3.970,37 15/08/2040
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2055 IPCA + 6,43% R$ 38,56 R$ 3.856,71 15/05/2055
Título Rentabilidade anual Investimento mínimo Preço Unitário Vencimento
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2030 IPCA + 6,43% R$ 30,00 R$ 1.500,03 15/12/2049
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2035 IPCA + 6,48% R$ 32,68 R$ 1.089,40 15/12/2054
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2040 IPCA + 6,48% R$ 31,86 R$ 796,66 15/12/2059
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2045 IPCA + 6,48% R$ 34,95 R$ 582,65 15/12/2064
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2050 IPCA + 6,47% R$ 34,20 R$ 427,50 15/12/2069
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2055 IPCA + 6,46% R$ 31,39 R$ 313,93 15/12/2074
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2060 IPCA + 6,46% R$ 32,16 R$ 229,78 15/12/2079
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2065 IPCA + 6,46% R$ 30,27 R$ 168,20 15/12/2084
Day Trade: Comece fevereiro vendendo Gol (GOLL4), Marfrig (MRFG3) e mais 6 ações e busque até 3,53% hoje
ações Bolsa de Valores B3 day trade ibovespa
(Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

O PagBank, o BTG Pactual e a Ágora indicaram a compra de Cemig (CMIG4) e outras ações para esta quarta-feira (1). Já os papéis de Gol (GOLL4) e de mais sete empresas figuram a lista de vendas. Confira:

PagBank
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
PetroReconcavo RECV3 31,39 31,03 1,15% 30,52 2,77% 31,73
Desktop DESK3 8,79 8,66 1,48% 8,48 3,53% 8,92

 

Leia mais.

Dólar tem leve queda frente ao real antes de decisões de política monetária
Dólar
Às 9:58 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,13%, a 5,0697 reais na venda (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

O dólar tinha leve queda frente ao real nesta quarta-feira, iniciando fevereiro com viés negativo mesmo depois de já ter recuado acentuadamente no mês anterior, com investidores aguardando as decisões de política monetária dos bancos centrais de Estados Unidos e Brasil.

Às 9:58 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,13%, a 5,0697 reais na venda.

Leia mais.

Dólar recua e beira os R$ 5 e Ibovespa futuro busca fôlego no 1º pregão de fevereiro
B3 Ibovespa 56
Ibovespa futuro e dólar recuam na abertura desta quarta-feira (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa futuro abriu esta quarta-feira (1) em queda de 0,06%, cotado aos 113.910 pontos. Com poucos minutos de pregão, o índice buscava fôlego e subia 0,04%. Na véspera, o índice futuro fechou com valorização de 0,82% valendo 113.975 pontos.

Hoje, o mercado acompanha as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) quanto às taxas de juros do Brasil e dos EUA. Do lado político, o Congresso empossa 513 deputados e 27 senadores.

Leia mais.

Day Trade: PRIO (PRIO3), Cemig (CMIG4) e mais 7 ações para comprar hoje e buscar até 3,94%
day trade ibovespa ações mercados
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O PagBank, o BTG Pactual e a Ágora divulgaram suas recomendações de investimento para esta quarta-feira (1). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

As ações indicadas

PagBank
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
GPA PCAR3 20,82 21,17 1,68% 21,49 3,22% 20,49
Blau Farmacêutica BLAU3 29,22 29,78 1,92% 30,37 3,94% 28,67
Hermes Pardini PARD3 20,78 20,99 1,01% 21,27 2,36% 20,58

 

Leia mais.

Dólar abaixo de R$ 5 é realidade? 4 pontos que podem fazer a moeda romper marca
Dólar
Dólar fechou janeiro no patamar de R$ 5,07 e forte desvalorização com a entrada de investidor estrangeiro na B3. Mas vai chegar a R$ 5,00? (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O dólar à vista exibiu um desempenho negativo em relação ao real em janeiro, levando a moeda a encerrar o primeiro mês de 2023 com a maior queda desde outubro do ano passado. À época, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva ganhou a terceira eleição para presidente da República.

Diante da desvalorização perto de 3,8% no mês passado, analistas comentam que os “ventos foram favoráveis” para mercados de países emergentes, enfraquecendo o dólar ante essas moedas. Tanto favoreceu que houve uma entrada de fluxo estrangeiro de quase R$ 11 bilhões no mercado secundário da Bolsa brasileira, até 27 de janeiro, segundo dados da B3.

Leia mais.

Inflação da Zona do Euro cai mais do que o esperado em janeiro, mas núcleo mantém pressão
Zona do Euro
O BCE vai se reunir na quinta-feira e deve aumentar os juros em 0,5 ponto percentual, para 2,5%, e a maior questão é quanto mais de aperto irá sinalizar (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

A inflação da Zona do Euro diminuiu pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, mas o alívio pode ser limitado uma vez que o aumento do núcleo do índice de preços se manteve estável e já foram levantadas preocupações sobre a confiabilidade dos números.

A inflação anual no bloco monetário de 20 nações caiu para 8,5% no mês passado, de 9,2% em dezembro, segundos dados da agência de estatísticas da União Europeia nesta quarta-feira.

Leia mais.

PETR4, VALE3 e outras ações do BB Investimentos para lucrar no mês
carteira, ações, ibovespa
A carteira de ações teve um desempenho positivo de 3,2% em janeiro (Imagem: Adobe Stock)

A carteira de ações do BB Investimentos sofreu duas mudanças para superar o Ibovespa no mês de fevereiro.

Os papéis da SLC Agrícola (SLCE3) e da Taesa (TAEE1) foram incluídos na seleção de ações do banco para as próximas semanas. Já o BTG Pactual (BPAC11) e a Minerva (BEEF3) foram retirados do portfólio.

Leia mais.

Super Quarta chega com Selic em 13,75% e juros nos EUA podendo subir 0,25 pp: Veja o que movimenta a quarta-feira (01)
Banco Central regulação criptomoedas
Copom deve manter taxa Selic em 13,75%, enquanto Federal Reserve pede elevar juros em 0,25 ponto percentual. (Imagem: Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia, após o fechamento do mercado local, a primeira decisão do ano sobre a Selic e não se espera nenhuma surpresa. A expectativa do mercado é de que o Banco Central mantenha a taxa de juros em 13,75%.

“Apesar de um arrefecimento nos níveis de inflação, o risco com os gastos públicos segue no radar enquanto o governo não sinaliza nenhum esforço efetivo com o compromisso fiscal”, destaca Caio Canez de Castro, sócio da GT Capital.

Leia mais.

Soja (estável): mercado entre chegada do ápice da colheita no BR e o câmbio pouco animador
Colheita de soja
Trabalhos de campo da colheita da soja podem ganhar mais ritmo (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker PW)

Com os mais de 2,75 centavos de dólar ontem, mais a forte disparada de quase 26 c/US$ na segunda, a soja tentava trilhar algum nível de ajuste nesta quarta (1), mais cedo. Agora (8h24, Brasília), está estável, em torno dos US$ 15,35 (para março).

Na sessão anterior de Chicago houve tentativa de realização de lucros, mas os vencimentos mais curtos resistiram, circularam dos dois lados da tabela, e fecharam no positivo.

Leia mais.

Carvão metalúrgico cai na bolsa de Dalian com traders de olho na oferta australiana
Carvão
A China está retomando gradualmente as importações australianas de carvão (Imagem: REUTERS/Daniel Munoz)

Os contratos futuros de carvão metalúrgico na China ampliaram as perdas nesta quarta-feira e atingiram o nível mais baixo em quatro semanas, com os traders de olho em um lote de carregamentos de carvão australiano que deve chegar em breve à China, maior produtora mundial de aço.

O aumento dos estoques de aço da China também pesou no sentimento geral do mercado, disseram analistas.

Leia mais.

Ibovespa hoje: Em fevereiro, tem a primeira Super Quarta do ano
Ibovespa inicia fevereiro atento à primeira Super Quarta do ano, quando os bancos centrais dos EUA (Fed) e do Brasil (Copom) reúnem-se (Arte: Money Times)

O Ibovespa (IBOV) inicia fevereiro em grande estilo. Depois de subir 3,4% em janeiro, o principal índice acionário da bolsa brasileira tenta manter o ânimo em pleno mês de carnaval. Da mesma forma, o dólar pode vencer a resistência dos R$ 5,00, após cair quase 4% desde o início do ano.

Mas tudo vai depender do tom dos bancos centrais. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve e o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC brasileiro realizam hoje a primeira Super Quarta de 2023. Outras cinco ainda estão previstas ao longo deste ano.

Leia mais.

Dados de produção da VALE3 e demissões na AMER3; veja os destaques
Vale, VALE3, empresas, ações
A produção da Vale no 4T22 e o início das demissões da equipe da Americanas estão entre os destaques corporativos (Imagem: Bloomberg)

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) no quarto trimestre de 2022 e o início das demissões da equipe da Americanas (AMER3) estão entre os destaques corporativos desta quarta-feira (1).

Ao longo da semana, o mercado ainda irá digerir os resultados operacionais das companhias no quarto trimestre de 2022 (4T22), com o balanço do Santander (SANB11) agendado para a próxima quinta (2), antes da abertura do mercado.

Leia mais.

Quanto está pagando a renda fixa é destaque nos jornais nesta quarta-feira (1º)
Renda fixa
Leia as principais notícias dos jornais e já comece o dia bem informado. Veja o quanto a renda fixa está pagando agora. (Imagem: Unsplash/@romankraft)

Veja as principais manchetes dos jornais nesta quarta-feira (1º), com destaque para o quanto as aplicações de renda fixa estão pagando com a taxa Selic estacionada em 13,75% ao ano:

Política

Congresso
Deputados federais tomarão posse em sessão às 10 horas. (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Congresso Nacional empossa hoje 513 deputados e 27 senadores – Os 513 deputados e 27 senadores eleitos em outubro de 2022 serão empossados nesta quarta-feira (1º), em Brasília. Após a posse, serão eleitas as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – Money Times

Leia mais.

Pior momento para a indústria da Zona do Euro deve ter acabado, aponta PMI
Zona do Euro
Um índice que mede a produção registrou 48,9, seu maior patamar desde junho e uma melhora em relação aos 47,8 de dezembro (Imagem: REUTERS/Hannibal Hanschke/Files)

A retração da atividade industrial na zona do euro perdeu força novamente no mês passado, sugerindo que o pior pode ter acabado, de acordo com uma pesquisa que mostrou que as pressões sobre os preços diminuíram e que a queda na demanda se moderou, levando a um aumento do otimismo.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da S&P Global para a indústria subiu para uma máxima de cinco meses de 48,8 em janeiro, em relação aos 47,8 de dezembro, em linha com uma leitura preliminar mas ainda abaixo da marca de 50 que separa o crescimento da contração.

Leia mais.

Ações da China avançam com dados positivos e expectativas sobre juros
Ásia
Os mercados acionários da Ásia se estabilizaram, com sinais de uma desaceleração dos salários nos Estados Unidos (Imagem: REUTERS/Issei Kato)

As ações da China subiram no primeiro dia de fevereiro, enquanto o mercado de Hong Kong se recuperou após dois dias de quedas, uma vez que a atividade manufatureira do país mostrava melhora e antes da decisão de juros do Federal Reserve.

O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta 0,94%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,9%. O índice Hang Seng de Hong Kong teve avanço de 1,05% no dia.

Leia mais.

Atividade industrial da China contrai em janeiro a um ritmo mais lento, mostra PMI do Caixin
Atividade industrial
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/S&P Global para a indústria da China atingiu 49,2 em janeiro, contra 49,0 em dezembro (Imagem: REUTERS/Aly Song/File Photo)

A atividade industrial da China encolheu mais lentamente em janeiro do que no mês anterior, graças ao fim da política de Covid zero do país, embora as infecções entre os trabalhadores ainda dificultassem a produção, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quarta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/S&P Global para a indústria da China atingiu 49,2 em janeiro, contra 49,0 em dezembro, mas abaixo da expectativa em uma pesquisa da Reuters de 49,5.

Leia mais.

Congresso empossa hoje 513 deputados e 27 senadores
Congresso
A mesa diretora é composta pela presidência (presidente e dois vices-presidentes) e secretaria – formada por quatro secretários e quatro suplentes (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Os 513 deputados e 27 senadores eleitos em outubro de 2022  serão empossados nesta quarta-feira (1º), em Brasília. Após a posse, serão eleitas as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. 

A mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos de cada uma das casas. Entre suas atribuições, está a promulgação de emendas à Constituição pelas mesas de Câmara e Senado.

Leia mais.

Mercados globais pagam para ver o que será nesta Super Quarta
Fed
Mercados globais esperam que taxa de juros nos EUA suba em 0,25 ponto percentual pelo Federal Reserve. (Imagem: REUTERS/Joshua Roberts/File Photo)

Os mercados globais abrem o primeiro pregão de fevereiro nesta quarta-feira (1º), com as atenções voltadas para a decisão sobre aumento de juros nos Estados Unidos pelo Federal Reserve. O evento é conhecido por Super Quarta, já que outros bancos centrais também se reúnem.

Os índices futuros de ações em Wall Street começam o mês de marcha ré, após experimentarem um forte rali de alta em janeiro. O S&P 500 teve seu melhor resultado desde 2019, enquanto que o Nasdaq bateu no mês seu recorde em 22 anos.

Leia mais.

Dividendos: BBSE3, ITUB4 e outras ações para fevereiro, segundo PagBank
Dividendos, ações
A carteira de dividendos do PagBank teve um desempenho positivo de 5,7% e conseguiu superar o IDIV (Imagem: Pixabay/@alexsander)

O PagBank realizou apenas uma mudança na sua carteira recomendada de dividendos para o mês de fevereiro.

A Equatorial (EQTL3) entrou no lugar da Alupar (ALUP3) como um ativo com grande potencial para pagar bons proventos nas próximas semanas.

Leia mais.

Apoio aos yanomami e Pacote da Democracia marcam 1º mês do governo
Lula
Já no seu primeiro dia como presidente, em 1º de janeiro, Lula assinou 52 decretos e quatro medidas provisórias (MPs) e revogou atos do ex-presidente Jair Bolsonaro (Imagem: REUTERS/Mariana Greif)

Após um mês no poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já avançou no cumprimento de promessas de campanha e em ações importantes em diversas áreas.

Já no seu primeiro dia como presidente, em 1º de janeiro, Lula assinou 52 decretos e quatro medidas provisórias (MPs) e revogou atos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais.

ADRs da Petrobras recuam 0,34% no pré-mercado em NY; da Vale têm queda de 0,43%
Minério de ferro (maio) fecha em leve baixa de 0,29% em Dalian (China), a 870,50 yuans a tonelada métrica
Petróleo WTI oscila com +0,01%, a US$ 78,86 o barril; Brent recua 0,14%, a US$ 85,33
Índice DXY cai 0,12%, aos 101.97 pontos; euro sobe 0,19%, a US$ 1,0885
Bolsas da Ásia fecham em alta: Hong Kong lidera os ganhos com +1,05%; Xangai sobe 0,90%
Fed Funds mostram 99,3% de chance de aumento de 0,25 pp na taxa de juros dos EUA hoje
Índice pan-europeu Stoxx 600 avança 0,23%, aos 454.25 pontos; DAX alemão oscila com -0,06%
NY/Futuros: Dow Jones cai 0,43%; S&P 500 recua 0,37% e Nasdaq cede 0,25%, em dia de decisão do Fed
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar