Tempo Real

Tempo Real: Ibovespa (IBOV) crava alta, seguindo exterior; privatização da Sabesp (SBSP3) é aprovada

07 dez 2023, 7:42 - atualizado em 07 dez 2023, 19:45
Ibovespa
Acompanhe o Ibovespa e os mercados em Tempo Real. (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

RESUMO: Ibovespa (IBOV) engatou uma recuperação nesta quinta-feira (7). Aproveitando o desempenho dos mercados em Wall Street, que fecharam no azul, o índice de referência na Bolsa brasileira avançou 0,31%, a 126.009,57 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da expectativa do payroll, que pode corroborar com os números recentes do mercado de trabalho dos EUA quanto a uma desaceleração na criação de vagas dentro da economia, os contratos futuros de juros apresentaram certa estabilidade no Brasil, seguindo os rendimentos dos Treasuries de 10 anos.

Na véspera, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou, por 62 votos a favor, e 01 contra, o texto-base a privatização da Sabesp (SBSP3), empresa de saneamento de São Paulo.

Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real

BRF (BRFS3): Vai recomprar até 14 milhões ações
BRF
Atuarão como coordenadores XP, Bradesco BBI e Itaú BBA (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A BRF (BRFS3) aprovou programa para recomprar 14 milhões de ações, mostra documento enviado ao mercado nesta quinta-feira (7).

Segundo o documento, as ações adquiridas terão por objetivo o
cumprimento e execução das obrigações e compromissos assumidos pela companhia no âmbito do plano de outorga de opção de compra de ações, aprovado na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de 08 de abril de 2015.

Leia mais.

Taesa (TAEE11) quer incorporar três empresas; veja detalhes
Taesa
A Taesa explica que as empresas atuam no mesmo ramo da companhia (Imagem: Facebook/Taesa)

A Taesa (TAEE11) vai propor a incorporação das suas controladas Sant’Ana, Ate III e Saíra, mostra fato relevante enviado ao mercado nesta quinta-feira (7).

Segundo o documento, a incorporação potencializará sinergias que permitirão que às concessões detidas pelas incorporadas se beneficiem da simplificação da estrutura societária e redução de despesas operacionais e administrativas.

Leia mais.

‘Repaginada’ do Itaú (ITUB4) gera comparações com Inter (INBR32); fintech alfineta nas redes
itaú-itub4
Novo logo do Itaú (Imagem: Reprodução)

O Itaú (ITUB4), em comemoração ao seu aniversário de 100 anos, anunciou a mudança de marca que levou a um novo logo da companhia.

De acordo com o banco, o lançamento de “uma nova expressão de marca e um novo conceito institucional, o Feito de Futuro, […] convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade”.

Leia mais.

B3 (B3SA3) faz agrado para aumentar retorno aos acionistas; veja
Ibovespa
O prazo máximo para aquisição de ações da companhia será de 365 dias corridos (Imagem: Divulgação/B3)

A B3 (B3SA3) aprovou programa para recomprar até 230 milhões de ações, mostra fato relevante enviado ao mercado nesta quinta-feira (7).

Segundo o documento, o objetivo da operação será a administração da estrutura de capital da companhia, combinando recompras de ações e distribuições de proventos para retornar capital aos acionistas.

Leia mais.

Fundos imobiliários de logística puxam índice para baixo; FII será liquidado na próxima semana
fundos imobiliários fiis ifix imóveis
Índice de fundos imobiliários voltou a cair e a ficar distante dos 3.200 pontos; FII anuncia liquidação (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Os fundos imobiliários de logística derrubaram o índice referência do setor (Ifix) da B3 no pregão desta quinta-feira (07).

Com isso, o Ifix voltou a ficar distante da marca dos 3.200 pontos, perdida no começo de outubro, e que ensaiou alcançar nesta semana.

Leia mais.

Onde lucrar em dezembro? 27 analistas selecionam as melhores ações para encerrar 2023 no azul; lista traz surpresas
Ibovespa-Ações-Mercados
Cenário externo empurrou Ibovespa em novembro; o que esperar (e onde investir) em dezembro? (Imagem: B3/Divulgação)

Se em outubro o desempenho do Ibovespa fez estragos na carteira de muitos investidores, novembro trouxe bons motivos para continuar acreditando na renda variável. O índice valorizou nada menos que 12,5%, o melhor desempenho desde novembro, auge da pandemia. Se desconsiderarmos esse ano atípico, a alta só perde para março de 2016, quando avançou 17%. Em dólar, a bolsa foi ainda melhor: 15,3%.

E o motivo, novamente, foi o cenário lá fora. Dados de emprego e inflação nos EUA reforçaram a visão de que o dragão inflacionário, talvez, esteja devidamente acorrentado. E não só: os mercados veem um possível corte dos juros. Com isso, o retorno dos títulos públicos americanos recuaram de 5% em meados de outubro para abaixo dos 4,5% em novembro.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) vive dia de ‘respiro’, mesmo sem apoio de Petrobras (PETR4); para onde vai o índice?
ibovespa-ibov-b3-mercados-acoes
Ibovespa tem dia positivo, seguindo Wall Street (Imagem: Divulgação/B3)

O Ibovespa (IBOV) engatou uma recuperação nesta quinta-feira (7). Aproveitando o desempenho dos mercados em Wall Street, que fecharam no azul, o índice de referência na Bolsa brasileira avançou 0,31%, a 126.009,57 pontos.

As ações da Vale (VALE3) serviram de apoio para o Ibovespa, mas não lançaram o índice bem para cima, mesmo com o avanço do minério de ferro.

Leia mais.

Fundos imobiliários: Por que o Santander elevou aposta em galpões logísticos; veja favoritos para dezembro
fundos imobiliários fiis imóveis carteira recomendada
Carteira do Santander tem desempenho abaixo do índice de fundos imobiliários, mas segue pagando rendimentos (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Ainda faltam alguns dias para o fim de 2023, mas ainda dá tempo de calibrar os investimentos e rever as apostas no ano, como em fundos imobiliários.

Apesar do índice referência do setor (Ifix) na B3 voltar a exibir altas, a carteira recomendada do Santander não teve mudanças. Porém, a instituição financeira fez ajustes nas alocações de alguns FIIs.

Leia mais.

Milho, soja e trigo sobem em Chicago à espera de USDA e apetite da China, apesar de corte da Conab
milho china
Os dados de exportações semanais dos Estados Unidos vieram em linhas com as expectativas de mercado para soja e milho (Imagem: Pixabay)

Os contratos do milho, soja trigo avançaram na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira (7), de olho no novo relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) a ser divulgado amanhã (8).

Vale lembra que a Conab cortou hoje a produção do Brasil na safra 2023/2024, com redução dos grãos pelo El Niño.

Leia mais.

Ifix fecha em queda de 0,39%, aos 3.178 pontos (dados preliminares)
Ibovespa (IBOV) fecha em alta de 0,14%, a 125.803,14 pontos, segundo dados preliminares
Vale (VALE3): ‘Melhor pagadora de dividendos’ da B3 pode perder o posto; veja o que comprar em dezembro, segundo 22 analistas
Vale (VALE3)
Vale lidera, mais uma vez, o ranking de carteiras recomendadas de dividendos para dezembro (Imagem: Reuters/Washington Alves)

A Vale (VALE3) foi eleita a ação favorita dos analistas para o mês de dezembro no quesito de dividendos, de acordo com levantamento do Money Times. O papel recebeu 15 indicações, entre as carteiras de 22 bancos, corretoras e casas de análise.

De acordo com o Safra, é esperada uma melhora gradual do mercado imobiliário da China com estímulos do governo, o que pode dar suporte para os preços do minério de ferro. Com isso, a mineradora deve continuar a gerar um fluxo de caixa sólido e manter níveis atrativos de remuneração aos acionistas.

Leia mais.

10 fundos imobiliários para investir e bater o Ifix antes do ano acabar; veja os favoritos da Mirae
Fundos Imobiliários, Ifix, FIIs, Carteira Recomendada
Mirae Asset indica 10 fundos imobiliários para investir e bater o Ifix em dezembro (Imagem: Leung Cho Pan/Canva)

A Mirae Asset não promoveu nenhuma mudança na carteira recomendada de fundos imobiliários para dezembro.

Contudo, os analistas comentam que novembro “foi o melhor mês para as Bolsas de valores no mundo dos últimos tempos”, visto que, pela alta, o índice Ibovespa refletiu a forte entrada de fluxo de investidores estrangeiros, encerramento da safra local de resultados corporativos do terceiro trimestre de 2023.

Leia mais.

IBGE: Abate de animais cresce no 3º trimestre, com recorde para bovinos e suínos
abate ibge
O número de frangos abatidos, segundo o IBGE chegou a 1,58 bilhão, o que equivale a um aumento de 3,2% no ano e de 1,4% no trimestre.(Foto: IBGE)

No terceiro trimestre de 2023, o abate de bovinos cresceu 12,2% em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 8,93 milhões de cabeças.

Esse é o maior número desde o início da série histórica da Estatística da Produção Pecuária, em 1997.

Leia mais.

Small cap que pode saltar 50% e render 10% em dividendos é campeã para dezembro; veja o ranking de 15 analistas
Small cap
A small cap mais recomendada para dezembro é a Santos Brasil, conforme mostra levantamento do Money Times (Imagem: Pexels)

A Santos Brasil (STBP3) é a small cap mais recomendada para o mês de dezembro, conforme mostra o levantamento do Money Times.

Analistas da Ágora Investimentos destacam que a recomendação de compra para STBP3 é baseada na capacidade da empresa em aumentar o poder de precificação junto aos seus clientes. Além disso, a ação está sendo negociada a uma “atrativa taxa interna de retorno alavancada, superior a 14%”.

Leia mais.

Conab corta produção do Brasil na safra 2023/2024, com redução para soja, trigo e milho pelo El Niño
el niño milho
Apesar dos impactos causados pelo El Niño, o arroz tem previsão de alta na safra 2023/2024 de 7,5%; confira  (Imagem: Christiano Antonucci/Secom-MT)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) cortou a previsão para 312,3 milhões de tonelada na safra 2023/2024 do Brasil, queda de 2,4% na comparação com o ciclo anterior.

A queda na estimativa de produção neste ciclo é explicada pela baixa ocorrência de chuvas e as altas temperaturas registradas nos estados do Centro-Oeste. No Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, se deu pelo excesso das precipitações, em função do El Niño.

Leia mais.

Taurus (TASA4): Mercado indiano já tem 12 milhões de clientes potenciais, diz CFO
O CFO da Taurus, Sergio Sgrillo
Em entrevista ao Money Times, Sergio Sgrillo Filho, CFO da Taurus, explicou detalhes sobre a nova empreitada da empresa, que começa a operar na Índia a partir do mês que vem (divulgação/Taurus)

A nova empreitada da Taurus (TASA4) na Índia promete oferecer um amplo mercado de consumidores à fabricante gaúcha, mesmo em um país que tem muitas restrições no acesso às armas a civis, segundo Sergio Sgrillo Filho, CFO (Chief Financial Officer) da companhia.

Ele diz que, atualmente, a Índia tem 12 milhões de civis autorizados a comprar armas, 11 milhões a mais que o Brasil.

Leia mais.

Sabesp (SBSP3) pode destravar valorização de até 200% após privatização; veja o que dizem 3 analistas
sabesp
Espaço para valorização da Sabesp virá após efetivação da privatização (Imagem: Reprodução/Sabesp)

Embora a aprovação da privatização da Sabesp (SBSP3) seja importante e positiva, o verdadeiro potencial de valorização a ser destravado vem da materialização da desestatização, avaliam analistas do mercado.

As ações da empresa de saneamento da São Paulo, inclusive, recuavam 1,87%, a R$ 67,70, por volta das 15h35 do pregão desta quinta-feira (7). A aprovação era amplamente esperada pelo mercado, dado que a precificação dessa notícia ocorre há meses.

Leia mais.

Mais R$ 10 bi para a meta de Haddad: Precatórios devem elevar arrecadação da Fazenda; entenda
precatórios
Precatórios podem render R$ 10 bilhões para os cofres públicos (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode conseguir mais R$ 10 bilhões em arrecadação com precatórios, ponto positivo para a meta de zerar o déficit fiscal em 2024, ainda que se trate de uma recolhimento extraordinário.

A pasta estima que a arrecadação deve ocorrer após a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) a quitar R$ 95 bilhões em precatórios ainda neste ano e melhor: por meio de crédito extraordinário.

Leia mais.

Salário mínimo 2024: Qual será o valor após reajuste?
dinheiro salário mínimo 2024
Salário mínimo: No dia 1º de maio, o presidente Lula assinou uma Medida Provisória para aumentar o mínimo de R$ 1.302 para os atuais R$ 1.320. (Imagem: Reuters/Bruno Domingos)

Com a virada do ano, o governo já começa a se preparar para o reajuste do salário mínimo. De acordo com o previsto no Orçamento de 2024, o valor do salário mínimo para o ano que vem será de R$ 1.421. Trata-se de uma alta de R$101, ou 7,7%, em relação ao valor vigente.

Atualmente, o salário mínimo está no patamar de R$ 1.320. No entanto, vale lembrar que o governo reajustou o montante no meio do ano.

Leia mais.

Gol (GOLL4), Azul (AZUL4) e Latam: Você vai mesmo pagar mais barato na passagem? Entenda
Gol
Gol, Azul e Latam discutem com o governo propostas para redução de passagens. (Imagem: Pixabay/blende12 )

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, discute desde novembro passagens aéreas mais acessíveis com as companhias aéreas. Participam das discussões Gol (GOLL4), Azul (AZUL4), Latam e Voe Pass.

Separadamente, cada companhia está preparando uma proposta para que haja a redução do preço das passagens aéreas.

Leia mais.

Bancos pedem abertura de processo punitivo contra Mercado Pago, Stone, PagSeguro e PicPay; entenda
bancos
Federação Brasileira de Bancos entra com representações contra empresas de maquininhas independentes (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que entrou ontem (6) com duas representações no Banco Central, de investigação e de punição das empresas de maquininhas independentes Stone, Mercado Pago e PagSeguro e da carteira digital PicPay.

Conforme comunicado da Federação, as denúncias apontam práticas de eventuais operações irregulares e fictícias, por meio das quais essas empresas estariam cobrando juros dos consumidores.

Leia mais.

Kwid x Mobi: Veja qual carro popular é o preferido dos brasileiros e os preços
carro carros populares fiat renault
Veículos emplacados: O número de carros novos vendidos no Brasil soma 1,5 milhão entre janeiro e novembro deste ano. (Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

Segundo dados da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), o número de carros novos vendidos no Brasil soma 1,5 milhão entre janeiro e novembro deste ano.

Destes, 66.033 são do Mobi, o modelo de entrada da Fiat, e o carro popular mais comprado pelos brasileiros. O veículo tem preço inicial de R$ 69.990.

Leia mais.

A ‘chave’ da SLC Agrícola (SLCE3) para driblar o El Niño nas lavouras
slc agrícola el niño
Estratégia da SLC Agrícola permite que a empresa sofra com menores impactos climáticos e possa contar com maior previsibilidade (Imagem: YouTube/SLC Agrícola)

O Money Times conversou nesta semana com Ivo Brum, diretor financeiro e de relações com investidores da SLC Agricola (SLCE3), que falou sobre impactos do El Niño e possíveis novos cortes para a safra 2023/2024.

A companhia descontinuou 16 mil hectares de soja, inicialmente projetada para plantio de soja e algodão, para apenas algodão.

Leia mais.

Itaú (ITUB4) apresenta novo logo após 50 anos; confira
Itaú
Nova logomarca do Itaú (à direita). (Imagem: Reprodução)

O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou seu novo logo e slogan, em comemoração dos 100 anos da instituição financeira, após 50 anos mantendo o tradicional azul e amarelo.

“Com o objetivo de fortalecer seu papel na vida e na história de cada cliente, investidor e colaborador, o banco abre as celebrações pelo seu aniversário de 100 anos com o lançamento de uma nova expressão de marca e um novo conceito institucional, o Feito de Futuro, que, a partir de hoje, convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade”, aponta o banco.

Leia mais.

Diesel mais barato: Veja produtos e serviços podem cair junto com combustível
diesel
Combustíveis: A partir de amanhã, o diesel fica mais barato nas distribuidoras da Petrobras: litro passa a custar R$ 3,78.  (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

A Petrobras (PETR4) anunciou um novo reajuste no preço dos combustíveis: a partir de amanhã, sexta-feira (8), o preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras passará a ser de R$ 3,78 o litro. Trata-se de uma redução de R$ 0,27 sobre o preço anterior, equivalente a 6,67%.

Com isso, o preço médio do diesel A S10 nos postos de combustíveis poderá atingir o valor de R$ 5,92 por litro, considerando que o Levantamento de Preços de Combustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a semana de 26/11 a 02/12/2023 indicou um valor médio de R$ 6,16 por litro.

Leia mais.

Deu ruim para Haddad: Relator do Orçamento rejeita pedido para limitar bloqueio a R$ 23 bi
Haddad orçamento
Orçamento: Haddad chegou a dizer que o bloqueio de recursos do governo federal ficaria entre R$ 22 bilhões e R$ 23 bilhões. (Foto: Marcelo Justo/MF)

Danilo Forte, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), avisou, mas Fernando Haddad ainda tinha esperanças: ele rejeitou a sugestão de emenda para limitar os contingenciamentos de gastos a R$ 23 bilhões no Orçamento de 2024.

O deputado, que apresentou o seu parecer sobre a LDO nesta quinta-feira (7), destacou que a emenda apresentada pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, tinha “fragilidade jurídica”.

Leia mais.

Desenrola com os dias contados? Entenda quando acaba o programa e como o governo quer impedir isso
desenrola
Programa do Desenrola Brasil está em fase final, mas Ministério da Fazenda quer ampliar o prazo para as pessoas renegociarem dívidas. (Imagem: Agência Brasil)

O programa de renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil, está entrando em sua fase final: pelo calendário do Ministério da Fazenda, o programa termina no dia 31 de dezembro. Portanto, devedores possuem um mês para renegociar pendências existentes.

No entanto, a equipe econômica quer prorrogar o programa por mais três meses, ou seja, até março do ano que vem. O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, afirma que a equipe vai enviar, na próxima semana, uma medida provisória para o Congresso para ampliar o praso do Desenrola.

Leia mais.

O que acontece com a Sabesp (SBSP3) agora? Entenda
Sabesp
Entenda os próximos passos da Sabesp. (Imagem: Renan Dantas/ Money Times)

Nesta quarta-feira (06), a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou o texto-base da privatização da Sabesp (SBSP3).

Para ser aprovado,  o Projeto de Lei 1.501/23 precisava de, no mínimo, 48 votos dos 94 parlamentares. A votação teve 62 votos favoráveis e 01 contra.

Leia mais.

Conheça a única brasileira que está na lista das mulheres mais poderosas do mundo da Forbes
Tarciana Medeiros - Mulheres mais poderosas do mundo Forbes
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, é a única brasileira em lista da Forbes (Imagem: Divulgação BB)

No ranking de 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo da Forbes, o Brasil foi representado pela presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. Ela é a única brasileira da lista e ficou em 24ª posição.

Medeiros entra para um ranking seleto de mulheres ao redor do mundo, dividindo a lista com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (1ª), a vice-presidente americana, Kamala Harris (2ª), e a CEO da empresa de saúde da CVS Health, Karen Lynch (6ª).

Leia mais.

Pão de Açúcar (PCAR3) dispara mais de 6%, enquanto Engie (EGIE3) lidera baixas; veja os destaques
Pão de Açúcar
Por volta de 12h30, o Pão de Açúcar liderava as maiores altas, enquanto São Martinho era a maior baixa (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) avança nesta quinta-feira (7). Por volta de 12h30, o índice subia 0,34%, aos 126.047 pontos.

No mesmo horário, as ações que figuravam entre os destaques positivos eram Pão de Açúcar (PCAR3), Soma (SOMA3), Petz (PETZ3), MRV (MRVE3) e Locaweb (LWSA3).

Leia mais.

Pátria compra fundos imobiliários da CSHG: O que muda para os cotistas?
Patria Investimentos
Pátria confirma a compra da divisão de fundos imobiliários do Credit Suisse por mais de meio bilhão de reais; e os cotistas? (Imagem: Linkedin/Patria)

Credit Suisse confirmou ontem (06) à noite que vendeu o seu portfólio de fundos imobiliários para o Pátria Investimentos, em operação de até R$ 650 milhões (ou US$ 130 milhões).

Em fato relevante divulgado pelos seus oito FIIs, a corretora Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG) disse que assinou contrato vinculante com o Pátria nesta quarta-feira. A operação envolve também a migração de todos os profissionais da área de FIIs para a gestora.

Leia mais.

Drex: Caixa estuda transações offline para pagamento de Bolsa Família e Seguro-Desemprego
caixa pagamento drex
O Drex está previsto para ser lançado no fim de 2024 (Kaype Abreu/Money Times)

A Caixa Econômica Federal estuda a possibilidade de implementar o pagamento do Bolsa Família e do Seguro-Desemprego com o Drex, a moeda digital que está em desenvolvimento pelo Banco Central.

O real digital, que ainda está em fase de testes e tem previsão de lançamento para o fim de 2024, estará em uma plataforma blockchain que possibilitará a transações no sistema financeiro com maior rapidez e carregando maiores informações sobre a operação. Assim, será possível realizar o uso da moeda tanto online quanto offline.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) sobe com Pão de Açúcar (PCAR3) beirando salto de 8%; veja os indicadores desta quinta (07)
Ibovespa, Indicadores
Com o Ibovespa em alta, o foco entre os indicadores se deu aos dados do mais recente relatório semanal de pedidos por seguro-desemprego nos EUA (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou com foco ao mais recente relatório de pedidos semanais por seguro-desemprego nos Estados Unidos. Por aqui, saíram os dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, medido pelo FGV Ibre.

Em Wall Street, os índices abriram em alta, sustentados pelos ganhos das ações da Alphabet, enquanto os investidores aguardavam os dados mensais de criação de empregos para obter pistas sobre as ações do Federal Reserve.

Leia mais.

Bradesco Asset lança BRFT11, seu primeiro Fiagro após parceria com Farmtech; confira
bradesco fiagro
Fundo busca superar CDI por meio de investimento em direitos creditórios vinculados ao agro e conta com um portfólio diversificado do Bradesco (Imagem: Pixabay/huddlestonco)

O Bradesco Asset lançou nesta semana seu primeiro Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), em parceria com a Farmtech, fintech que atua na gestão de crédito para o agronegócio.

O Fiagro Bradesco Farmtech (BRFT11) busca superar o CDI por meio de investimento em direitos creditórios vinculados ao agronegócio e conta com um portfólio diversificado aprovado pela equipe de gestão de crédito da Bradesco Asset.

Leia mais.

Petrobras (PETR4) reduz em R$ 0,27 o litro do diesel a distribuidoras
petrobras-petr3-petr4-combustiveis
Petrobras reduz preço do diesel, mas mantém o da gasolina (Imagem: Agência Petrobras)

A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou nesta quinta-feira (7) a redução no preço do diesel. A partir desta sexta, o preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras passará a ser de R$ 3,78 o litro, uma redução de R$ 0,27 sobre o preço anterior.

Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor terá uma redução de R$ 0,24 por litro e passará a ser, em média, R$ 3,33 a cada litro vendido na bomba.

Leia mais.

‘O Brasil tem poucos investidores e muitos especuladores’, diz Barsi
Luiz Barsi
O megainvestidor Barsi deixou uma mensagem para os investidores brasileiros (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

O megainvestidor Luiz Barsi Filho vê com ceticismo a ideia de lucrar com as altas e baixas da bolsa, e diz que, em seus 84 anos, nunca viu ninguém ganhar com a especulação financeira.

“Sempre gosto de falar para o investidor, mas no Brasil, a quantidade de investidores é tão pequena…”, criticou Barsi, em entrevista ao Money Times durante evento da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Mercado de Capitais) com a Taurus (TASA4), realizado na última quarta (6).

Leia mais.

Sabesp (SBSP3) recua após aprovação de privatização na Alesp

Companhia perdia 0,88%, a R$ 68,38, às 11h53, após a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovar, por 62 votos a favor e 1 contra, o texto-base da desestatização.

Presidente do JP Morgan diz que ‘criptomoedas devem ser banidas’; confira
Criptomoedas
Jamie Dimon faz críticas contra as criptomoedas (Imagem: Adobe Stock)

O presidente do maior banco dos Estados Unidos, J.P Morgan, afirmou durante a audiência no Senado que o Bitcoin e as demais criptomoedas deveriam ser banidas do mercado.

Segundo a rede CNBC, Jamie Dimon afirmou que “o único caso de uso verdadeiro para criptomoedas são criminosos, traficantes de drogas, lavagem de dinheiro e evasão fiscal”.

Leia mais.

SLC Agrícola (SLCE3) cita redução para soja, aposta com El Niño e chance para novos cortes; confira
slc agrícola el niño
A SLC Agrícola optou por reduzir suas áreas com milho safrinha em virtude de menores preços e problemas com o El Niño; confira (Imagem: YouTube/SLC Agrícola)

SLC Agricola (SLCE3) precisou revisar suas projeções para a safra 2023/2024 nesta semana devido às chuvas abaixo da médias e as temperaturas elevadas em áreas produtoras, com destaque negativo para o Mato Grosso.

Sendo assim, a companhia descontinuou 16 mil hectares de soja, inicialmente projetada para plantio de soja + algodão, para apenas algodão.

Leia mais.

Dividendos: 5 ações para ter na carteira e embolsar retornos de até 14%, segundo Itaú BBA
dividendos
Carteira recomendada do Itaú BBA tem entrada de ação do setor de commodities (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

O Itaú BBA realizou apenas uma troca em sua carteira recomendada de dividendos, colocando SLC Agrícola (SLCE3) no lugar de Vibra Energia (VBBR3). A mesma movimentação foi realizada em sua carteira Top 5.

De acordo com os analistas, a produtora de commodities agrícolas tem chamado atenção, com resultados resilientes projetados à frente que geram otimismo em relação à companhia no longo prazo.

Leia mais.

Guide aposta em 10 fundos imobiliários com dividendos de até 14% antes do fim de 2023; veja lista
FIIs, Fundos Imobiliários, Carteira Recomendada, Guide
Guide Investimentos indica 10 fundos imobiliários para investir e bater o Ifix em dezembro (Imagem: Getty Images/Canva)

A carteira recomendada de fundos imobiliários para dezembro da Guide Investimentos teve uma alteração em sua composição.

A casa de análises desistiu de um dos FIIs mais recomendados dos últimos meses, o Bresco Logística (BRCO11) . Por outro lado, incluiu em sua carteira o VBI CRI (CVBI11).

Leia mais.

Privatização da Sabesp (SBSP3): Conta de água vai ficar mais cara? Entenda como fica o consumidor
sabesp conta tarifa consumidor
A privatização da Sabesp envolverá a redução da participação acionária do governo de São Paulo dos atuais 50% para 15%. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Ontem à noite, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o texto-base da privatização da Sabesp (SBSP3), a empresa de saneamento de São Paulo.

De autoria do governador Tarcísio de Freitas, o Projeto de Lei 1.501/23 determina que a desestatização da companhia se dará por meio de “alienação de participação societária, inclusive de controle acionário, mediante pregão ou leilão em bolsa de valores, ou oferta pública de distribuição de valores mobiliários, bem como aumento de capital, com renúncia ou cessão, total ou parcial, de direitos de subscrição.”

Leia mais.

Tesouro Direto hoje: Títulos de inflação sobem a 5,74% nesta quinta (07)
tesouro-direto
Tesouro direto: Os preixados operavam em queda tendo lucros a 26,9% na marcação a mercado em relação às mínimas. (Imagem: Pexels)

As taxas dos títulos do Tesouro Direto ligados a inflação operam em alta nesta quinta-feira (7) em relação ao dia útil anterior.

Às 9h21, os títulos de inflação, as taxas do Tesouro IPCA+ 20292035 e 2045 operavam também em alta, com taxas a 5,48%, 5,61% e 5,74%, respectivamente. Os valores dos papéis eram de R$ 3.124,38, R$ 2.238,80 e R$ 1.265,34.

Leia mais.

Itaú BBA escala ação de commodities em carteira Top 5; confira indicações
ações
Carteira Top 5 do Itaú BBA tem uma troca entre ações (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Itaú BBA atualizou a sua Carteira Top 5, retirando as ações de Vibra Energia (VBBR3) para incluir SLC Agrícola (SLCE3). Os analistas da corretora explicam que a produtora de commodities agrícolas tem chamado atenção, com resultados resilientes projetados à frente que geram otimismo em relação à companhia no longo prazo.

O BBA destaca os números de colheita revisados para cima, beneficiados pelo El Niño, pontuando que os olhares devem permanecer voltados para o ritmo de plantio da companhia, dada a irregularidade das chuvas e o ligeiro atraso na próxima semeadura sendo observado no Mato Grosso.

Leia mais.

10 small caps para comprar em dezembro e buscar ‘múltiplos atraentes’, segundo a Terra
ações small caps carteira recomendada
O desempenho da carteira de small caps de novembro foi de 17,70%. (Reuters/Amanda Perobelli)

Terra Investimentos realizou uma troca na carteira recomendada de small caps para dezembro. No lugar de CSN Mineração (CMIN3), entra Vivara (VIVA3).

A inclusão da empresa de joias foi motivada pela busca por melhores resultados. A Vivara, segundo os analistas, terá um crescimento acelerado a partir da expansão na marca Life com tendência positiva na rentabilidade e redução na alavancagem operacional.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) sobe nesta quinta (7) à espera de dados de emprego nos EUA; privatização da Sabesp (SBSP3) é aprovada
Ibovespa
Por volta de 10h07, o Ibovespa subia 0,28%, negociado aos 125.980 pontos. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) avança nesta quinta-feira (7), depois de marcar desvalorização de 1,01% na última sessão. Por volta de 10h07, o índice subia 0,28%, negociado aos 125.980 pontos.

O dia é fraco no mercado local, com apenas o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) na agenda de indicadores, que em novembro, apresentou queda de 0,37%, mostrando queda ante o mês anterior, quando chegou a 1,80%.

Leia mais.

Minério de ferro sobe quase 4% em Dalian em meio a números positivos de exportação
minério de ferro
Minério de ferro amplia ganhos. (Imagem: Reuters/David Gray)

Os contratos futuros de minério de ferro tiveram ganhos nesta quinta-feira, com os agentes do mercado reagindo aos números otimistas de exportação da China e a notícias positivas dos principais produtores do minério.

O minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) da China subiu 3,9%, para 941 iuanes (131,46 dólares) por tonelada no fechamento.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV): Veja 5 coisas para saber antes de investir nesta quinta (7)
ibovespa investir
Antes de investir: Ibovespa amanhece em alta e tenta recuperar as perdas do último pregão, quando voltou para o patamar dos 125 mil pontos. (Imagem: Getty Images Signature/Canva)

Ibovespa (IBOV) futuro opera no positivo nesta manhã, subindo 0,42%. Ontem, a bolsa brasileira não escapou de queda firme. Machucado pela forte correção nos preços do petróleo no exterior, o índice apontou perdas de 1,01%, a 125.622,65 pontos.

dólar começou o dia sem direção definida, recuando 0,12%, cotado a R$ 4,8964, às 9h. Por volta das 09h04, virou para alta e subia 0,07%, a R$ 4,9055.

Leia mais.

Engie (EGIE3) vai pagar dividendos de R$ 767,1 milhões em dezembro; veja a data
engie dividendos
Engie vai pagar R$ 767,19 milhões em dividendos este mês (Imagem: REUTERS/Stéphane Mahé)

A Engie Brasil (EGIE3) definiu a data de 27 de dezembro de 2023 para o pagamento dos dividendos intercalares referentes ao primeiro semestre de 2023, segundo documento desta quinta-feira (7).

Os dividendos de R$ 767,19 milhões, correspondentes a R$ 0,94027879765 por ação, foram aprovados na reunião do conselho de administração realizada em 8 de agosto deste ano.

Leia mais.

Tim (TIMS3), Alupar (ALUP11), Smart Fit (SMFT3) e outros destaques corporativos desta quinta (7)
TIM
Tim anuncia R$ 655 milhões em JCP. (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

O anúncio do pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) da Tim (TIMS3) e o leilão ganho pela Alupar (ALUP11) são alguns dos destaques corporativos desta quinta-feira (07).

Confira os principais destaques corporativos

Tim (TIMS3) paga juros sobre o capital próprio

A Tim aprovou o pagamento de R$ 655 milhões em juros sobre capital próprio,  segundo comunicado divulgado na quarta-feira (7).

Leia mais.

Tubarão despeja 795,7 mil ações da 3R Petroleum (RRRP3) no mercado
3r petroleum
Tubarão do mercado, como são conhecidas as grandes gestoras, vendeu ações da 3R Petroleum (Imagem: Divulgação)

A gestora de investimentos Schroder Brasil reduziu sua participação na 3R Petroleum (RRRP3), conforme comunicado enviado ao mercado na quarta-feira (6).

A Schroder alienou 795,7 mil ações de emissão da 3R Petroleum na terça-feira (5). Agora, a gestora detém 11.577.212 papéis ordinários de emissão da companhia, correspondentes a 4,82% do capital social.

Leia mais.

Day Trade: Banco do Brasil (BBAS3), B3 (B3SA3) e outras ações para vender hoje (7) e buscar até 3,5%
day trade
Recomendações de venda em day trade para esta quinta-feira (7) (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

PagBank, a Ágora e o BTG Pactual indicaram a compra de Sabesp (SBSP3) e de outras ações para esta quinta-feira (7). Já os papéis de Banco do Brasil (BBAS3) e de mais empresas figuram a lista de vendas. Confira:

BTG
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
B3 B3SA3 13.15 12.97 1.37% 12.82 2.51% 13.31
Marfrig MRFG3 9.34 9.09 2.68% 9.02 3.43% 9.56
PetroReconcavo RECV3 19.19 18.86 1.72% 18.52 3.49% 19.52

 

Leia mais.

Dólar a R$ 4,90: Moeda oscila, mas defende patamar; veja o que move os mercados hoje
dólar
Dólar oscila em abertura nesta quinta-feira (7) (Imagem: Canva Pro)

dólar começou a quinta-feira (7) sem direção definida, recuando 0,12%, cotado a R$ 4,8964, às 9h. Por volta das 09h04, virou para alta e subia 0,07%, a R$ 4,9055.

Na véspera, a moeda à vista fechou em baixa ante o real pela segunda sessão consecutiva, após novos dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos reforçarem a percepção de que o Federal Reserve poderá cortar seus juros já em março de 2024.

Leia mais.

Day Trade: Sabesp (SBSP3), Vale (VALE3) e mais 6 ações para comprar nesta quinta (7) e buscar lucros de até 3,4%
day trade
Recomendações de compra em day trade para esta quinta-feira (7) (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O PagBank, a Ágora e o BTG Pactual divulgaram suas recomendações de investimento para esta quinta-feira (7). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

As ações indicadas

PagBank
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Sabesp SBSP3 69,11 69,75 0,93% 70,49 2,00% 68,47
Raia Drogasil RADL3 28,7 28,96 0,91% 29,48 2,72% 28,44

 

Leia mais.

Empresas aumentam em 35,3% a distribuição de JCP nos últimos 12 meses
jcp aumenta distribuição
A arrecadação desse aumento na destruição de JCP chegou a R$ 24,9 bilhões. (Imagem: Canva Pro)

Os juros sobre o capital próprio (JCP) tiveram um aumento de 35,3% e chegaram a arrecadar, nos últimos 12 meses (encerrados em outubro), um valor igual a R$ 24,9 bilhões.

Com a pressão das novas regras que estavam em discussão no Congresso – e até a intenção de acabar com o JCP –, as empresas correram para aumentar a distribuição antes de uma decisão ser tomada.

Leia mais.

Tim (TIMS3) anuncia R$ 655 milhões em JCP – ainda dá para garantir uma fatia; veja
tim jcp
Tim vai pagar JCP aos acionistas (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A Tim (TIMS3) aprovou o pagamento de R$ 655 milhões em juros sobre capital próprio (JCP), conforme anunciado na quarta-feira (7).

O valor equivale a R$ 0,270594175 por ação, sendo que ainda serão retidos 15% de imposto de renda.

Leia mais.

19 FIIs com dividendos de até 12% para investir em dezembro, segundo BTG
fundos imobiliários fiis imóveis carteira recomendada
BTG tira fundos imobiliários HGCR11 da carteira recomendada de FIIs de dezembro (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

O BTG Pactual atualizou sua carteira recomendada de fundos imobiliários (FIIs) para o mês de dezembro. Na nova versão, o banco optou por retirar o CSHG Recebíveis Imobiliários (HGCR11) do portfólio.

Segundo os analistas, o fundo HGCR11 cumpriu “muito bem a estratégia de renda”. Desde que entrou na carteira em julho de 2022, entregou retorno de 16,45%, acima da variação do IFIX de 14,36% no mesmo período.

Leia mais.

Orçamento de 2024 preocupa governo; confira a agenda desta quinta (7)
agenda orçamento
Agenda: Sem indicadores programados para hoje, mercado se colta para a apresentação do parecer do Orçamento de 2024. (Imagem: Reuters/Bruno Domingos)

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Danilo Forte, irá apresentar o seu parecer do Orçamento de 2024 hoje, às 11h30. No entanto, o Ministério da Fazenda está preocupado se ele irá acatar a emenda que limita o bloqueio de despesas.

Na sexta-feira (1), Forte adiantou que vai rejeitar a emenda que limita o tamanho do bloqueio de despesas a R$ 23 bilhões para o ano que vem.

Leia mais.

Indicações para embolsar dividendos de até 17,8% no trimestre são destaque nos jornais nesta quinta (7)
dividendos
Indicações do BB Investimentos para buscar dividendos são destaque nos jornais (Imagem: Freepik)

Carteira recomendada de dividendos do BB Investimentos para o trimestre é destaque nos jornais nesta quinta-feira (7). Confira as principais manchetes.

Empresas

dividendos
(Imagem: Getty Images/Canva Pro)

BB Investimentos indica 10 ações para embolsar dividendos de até 17,8% no trimestre; confira – BB Investimentos trocou quatro ações em sua carteira recomendada de dividendos para o trimestre – Money Times

Leia mais.

Sem rali de Natal? Investidores abandonam as bolsas pelo terceiro dia seguido
morning bolsas
Morning Times: Bolsas de Wall Street acumulam perdas em dezembro, enquanto aguardam os dados de emprego do payroll. (Imagem: EUTERS/Lucas Jackson/File Photo)

A expectativa dos investidores é de que o Federal Reserve já encerrou o seu aperto monetário. Além disso, também já se fala em corte nos juros dos Estados Unidos em março de 2024.

No entanto, esse otimismo não parece estar chegando às bolsas de valores. Em Wall Street, por exemplo, está em seu terceiro pregão seguido no negativo, indo contra o tradicional rali de Natal. Por aqui, o Ibovespa está empatado: dois pregões no positivo e dois de queda.

Leia mais.

Futuros do trigo avançam 0,30% a US$ 6,23 por bushel em Chicago (CBOT)
Futuros do milho recuam 0,17% a US$ 4,63 por bushel em Chicago (CBOT)
Bolsas Europeias: Ações negociam em queda com Reino Unido (-0,17%), Alemanha (-0,15%) e França (-0,13%)
Bolsas Asiáticas: Ações fecham em queda com Hong Kong (-0,71%), Xangai (-0,09%) e Japão (-1,76%)
Wall Street: Após ações tocarem máximas, futuros operam mistos com S&P 500 (-0,06%), Dow Jones (-0,23%) e Nasdaq (0,12%)
ADR da Vale (VALE) avança 0,82%, a US$ 14,82 no pré-market nos EUA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar