BusinessTimes

Tempo Real: Ibovespa (IBOV) sofre com baixa de Vale (VALE3) e no aguardo por PEC da Transição; BC mantém Selic em 13,75%

07 dez 2022, 6:34 - atualizado em 07 dez 2022, 18:38
Ibovespa/Bolsa de Valores B3
Acompanhe as notícias sobre o Ibovespa em Tempo Real. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Olá, investidor!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RESUMO: A euforia com a aprovação da PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado não segurou o Ibovespa (IBOV), que garantiu um pregão de alta ontem, mas voltou a recuar nesta quarta-feira (7) devido às commodities.

O índice de referência da Bolsa brasileira fechou o dia em queda de 1,01%, a 109.068,55 pontos.

O mercado está atento à votação da PEC no plenário do Senado após a aprovação da proposta na CCJ.

Nesta quarta, investidores tiveram outro fator para monitorar: a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, anunciada há pouco. Autoridades monetárias mantiveram a Selic, taxa básica de juros do Brasil, em 13,75%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

[the_ad id=”616000″]

Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real. Veja os destaques.

Swing Trading: Auren (AUREN3), CVC (CVCB3) e Multiplan (MULT3) para você operar nesta quarta (7)

Monitore uma possível exaustão de venda em alguns papéis com boa liquidez, como Auren (AUREN3), CVC (CVCB3) e Multiplan (MULT3). Observe também com atenção uma reversão (one-day reversal) associada a um alto volume negociado em Tenda (TEND3).

Leia mais.

CPFL (CPFE3) paga R$ 1,8 bilhão em dividendos na próxima semana; veja detalhes
CPFL Energia
As ações passaram a ser negociadas ‘ex-dividendos’ no dia 2 de maio (Imagem: YouTube/grupocpflenergia)

A CPFL (CPFE3) definiu para 15 de dezembro a data de pagamento da quarta parcela dos proventos anunciados em 29 de abril, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (07).

As ações passaram a ser negociadas ‘ex-dividendos’ no dia 2 de maio.

Leia mais.

15 fundos imobiliários com retorno de dividendos acima da Selic
Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75% pela terceira vez. Apesar do patamar elevado, há FIIs rendendo acima disso

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 2022, o Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% pela terceira vez seguida, após elevá-la por 12 encontros. A taxa segue elevada e leva investidores a apostarem na renda fixa, mas há fundos imobiliários rendendo mais do que isso.

A elevação da taxa de juros começou em março de 2021, quando a Selic estava no menor patamar da história, a 2%. O ciclo de aperto monetário foi encerrado em agosto deste ano. O patamar de 13,75% ainda é o maior desde janeiro de 2017 e o atual nível acabou penalizando o mercado de renda variável.

Leia mais.

Fundo imobiliário fecha contrato de aluguel de duas décadas; Ifix cai
Fundos imobiliários
Índice de fundos imobiliários exibiu volatilidade mais uma vez abrindo em alta, mas fechando com sinal negativo (Imagem: Diana Grytsku/Freepik)

O fundo imobiliário XP Log (XPLG11) fechou contrato de locação do condomínio logístico WT Technology Park II, em Barueri (SP), para a empresa Scala Data Centers.

O contrato de aluguel está em vigor desde 30 de novembro e valerá por 264 meses – ou até 2044 -, e envolve uma área bruta locável (ABL) de 6,9 mil metros quadrados. Segundo o XP Log, com a locação, a ocupação do empreendimento passou de 71,6% para 100%.

Leia mais.

Dólar é o ativo mais sensível ao impacto fiscal na inflação citado pelo BC
Dólar
Dólar é o ativo mais sensível à questão fiscal no Brasil, sendo que uma desvalorização cambial pode ter impacto na inflação e levar Copom a agir na Selic (Imagem: Pixabay/Hans )

O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgado ao final da última reunião de 2022 trouxe poucas novidades em relação ao texto anterior, a não ser por mostrar preocupação com o risco fiscal. O alerta feito pelo Banco Central refere-se a potenciais impactos nos preços dos ativos, em especial do dólar.  

“O BC está especialmente de olho no fiscal e na PEC da Transição. Caso perceba que a PEC pode desencadear uma desvalorização cambial, o que tem impacto na inflação futura, e pode levar o Copom a voltar a agir”, explica a Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research.

Leia mais.

Banco Central entra em modo ‘stand by’ até clareza sobre política fiscal, avaliam economistas
taxa selic, copom, Banco Central, juros
Na última reunião do Copom, o Banco Central deixou porta aberta para aumento residual dos juros. (Imagem: Agência Brasil)

Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, ficando em linha com a expectativa do mercado.

Em seu comunicado, o Banco Central reforçou preocupação em relação às perspectivas fiscais, destacando que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados.

Leia mais.

Copom cita impacto da incerteza fiscal na inflação e cautela com cenário externo
Banco Central Selic
Copom aponta fatores externos e internos ao manter Selic em 13,75%, mas diz que não hesitará em retomar ciclo de ajuste, caso necessário (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O Comitê de Política Monetária (Copom) apontou fatores internos e externos ao justificar a decisão unânime de manter a taxa básica de juros em 13,75% na última reunião de 2022. No comunicado que acompanhou o anúncio da atualização da Selic, o comitê do Banco Central destacou particularmente a conjuntura “incerta no âmbito fiscal”. 

Segundo o Copom, tal cenário “requer serenidade na avaliação dos riscos”. Com isso, o BC irá acompanhar com atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e principalmente os efeitos nos preços dos ativos e nas expectativas de inflação.

Leia mais.

Copom/BC: A decisão de manter a Selic em 13,75% foi unânime
Copom/BC: Os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado
Copom/BC: O Comitê se manterá vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado
Copom/BC: O Comitê acompanhará com especial atenção os desenvolvimentos futuros da política fiscal e seus efeitos nos preços de ativos e expectativas de inflação
Dividendos de até 58%: 8 ações que pagam mais que a atual Selic de 13,75%
ações Petrobras dividendos Selic Copom
Ações da Petrobras batem a Selic e entregaram dividendos maiores que o índice no acumulado de 12 meses  (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Os dividendos da Petrobras (PETR3;PETR4) nos últimos 12 meses batem o atual percentual da taxa Selic de 13,75%, mostra o levantamento da Economatica/TC, a pedido do Money Times. A estatal foi o papel do Ibovespa (IBOV) que entregou os maiores proventos no período.

Na última reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), optou por manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. O juro brasileiro foi fixado no nível atual em agosto deste ano, marcando o fim do aperto monetário no país.

Leia mais.

Copom/BC: Nos cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções
Copom: Banco Central mantém Selic em 13,75% em última reunião do ano
Banco Central regulação criptomoedas
Esta foi a sétima e última reunião do Banco Central em 2022; a autoridade monetária elevou os juros 12 vezes desde março do ano passado. (Imagem: Agência Brasil)

Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Este é o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017, onde a Selic está estacionada desde agosto.

A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado.

Leia mais.

Localiza (RENT3) lança plataforma de serviços para quem tem carro próprio
Localiza
A empresa, que também apresentou sua nova marca corporativa, localiza&co, afirmou que o preço dos planos do Localiza+ será de 49,90 a 169,90 reais por mês (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

A Localiza (RENT3) anunciou nesta quarta-feira o lançamento de uma plataforma para prestar serviços a donos de carros particulares, num esforço para fazer receitas além de seus mercados prioritários de locação de veículos e gestão de frotas.

Batizada de Localiza+, a unidade oferecerá planos de revisão e ajudar clientes com o processo de pagamento parcelado de débitos regulamentares como multas e IPVA.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) sofre com baixa de Vale (VALE3) e no aguardo por Copom e PEC da Transição
Ibovespa
Commodities puxam Ibovespa para baixo; atenções voltadas para Copom e PEC da Transição (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A euforia com a aprovação da PEC da Transição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado não segurou o Ibovespa (IBOV), que garantiu um pregão de alta ontem, mas voltou a recuar nesta quarta-feira (7) devido às commodities.

O índice de referência da Bolsa brasileira fechou o dia em queda de 1,01%, a 109.068,55 pontos.

Leia mais.

Volátil, Ifix fecha em queda de 0,12%, aos 2.878 pontos (dados preliminares)
Ibovespa (IBOV) fecha em queda de 1%, a 109.082,83 pontos, segundo dados preliminares
Fiat deve encerrar 2022 com o modelo mais vendido do Brasil; saiba qual é
Fiat Grand Siena 78
Modelo da Fiat tem a maior saída em novembro (Imagem: Youtube/Reprodução)

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou hoje sua carta mensal sobre o mercado automotivo brasileiro em novembro e as notícias são positivas para o setor e para a montadora Fiat.

Em relação a outubro deste ano, o crescimento de licenciamento foi de 12,8%, chegando à marca dos 204 mil veículos emplacados. De acordo com a coletiva de imprensa, 34% desse montante é destinado às locadoras, 46% para o varejo e o restante para outras finalidades.

Leia mais.

Leilão do Santander (SANB11) tem imóveis a partir de R$ 2 milhões; veja condições
Leilão de imóveis
Santander e Zuk fazem leilão amanhã (8) de seis imóveis localizados em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro (Imagem: EKATERINA BOLOVTSOVA / Pexels)

O Santander (SANB11) realizará amanhã (8), em parceria com o site de leilões Zuk, a venda de seis imóveis comerciais com preços a partir de R$ 2,2 milhões. O leilão será realizado às 13h, no site da Zuk.

Os imóveis a serem leiloados ficam em Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Os lances estão condicionados à aprovação do vendedor e vão até R$ 18,8 milhões. Todos os imóveis estão desocupados.

Leia mais.

Vale (VALE3): Mercado trabalha com premissas irrealistas, diz BTG
Vale
Para os analistas do banco, a baixa de hoje de VALE3 representa uma oportunidade de compra.(Imagem: YouTube/Vale)

Ao precificar a Vale (VALE3), o mercado trabalha com premissas irrealistas de preços de minério de ferro a US$ 70, disse o BTG Pactual nesta quarta-feira (7).

A cotação da commodity pode chegar a US$ 120 a tonelada, de acordo com o banco, em relatório assinado por Leonardo Correa e Caio Greiner.

Leia mais.

Loft demite mais de 300 funcionários e alega reestruturação
Loft
Startup do setor imobiliário promove terceira demissão em massa em 2022 e chega a 855 funcionários desligados (Imagem: Reprodução Loft)

A startup Loft, do setor imobiliário, demitiu hoje 312 funcionários, representando “12% do quadro de 2,6 mil funcionários”, diz a empresa, por meio de nota enviada ao Money Times.

Segundo a startup, o movimento deve-se a uma reestruturação com a etapa de integração de operações de empresas adquiridas.

Leia mais.

O que faz o petróleo custar o mesmo que custava um ano atrás?
Petróleo
Petróleo assume o quarto dia consecutivo de perdas, com piora na demanda por combustíveis

Os mercados de petróleo continuam assustados com a piora das perspectivas para o consumo de combustíveis, à proporção que as principais economias do mundo tentam lidar com a inflação e a alta de juros.

Por volta das 15h, o óleo cru americano e o Brent futuros chegavam aos US$72/barril e US$78/barril, respectivamente, recolocando as referências no nível mais baixo desde o fim de dezembro de 2021.

Leia mais.

CDBs pagando até 137% do CDI para aproveitar pelos próximos 18 meses; veja como tê-los
CDB
CDBs seguem oferecendo taxas de rentabilidade atrativas ao investidor nesta reta final do ano, em meio à última decisão do Copom em 2022 (Imagem: Pexels)

O investimento em CDBs (Certificados de Depósito Bancário) é um dos mais populares no Brasil. É a principal porta de entrada do investidor ao mercado financeiro, logo após da tradicional caderneta de poupança, cujas retiradas líquidas acumulam R$ 109,5 bilhões no ano.

Em meio à última decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre a taxa Selic em 2022 nesta quarta-feira (7), emprestar dinheiro para bancos está rendendo até 137% do CDI pelos próximos 18 meses.

Leia mais.

Vale (VALE3) empurra Ibovespa (IBOV), enquanto mercado aguarda PEC e Copom
Vale VALE3
Investidores reforçavam preocupações sobre um aperto monetário prolongado nos EUA. (Imagem: Olli Geibel/ AFP/ Vale)

O declínio das ações da Vale (VALE3) – com números fracos do comércio exterior da China e após divulgação de projeções da empresa – empurrava o Ibovespa (IBOV) para baixo.

Por volta das 15h10 desta quarta-feira (7), o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,69%, aos 109,4 mil pontos.

Leia mais.

O que 90 carteiras indicam para dezembro? Veja cesta com os principais investimentos
Tiro ao alvo
Levantamento do Money Times extraiu os investimentos mais indicados em 90 carteiras recomendadas (Imagem: Pixahere)

A partir de 90 carteiras recomendadas, o Money Times separou os investimentos mais recomendados por bancos e corretoras para dezembro.

A Vale (VALE3) está em disputa acirrada com um nome de peso do setor bancário pela preferência dos analistas. Neste mês, a mineradora divide o trono de melhor ação com o Itaú (ITUB4), com cada papel recebendo 19 indicações.

Leia mais.

Ações europeias caem pelo 4° dia por temores sobre crescimento
Índice acionário alemão DAX exibido na bolsa de valores em Frankfurt
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,62%, a 436,20 pontos (Imagem: REUTERS/Timm Reichert)

As ações europeias caíram pela quarta sessão consecutiva nesta quarta-feira, com os investidores nervosos depois que os receios de uma recessão global ganharam força, mas as perdas foram limitadas pelos ganhos nas ações de saúde.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,62%, a 436,20 pontos, e seguiu a sessão fraca em Wall Street depois que grandes bancos norte-americanos alertaram sobre uma provável recessão no próximo ano.

Leia mais.

Mais um fundo imobiliário anuncia emissão de cotas. Por que essa operação cresce?
CRIs
Entenda porque cresceu a emissão de cotas por fundos imobiliários nos últimos meses (Imagem: Envato)

O fundo imobiliário RBR Plus Multiestratégia (RBRX11) anunciou que fará a sua terceira emissão de cotas, na qual pretende captar R$ 200 milhões, ou pouco mais de 2 milhões de cotas.

O valor unitário das novas cotas foi fixado em R$ 97,83, com a taxa de distribuição de R$ 2,17. Assim, o preço total fica em R$ 100 por cota.

Leia mais.

Brent alcança os US$ 78/barril, com perspectivas de enfraquecimento da demanda

 

 

 

Petrobras (PETR4) anuncia nova redução no preço do gás de cozinha
Gás de Cozinha
(Imagem: REUTERS/Caetano Barreira)

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta quarta-feira (7) uma nova redução no preço do gás de cozinha vendido para os distribuidores. O novo valor, que passará de R$ 3,5837 por kg para R$ 3,2337 por kg, começa a valer nesta quinta-feira (8).

O valor caiará, em média, de R$ 4,55 para cada 13 kg de GLP (O Gás Liquefeito de Petróleo, conhecido como gás de cozinha) na venda às distribuidoras, uma redução de 9,8%.

Leia mais.

Com direito à reaparição de Bolsonaro nas redes, queda da gasolina terá limitação sobre etanol
Etanol-açúcar
Chuvas atrapalham safra e pode segurar preço do etanol (Imagem: Paulo Fridman/ Bloomberg)

O presidente Jair Bolsonaro reapareceu nas redes sociais para comemorar a queda de R$ 0,20 no litro da gasolina e de R$ 0,40 no diesel, em movimento da Petrobras (PETR4) que não chamou diretamente de ‘seu’ na mensagem, mas não lembrará aos consumidores de etanol que a volta do PIS/Cofins sobre os combustíveis é obra sua.

Ele deixará a presidência e os impostos federais voltam a partir de 2 janeiro, depois de zerados por Medida Provisória do Executivo em junho, com potencial para voltar a tirar competitividade da gasolina.

Leia mais.

Renda fixa paga até 19% ao ano em meio à última decisão do Copom em 2022; saiba como lucrar no mercado secundário
Renda Fixa
Renda fixa ainda segue na boca dos analistas, com mercado secundário oferecendo títulos com maior prêmio de risco ao investidor. (Imagem: Pixabay/ StockSnap)

A renda fixa segue oferecendo taxas de rentabilidade acima dos dois dígitos e não sai do radar de compra dos analistas de mercado.

Em meio à última decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre a taxa Selic em 2022 nesta quarta-feira (7), títulos de renda fixa isentos de imposto de renda ainda remuneram até 19% ao ano, com oportunidades no mercado secundário.

Leia mais.

Dólar: Por que a moeda cai se a PEC da Transição incomoda tanto?
Dólar
Dólar opera em queda, após exibir forte volatilidade nas primeiras horas de negócios, com PEC da Transição e Copom no radar (Imagem: Pixabay/TBIT)

A PEC da Transição foi aprovada ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o texto assegura, principalmente, o pagamento do Auxílio Brasil, ou Bolsa Família como será rebatizado no governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva, por dois anos no valor de R$ 600. Já que o assunto incomoda bastante o mercado, por que o dólar cai?

A moeda norte-americana já exibiu bastante volatilidade nas primeiras horas de negócios, oscilando entre R$ 5,21 e R$ 5,27, passando de alta para queda. Por volta das 13h55 (de Brasília) desta quarta-feira (7), o dólar à vista caía 0,2%, a R$ 5,22. Já o contrato futuro com vencimento em janeiro recuava 0,4%, a R$ 5,25.

Leia mais.

Cansado de VALE3 e PETR4? Veja as 18 preferências de BBA no mercado para aproveitar agora
Petrobras
Petrobras e Vale não estão no Radar de Preferências do Itaú BBA (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

O Itaú BBA atualizou o Radar de Preferências, carteira que reúne as 18 melhores ideias de investimento sob a avaliação de analistas.

Em dezembro, o BBA realizou quatro mudanças. Em agro, a ação da SLC Agrícola (SLCE3) saiu para dar lugar a 3tentos (TTEN3). No varejo, a instituição trocou Arezzo (ARZZ3) por Grupo Soma (SOMA3).

Leia mais.

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): O diagnóstico para as gigantes do varejo, segundo o Bradesco BBI
Magazine Luiza
No caso de Magazine Luiza, os analistas argumentam que a companhia tem um histórico de execução sólida. (Divulgação)

O Bradesco BBI revisou a cobertura das empresas de comércio eletrônico e disse que a melhor ação do setor é a do Mercado Livre (MELI34), segundo relatório assinado por Pedro Pinto e Flávia Meireles.

Na sequência de preferência do banco estão Magazine Luiza (MGLU3), com preço-alvo de R$ 3,70, Via (VIIA3), com preço-alvo de R$ 2,60, Americanas (AMER3), com preço-alvo de R$ 10,50, Enjoei (ENJU3), com preço-alvo de R$ 1,20, e Mobly (MBLY3), com preço-alvo de R$ 3,00.

Leia mais.

Os 5 BDRs preferidos de analistas para escapar do Ibovespa no mês das festas
BDRs
Coca-Cola figura nos cinco BDRs mais indicados para dezembro (Imagem: Divulgação)

Com o mercado doméstico patinando a reboque das incertezas fiscais, aumentar a exposição aos mercados americanos via BDRs pode ter se tornado uma alternativa para investidores que pretendem diversificar o seu portfólio.

Ao contrário da queda de 3,8% do Ibovespa, os sinais de novembro das Bolsas de Nova York foram positivos no mês passado. Avançando 5,4%, o S&P superou a marca dos 4.000 pontos, que mantinha o principal índice acionário dos EUA na tendência de baixa.

Leia mais.

Ibovespa: Vale (VALE3) recua 3,6% e MRV (MRVE3) sobe 3,9% em dia de Copom
Ibovespa
Do lado positivo do Ibovespa, a MRV (MRVE3) subia 3,9%, às vésperas da decisão sobre os juros (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (7), aguardando o resultado da última reunião do Copom em 2022.

Por volta das 12h40, a Vale (VALE3) liderava as quedas na Bolsa, com recuo de 3,6%, depois de publicar a sua projeção de produção para 2023 e com o desempenho do minério de ferro.

Leia mais.

Ibovespa cai antes de Copom e de olho na PEC da Transição
ibovespa
No Brasil, além da PEC, agentes financeiros também monitoram a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa opera no vermelho nesta quarta-feira (07) antes da decisão do Banco Central e repercutindo a PEC da Transição. Por volta das 13h30, o principal índice da Bolsa recuava 1,37%, aos 108,6 mil pontos.

No Brasil, as atenções estão voltadas para Brasília, com votação à tarde no plenário do Senado, que prevê uma expansão do teto de gastos em 145 bilhões de reais por dois anos.

Leia mais.

Chainlink (LINK) anuncia início de staking
Chainlink Staking LINK
Essa primeira versão do pool de staking da Chainlink tem uma capacidade inicial de 25 milhões de LINK (Imagem: Chainlink)

O protocolo de oráculos Chainlink (LINK) anunciou seu programa de staking. Oráculos são utilizados para trazer dados do mundo real ao blockchain a fim de facilitar operações em contratos inteligentes.

O acesso Antecipado para Chainlink Staking v0.1 já está disponível na rede principal da Ethereum, conforme publicado no blog oficial do projeto.

Leia mais.

Ibovespa ganha força, mas não sai do negativo, a 109.811 pontos, queda de 0,34%
Investidores tendem a punir mais o Minerva (BEEF3) por exportações brasileiras menores
Minerva
Planta do Minerva, player exportador, que impacta mais seu desempenho (Imagem: Courtesy of Olymel/Handout via REUTERS.)

A tendência de recuo das exportações de carne bovina, confirmada nas estatísticas de novembro, se inclina mais sobre o desempenho da Minerva (BEEF3) na B3 (B3SA3).

Com o Ibovespa (IBOV) também em baixa, às 12h20, Marfrig (MRFG3) mantém a alta da terça e JBS (JBSS3) voltou ao positivo.

Leia mais.

Imóveis: Aluguéis de residências ficam mais baratos em novembro, segundo FGV
São Paulo
Indicador da FGV aponta que aluguéis caíram em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, porém, subiu no Rio de Janeiro (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O preço dos aluguéis de imóveis residenciais ficou mais barato em novembro, segundo o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar), ao recuar 0,36%. Com o resultado, o indicador desacelerou-se ante a alta de 0,10% em outubro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Ivar mede a evolução mensal dos valores de aluguéis de residências do mercado de imóveis no Brasil, com base em quatro das principais capitais brasileira.

Leia mais.

Wall Street abre em baixa com aumento dos temores de recessão
Wall Street, em Nova York
O Dow Jones Industrial Average caía 0,12% na abertura, para 33.556,4 pontos (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta quarta-feira, com alertas de recessão iminente dos principais banqueiros de Wall Street limitando o otimismo em torno do afrouxamento das restrições rígidas da Covid-19 na China.

O Dow Jones (DJI) caía 0,12% na abertura, para 33.556,4 pontos.

Leia mais.

Tesouro Direto hoje: Taxas operam amarradas em dia de decisão do Copom; saiba o que comprar
Tesouro Direto
Taxas no Tesouro Direto tem pouco variação antes da última decisão do Copom sobre a taxa Selic em 2022. (Imagem: Marcello Casals Jr.)

As taxas dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto operam com poucas variações nesta quarta-feira (7), com o mercado à espera da última decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre a taxa Selic em 2022.

Por volta das 11h30 (horário de Brasília), o Tesouro Prefixado 2025 rendia 13,12% ao ano, com cada investimento mínimo a R$ 31,01.

Leia mais.

Por que Vale (VALE3) tem maior queda do Ibovespa em dia de reunião com acionistas em NY?
ações, Vale
A revisão das estimativas de produção da Vale e o desempenho do minério de ferro na China são fatores importantes (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

As ações da Vale (VALE3) recuavam 3,71% na manhã desta quarta-feira (7), por volta das 11h40, liderando as quedas do Ibovespa.

O desempenho negativo acontece em meio ao Vale Day, evento com investidores que acontece na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), com início às 11h no horário de Brasília.

Leia mais.

Engie Brasil (EGIE3) se prepara para abertura de mercado livre e ajusta contratação até 2025
Energia Eletrica
Os esforços realizados para acessar o mercado de varejo elétrico elevam os custos da companhia, o que acaba sendo embutido nos preços de venda, a fim de garantir uma margem adequada nessas operações, acrescentou Mann (Imagem: Pixabay/Silberfuchs)

A Engie Brasil (EGIE3) se vê preparada para capturar novos clientes que devem migrar para o mercado livre de energia a partir de 2024, após ter lançado uma plataforma digital e produtos específicos para atender consumidores de pequeno porte, conhecidos como “varejistas” no setor elétrico, disseram executivos da companhia nesta quarta-feira.

Em reunião pública com investidores, diretores da geradora renovável afirmaram que têm trabalhado para valorar adequadamente os preços de venda de energia no “varejo elétrico”, já que esse segmento opera sob uma lógica diferente dos grandes clientes que as elétricas estão acostumadas a atender.

Leia mais.

Petrobras (PETR4): O que esperar da estatal com a saída do CEO
Caio Mario Paes de Andrade
BTG Pactual destacou que Andrade pode deixar a empresa antes das expectativas iniciais. (Imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

A confirmação de que o CEO da Petrobras (PETR4), Caio Paes de Andrade, aceitou convite do futuro governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para compor a equipe do próximo governo paulista é uma lembrança para o mercado das mudanças que estão por vir na estatal.

A empresa não diz até quando o presidente deverá permanecer no cargo, mas o mandato do executivo vai até abril de 2023. Integrantes do governo de transição, segundo a Reuters, gostariam que ele renunciasse antes, para agilizar a troca de comando.

Leia mais.

Ações da Vale (VALE3) recuam 2,6% e lideram as quedas do Ibovespa
Fundo imobiliário de shopping anuncia cisão; Ifix opera em alta
Fundos imobiliários Shopping
Índice de fundos imobiliários opera em alta tentando buscar o patamar de 2.900 pontos, após dois dias de queda (Imagem: Pixabay/@hpgruesen)

O fundo imobiliário Grand Plaza Shopping (ABCP11) informou há pouco ao mercado que fará uma reorganização societária com a Syn (SYNE3), Hedge Brasil Shopping (HGBS) e a sua administradora Rio Bravo Investimentos, resultando em uma cisão.

A operação, aprovada ontem em assembleia-geral extraordinária (AGE), permitirá que a fatia do patrimônio do fundo, de 61,41%, detida pela SYN enquanto cotista passe a ser detida única e exclusivamente pelo fundo SYN.

Leia mais.

Bitcoin (BTC) amanhece com perdas de 2% e espera indicadores globais; semana que vem deverá ser crucial
Bitcoin BTC mercados
Conforme o analista, essa semana acaba sendo um preparativo para semana seguinte, que além do FOMC, terá o número do índice de consumo nos Estados Unidos (Imagem: Pexels/shutter_speed)

O Bitcoin (BTC) e o mercado cripto amanheceram com leves perdas. A maior criptomoeda em valor de mercado chega a cair 2% na manhã desta quarta-feira (7). O Ether segue na mesma direção, e caiu 3%.

O valor do mercado recua 1,61% e passa a ser precificado a US$ 839,51 bilhões . Mas, segundo o índice Fear & Greed, o mercado está com menos medo do que o dia anterior

Leia mais.

Selic em 2023 vai chegar em 15% ao ano? PEC da Transição continua cara
Selic
Selic ainda tem espaço para subir mais antes de cair em 2023. Mercado ainda enxerga uma PEC de Transição cara. Leia a coluna do Beto Assad, consultor para o Kinvo. (Reprodução: Adobe Stock)

Acontece nesta semana a última reunião da Selic no ano. A expectativa é de que a taxa básica de juros seja mantida em 13,75% ao ano, patamar que alcançou em agosto deste ano e de lá não saiu mais.

Se a expectativa antes das eleições era de que a taxa pudesse iniciar um ciclo de queda a partir do segundo semestre de 2023, a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva e seus posteriores discursos mudaram tudo.

Leia mais.

Pesquisa do BCE mostra expectativas crescentes de inflação para o próximo ano
BCE
A inflação disparou este ano com os preços altos de energia e alimentos, e o BCE tem elevado os juros em um ritmo recorde para moderar pelo menos as expectativas de longo prazo (Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay)

As expectativas dos consumidores da zona do euro para a inflação no próximo ano subiram em outubro, mas as previsões para os próximos três anos se mantiveram estáveis em uma taxa ainda bem acima da meta de 2% do Banco Central Europeu, disse o BCE em uma pesquisa mensal nesta quarta-feira.

A inflação disparou este ano com os preços altos de energia e alimentos, e o BCE tem elevado os juros em um ritmo recorde para moderar pelo menos as expectativas de longo prazo.

Leia mais.

GPA (PCAR3) projeta margem de 8% a 9% em 2024
GPA
O GPA disse que o crescimento da margem está principalmente lastreado em três linhas do resultado (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

GPA (PCAR3) divulgou nesta quarta-feira (7) a meta de atingir a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustados entre 8% e 9% em 2024.

A empresa disse em fato relevante que o crescimento da margem está principalmente lastreado em três linhas do resultado: aumento da margem comercial, redução do nível de quebra e maior diluição das despesas corporativas.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) opera em queda, repercutindo a PEC e aguardando Copom
Ibovespa
Pregão do Ibovespa ainda conta com as definições da última reunião do Copom em 2022 (Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) abriu em queda nesta quarta-feira (7), depois de fechar em alta de 0,7% no último pregão. Por volta das 10h08, o índice recuava 0,53%, a 109,6 mil pontos.

Os mercados devem seguir reagindo à aprovação da PEC da Transição no Senado, que terminou de ser votada no fim do dia de ontem, dando o tom para o fechamento do Ibovespa no azul.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) abre em leve queda de 0,6%, repercutindo a PEC e aguardando o Copom
Vale (VALE3) projeta produzir 310-320 milhões de toneladas de minério de ferro em 2023
Vale
Dados foram divulgados para o mercado na manhã desta quarta-feira (7), antes do Vale Day (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad/File Photo)

A Vale (VALE3) atualizou as suas projeções para os próximos anos, e prevê produzir entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas de minério de ferro no próximo ano, ante 310 milhões de toneladas em 2022.

Os dados foram divulgados para o mercado na manhã desta quarta-feira (7), antes do evento com os acionistas da mineradora, o Vale Day.

Leia mais.

Day Trade: Venda Minerva (BEEF3), BRF (BRFS3) e outras 6 ações hoje para lucrar até 3,30%
ações Bolsa de Valores B3 day trade ibovespa
(Imagem: Kaype Abreu/Money Times)

A Ágora, o BTG Pactual e o PagBank indicaram a compra de Azul (AZUL4) e outras ações para esta quarta-feira (7). No entanto, papéis como CSN Mineração (CMIN3) e PRIO (PRIO3) figuram a lista de vendas. Confira:

Ágora
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Minerva BEEF3 11,51 11,35 1,39%  –  – 11,59
CSN Mineração CMIN3 3,80 3,75 1,32%  –  – 3,83
3R Petroleum RRRP3 33,87 33,40 1,39%  –  – 34,11

 

Leia mais.

Tesouro Direto hoje: Taxas abrem amarradas em dia de decisão do Copom sobre a Selic

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos de renda fixa disponíveis para compra e venda no Tesouro Direto que eram oferecidos por volta das 9h50 nesta quarta-feira (7):

Título Rentabilidade anual Investimento mínimo Preço Unitário Vencimento
TESOURO PREFIXADO 2025 13,12% R$ 31,01 R$ 775,39 01/01/2025
TESOURO PREFIXADO 2029 12,85% R$ 33,71 R$ 481,61 01/01/2029
TESOURO PREFIXADO com juros semestrais 2033 12,83% R$ 35,70 R$ 892,54 01/01/2033
TESOURO SELIC 2025 SELIC + 0,0356% R$ 125,10 R$ 12.510,59 01/03/2025
TESOURO SELIC 2027 SELIC + 0,1544% R$ 124,39 R$ 12.439,46 01/03/2027
TESOURO IPCA+ 2026 IPCA + 6,10% R$ 32,04 R$ 3.204,61 15/08/2026
TESOURO IPCA+ 2035 IPCA + 6,08% R$ 38,36 R$ 1.918,23 15/05/2035
TESOURO IPCA+ 2045 IPCA + 6,20% R$ 31,14 R$ 1.038,24 15/05/2045
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2032 IPCA + 6,09% R$ 40,38 R$ 4.038,02 15/08/2032
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2040 IPCA + 6,05% R$ 40,45 R$ 4.045,42 15/08/2040
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2055 IPCA + 6,13% R$ 39,40 R$ 3.940,24 15/05/2055
Day Trade: Banco do Brasil (BBAS3), Azul (AZUL4) e mais 7 ações para comprar nesta quarta e buscar até 3,96%
day trade ibovespa ações mercados
(Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A Ágora, o BTG Pactual e o PagBank divulgaram suas recomendações de investimento para esta quarta-feira (7). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

As ações indicadas

Ágora
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Ambev ABEV3 16,09 16,33 1,49%  –  – 15,97
Azul AZUL4 11,16 11,32 1,43%  –  – 11,08
Lojas Renner LREN3 21,66 21,97 1,43%  –  – 21,50

 

Leia mais.

GPA (PCAR3) projeta margem de 8% a 9% em 2024
Selic 2023: PEC da Transição poderá abrir caminho para Plano Safra acabar de vez
Frísia Milho Grãos
Se mercado perceber tendência de alta da Selic em janeiro, Plano Safra escasso acaba antes ainda (Imagem: Pixabay/chapkitt )

O que deverá proporcionar uma corrida ao crédito agrícola subsidiado é o Banco Central (Bacen) sinalizar mais preocupações com a PEC da Transição.

Não é esperada alteração nas taxas de juros nesta quarta (7), e, sim, a renovação das preocupações, com o desequilíbrio fiscal pelo rombo de R$ 198 bilhões acima do teto para o Auxílio Brasil, já manifestadas pela autoridade pelo presidente Roberto Campos Neto

Leia mais.

Vibra Energia (VBBR3) inaugura 1º posto 100% elétrico do país e planeja mais instalações em SP e RJ
Vibra Energia
A capital paulista receberá os dois próximos: até o fim do ano, a região do Canindé ganhará um posto 100% elétrico e, no primeiro trimestre de 2023, será inaugurado outro na Vila Olímpia (Imagem: REUTERS/Nacho)

A Vibra Energia (VBBR3) inaugura nesta quarta-feira o primeiro posto do Brasil totalmente dedicado à recarga de veículos elétricos e prevê instalar mais dois pontos do tipo na cidade de São Paulo até o início de 2023, disseram à Reuters executivos da companhia e da startup parceira EZVolt.

Segundo as empresas, o posto “100% elétrico” vem para atender a uma demanda principalmente de clientes corporativos, que vêm apostando nas frotas elétricas como forma de ganhar competitividade nos custos e reduzir sua pegada de carbono, ajudando a deslanchar a eletromobilidade no Brasil.

Leia mais.

Vendas de imóveis sobem em 2022; Veja segmento que puxou o movimento
imóveis
Imóveis veem crescimento nas vendas, lançamentos e entregas em 2022, puxados por médio e alto padrão (Imagem: Unsplash/Luana Azevedo)

O número de novos imóveis vendidos no Brasil acumula alta de 13,5% de janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Ao todo, pouco mais de 110 mil unidades foram vendidas no período.

O levantamento foi realizado com 18 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Leia mais.

Copa do Mundo: por que hoje não tem nenhum jogo no Catar; entenda
Copa do Mundo Catar 2022
Copa do Mundo no Catar repete tradição das edições anteriores e faz uma pausa de dois dias pela primeira vez desde o início do torneio (Imagem: REUTERS/John Sibley/File Photo)

A Copa do Mundo faz uma pausa de dois dias a partir de hoje e deixa torcedores de todo o mundo desolados. Mas essa privação de jogos não é uma exclusividade do torneio no Catar

Assim como aconteceu nas edições anteriores, depois de pouco mais de duas semanas seguidas de ao menos dois jogos por dia, não haverá nenhuma partida pela Copa do Mundo com o desfecho das oitavas-de-final. 

Leia mais.

Grupo Dasa (DASA3) define data para pagamento de R$ 165 milhões em JCP
JCP Dasa, Hospital Saude
Distribuição do JCP será feita com base na posição acionária na Dasa no dia 27 de dezembro de 2022 (Imagem: Pixabay)

O Grupo Dasa (DASA3) informou nesta quarta-feira (7) que definiu para 22 de dezembro o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP), em atendimento ao deliberado na reunião do conselho de administração realizada em 1 de março.

A empresa vai pagar R$ 165 milhões em juros sobre capital próprio. O valor corresponde a R$ 0,30 por ação da companhia.

Leia mais.

Dólar tem leve queda ante real com votação da PEC da Transição e Copom no radar
Dólar
Às 10:16 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,82%, a 5,2280 reais na venda (Imagem: Pixabay/Hans)

O dólar tinha queda frente ao real na manhã desta quarta-feira, em linha com o exterior, enquanto investidores mostravam algum alívio com a redução da expansão do teto de gastos prevista na PEC da Transição e aguardavam a votação do texto no plenário do Senado, em dia de decisão de política monetária do Copom.

Às 10:16 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,82%, a 5,2280 reais na venda.

Leia mais.

Dívida dos governos da América Latina é resiliente a pressões externas, diz Fitch
Fitch
Em uma nota, a Fitch observou que os aumentos agressivos dos juros pelo Federal Reserve, seguidos por muitos bancos centrais latino-americanos, deverão ajudar a conter a inflação alta na região (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A dívida soberana dos governos da América Latina oferece alguma resiliência em relação às pressões externas esperadas para o próximo ano, mesmo com a desaceleração da economia global, disse a agência de classificação de risco Fitch Ratings na terça-feira.

Em uma nota, a Fitch observou que os aumentos agressivos dos juros pelo Federal Reserve, seguidos por muitos bancos centrais latino-americanos, deverão ajudar a conter a inflação alta na região.

Leia mais.

Soja volta a subir e IGP-DI tem queda de 0,18% em novembro, diz FGV
Colheita de soja em Mato Grosso
A expectativa em pesquisa da Reuters era de um recuo de 0,19%, e o resultado levou o índice a acumular em 12 meses alta de 6,02% (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker PW)

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a cair 0,18% em novembro após queda de 0,62% no mês anterior, uma vez que os preços da soja voltaram a subir e a deflação do minério de ferro perdeu força no índice ao produtor, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de um recuo de 0,19%, e o resultado levou o índice a acumular em 12 meses alta de 6,02%.

Leia mais.

Crescimento econômico da Zona do Euro é revisado para cima por gastos de famílias e empresas
Os resultados ficaram acima das estimativas preliminares da agência de 0,2% e 2,1% publicadas em meados de Novembro (Imagem: REUTERS/Nacho Doce/File Photo)

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu um pouco mais do que inicialmente estimado, mostraram dados da agência europeia de estatísticas Eurostat nesta quarta-feira, com os gastos das famílias e o investimento empresarial sustentando a economia.

A Eurostat disse que o crescimento do PIB no terceiro trimestre foi de 0,3% nos 19 países da zona do euro no período de julho a setembro em relação ao trimestre anterior, e de 2,3% na comparação anual.

Leia mais.

Ibovespa futuro perde os 110 mil pontos e dólar volta a subir nesta quarta (7)
B3 Ibovespa 56
Ibovespa futuro recua e dólar sobe nesta quarta (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa futuro abriu esta quarta-feira (7) em queda de 0,96%, cotado aos 109.640 pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou o dia no verde, com valorização de 1,10%, aos 110.700 pontos. 

Leia mais.

Minério de ferro e metais caem em resposta fria ao foco de Pequim no PIB
Minerio de ferro
(Imagem: REUTERS/Muyu Xu)

Os mercados de metais ignoraram as medidas de Pequim para reverter as regras de Covid e impulsionar o crescimento econômico, com preços e investidores no aguardo de sinais mais claros de recuperação da demanda.

A China relaxou uma série de restrições de vírus na quarta-feira, em um recuo de políticas rigorosas que abalaram os mercados este ano. Os principais líderes do país também sinalizaram um foco renovado no crescimento econômico.

Leia mais.

China alivia restrições em distanciamento de Covid Zero
China Coronavírus
O ritmo acelerado das mudanças reflete a pressão sobre o presidente chinês, Xi Jinping, para encontrar uma saída para a crise e calar o descontentamento da população (Imagem: REUTERS/Thomas Peter)

A China anunciou medidas nesta quarta-feira que marcam um distanciamento definitivo de sua política Covid Zero, ao aliviar uma série de restrições que persistiram por muito tempo enquanto o resto do mundo já convivia com o coronavírus.

Ao eliminar as bases da estratégia de eliminação do vírus, como isolar pessoas contagiadas em campos de quarentena centralizados, a China decidiu mudar a marcha mais rápido do que o esperado.

Leia mais.

Revés do IRB (IRBR3), avanço da Petrobras (PETR4) e dividendos da Alupar (ALUP11); veja destaques
IRB
A assembleia geral da Alupar aprovou nova política de dividendos. (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

Um novo revés para o IRB (IRBR3), o início de mais um processo de venda pela Petrobras (PETR4) e o anúncio de pagamento de dividendos pela Alupar (ALUP11) são alguns dos destaques desta quarta-feira (7).

A agência de classificação de risco S&P rebaixou o rating do IRB de AAA para AA, com perspectiva negativa.

Leia mais.

Ainda dá para lucrar com VALE3? Melhor pagadora de dividendos de 2022 é ‘queridinha do mercado’, segundo 20 analistas
ações, Vale, dividendos, mercados
Vale lidera como melhor pagadora de dividendos para dezembro (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

A Vale (VALE3) é a pagadora de dividendos favorita dos analistas de mercado para ter na carteira no mês de dezembro. Segundo as corretoras, os principais fatores que tornam a ação atrativa são o valuation, o atual programa de recompra de ações e a “robusta” geração de caixa.

O papel recebeu 11 indicações nas carteiras recomendadas mensais, segundo levantamento realizado pelo Money Times com 20 corretoras.

Leia mais.

Banco Central deve encerrar 2022 com Selic em 13,75%: Veja o que movimenta a quarta-feira
Banco Central regulação criptomoedas
O mercado não descarta a possibilidade de o Banco Central retomar o ciclo de aperto monetário no ano que vem – é projetado um reajuste de 0,25 ponto percentual na Selic entre fevereiro e março. (Imagem: Agência Brasil)

Hoje acontece a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano. As expectativas do mercado não são de altas nos juros, mas sim de um tom rigoroso no comunicado do Banco Central.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, já sinalizou mais de uma vez que a autoridade monetária está preocupada com o risco fiscal do novo governo.

Leia mais.

China e Argentina já puxam US$ 0,12 do intervalo de vários dias da soja; milho e trigo se recuperam
Soja encontra mais suporte em fundamentos e Chicago tem compras técnicas do milho e trigo

As 130 mil toneladas de soja que os Estados Unidos venderam para a China segunda, mais as 264 mil da terça (fora 240 mil para outros destinos) tiraram a commodity do intervalo de até US$ 14,50 no vencimento mais líquido de Chicago.

É o que o mercado sempre vem aguardando para a cotação do marasmo.

Leia mais.

IRB (IRBR3) sofre mais um revés e é destaque nos jornais nesta quarta-feira (7)
IRB
Leia as principais notícias dos jornais e já comece o dia bem informado. Veja o que aconteceu com o IRB (IRBR3). (Imagem: Unsplash/Tim Mossholder)

Veja as principais manchetes dos jornais nesta quarta-feira (7), com destaque para o que aconteceu com o IRB (IRBR3), uma notícia que os analistas já temiam:

Política

Bolsa Família
Valor aprovado é suficiente para bancar promessas de campanha de Lula. (Imagem: Camila Domingues/Palácio Piratini)

Na CCJ, senadores aprovam PEC da transição com R$ 145 bi fora do teto por dois anos –
O texto aprovado retira R$ 145 bilhões por ano, em 2023 e 2024, do teto de gastos. O valor é menor que os R$ 198 bilhões previstos inicialmente na proposta e diferente do que foi colocado em discussão na CCJ que previa aumentar o limite do teto de gastos em R$ 175 bilhões – Money Times

Leia mais.

Ambev (ABEV3) vai pagar R$ 0,76 por ação em juros sobre capital próprio
Ambev JCP
A partir de 20 de dezembro, as ações e ADRs da Ambev passam a ser negociados como ex-JCP (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A Ambev (ABEV3) anunciou que irá pagar R$ 0,76 por ação em juros sobre capital próprio (JCP), conforme divulgou ao mercado nesta quarta-feira (7).

O pagamento acontece com base nos saldos disponíveis, no balanço extraordinário de 31 de outubro de 2022, e na reserva de investimentos da empresa, constante do balanço de 31 de dezembro de 2021, os quais são imputados aos dividendos mínimos obrigatórios.

Leia mais.

Ibovespa hoje: Sem Copa, com PEC mais enxuta e Copom duro
Ibovespa
Ibovespa tem hoje primeiro pregão sem jogos desde o início da Copa do Mundo e desloca radar para PEC da Transição mais enxuta e comunicado duro do Copom (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa vive hoje o primeiro pregão desde meados do mês passado sem nenhum jogo da Copa do Mundo para acompanhar. Apesar de a interferência nos negócios locais ocorrer apenas em dias em que a seleção brasileira entra em campo, os investidores podem aproveitar essa privação vinda do Catar para ajustar suas carteiras.

Ainda mais porque vem novidades de Brasília. Os mercados domésticos já estavam praticamente fechados ontem quando a CCJ aprovou um texto desidratado da PEC da Transição. Apenas a bolsa brasileira teve uma reação positiva, acelerando os ganhos logo na reta final da sessão. 

Leia mais.

Comércio da China tem maior queda em 2 anos e meio por Covid
As importações sofreram uma forte queda de 10,6% depois de recuo de 0,7% em outubro, ainda que mais fraca do que o declínio de 6,0% esperado (Imagem: REUTERS/Stringer/File Photo)

As exportações e importações da China contraíram no ritmo mais acentuado em pelo menos dois anos e maio em novembro, com a demanda fraca tanto no exterior quanto no país, problemas de produção devido à Covid e os problemas do setor imobiliário ampliando a pressão sobre a segunda maior economia do mundo.

A retração foi muito pior do que os mercados haviam previsto, e os economistas estão prevendo um novo período de declínio das exportações, destacando um forte recuo no comércio mundial conforme consumidores e empresas cortam gastos em resposta aos movimentos agressivos dos bancos centrais para domar a inflação.

Leia mais.

Ações da China caem com realização de lucros após flexibilização de medidas contra a Covid
Ásia
O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,25%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,4% (Imagem: REUTERS/Aly Song/File Photo)

As ações na China caíram nesta quarta-feira, uma vez que alguns investidores realizaram lucros depois que o governo anunciou mudanças para aliviar as restrições contra a Covid.

O sentimento também foi prejudicado por dados comerciais sombrios que mostraram que as exportações e importações da China contraíram mais acentuadamente do que o esperado em novembro, em meio a uma demanda decrescente no país e no exterior, somando-se aos temores de uma recessão global.

Leia mais.

Mercados globais não estão para peixe nesta quarta-feira (7) e eis o porquê
Mercados globais
Mercados globais aguardam clareza sobre a economia e operam em cima do muro nesta quarta-feira. (Imagem: Reuters/Mike Segar)

Os mercados globais operam sem vigor nesta quarta-feira (7), indicando mais uma vez que o mar não está para peixe, enquanto o investidor não tiver clareza sobre a situação econômica do mundo, sobretudo dos EUA e da China.

Os índices futuros de ações em Nova York abriram de lado, com o S&P 500 registrando leve queda de 0,1%.

Leia mais.

Minério de ferro (contrato de maio/23) fecha em leve baixa de 0,13% em Dalian (China), a 779 yuans a tonelada métrica (após ajuste)
ADRs da Petrobras sobem 2,55% no pré-mercado em NY; da Vale sobe 0,12%
Ibovespa em dólar (EWZ) cai 3,03% no pré-mercado em NY
Petróleo WTI recua 1,17%, a US$ 73,40 o barril; Brent cai 1,15%, a US$ 78,43
Índice DXY tem leve baixa de 0,02%, aos 105.56 pontos; euro oscila com +0,08%, a US$ 1,0474
Bolsas da Ásia fecham em queda: Hong Kong afunda 3,22% e Tóquio cai 0,72%
Índice pan-europeu Stoxx 600 recua 0,16%, aos 438.20 pontos; Londres avança 0,28%
NY/Futuros: Dow Jones +0,06%; S&P +0,01% e Nasdaq -0,14%
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar