Bitcoin cai após nova suspensão na China; confira desempenho do mercado cripto

21/06/2021 - 10:32
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Confira um resumo semanal sobre notícias relevantes relacionadas a cripto: bitcoin despenca após província de Sichuan suspender atividades de mineração, Ethereum se aproxima de sua atualização London e Binance se prepara para lançar sua plataforma de NFTs (Imagem: Unsplash/behy_studio)

Mercados de bitcoin (BTC) despencaram para US$ 32 mil na última semana. O bitcoin terminou a semana abaixo de 15%, prejudicando o anterior desempenho positivo de preço.

A segunda e terceira maiores criptomoedas na tabela de capitalização da Brave New Coin (BNC), ether (ETH) e binance coin (BNB), terminaram a semana em uma queda de 20% e 8%, respectivamente.

Na sexta-feira passada (18), a Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma de Sichuan e o Departamento de Energia de Sichuan emitiram um comunicado em conjunto, exigindo a suspensão de 26 projetos de mineração de criptomoedas na região até esse domingo (20).

Colin Wu, repórter local de blockchain, noticiou que grande parte das fazendas de mineração desligaram suas máquinas em resposta ao alerta.

Os desligamentos parecem ter tido um efeito imediato nos intervalos entre produção de blocos do Bitcoin, pois alguns blocos demoraram até uma hora para serem transmitidos nesse fim de semana.

Atualmente, o Centro de Cambridge de Finanças Alternativas (CCAF, na sigla em inglês) registra Sichuan como a segunda maior província chinesa de mineração de bitcoin.

Historicamente, mineradores de bitcoin migraram operações para Sichuan durante o meio do ano para obter vantagem da hidroeletricidade barata disponível na região durante a temporada chuvosa.

A atual repressão da China sobre a mineração de criptomoedas, que começou em maio, já teve efeito na taxa de hashes do Bitcoin e na distribuição.

A taxa de hashes da rede caiu 27,9% desde 14 de maio e, atualmente, está em 117 milhões de terahashes por segundo (TH/s), tendo chegado a 199 milhões TH/s em abril.

Foundry USA, uma mineradora americana, operada pelo Digital Currency Group (DCG), agora se tornou na sétima maior produtora de taxa de hashes do mundo.

Pools de mineração com operações dispersas, como ViaBTC, conseguiram equilibrar as quedas na taxa de hashes em comparação a Antpool e Binance Pool, que passaram por quedas de até 25% na taxa de hashes nas últimas 24 horas.

Desde a última sexta-feira, o preço do bitcoin caiu 6%. Opiniões divergem sobre a possibilidade de o preço do bitcoin seguir sua taxa de hashes ou vice-versa.

No contexto atual, a taxa de hashes está caindo, independente do preço, por conta das ações dos reguladores chineses. Agora, a questão é se investidores irão fazer com que o preço caia ainda mais.

O que vem por aí esta semana?

24 de junho: lançamento do Binance NFT

Mesmo com a queda no mercado de NFTs, a Binance acredita que essa indústria ainda tem muito a oferecer (Imagem: Binance/Blog)

Nesta quinta-feira, Binance NFT, o novo mercado não custodial de tokens não fungíveis (NFTs) da corretora, será lançado, com um programa inaugural de 100 Criadores” que apresenta conteúdos de criadores de todo o mundo.

A plataforma será lançada como uma alternativa ao ecossistema de NFTs da Ethereum, com foco na facilidade de uso e taxas mínimas de transação. O preço do token BNB caiu 8% esta semana.

24 de junho: atualização London, da Ethereum, será lançada na rede de testes Ropsten

A bifurcação drástica (ou “hard fork”) London, da Ethereum — que vai apresentar uma reformulação no modelo de gás da rede —, está a caminho.

Nesta quinta-feira, a versão da London será lançada na Ropsten, a rede de testes da Ethereum que mais se assemelha à rede original em operação.

London e EIP-1559, uma das principais atualizações, irá tornar as taxas de gás mais confiáveis e consistentes. O preço do ETH caiu 20% na última semana.

Top 10 criptoativos da semana

(Imagem: BNC/tabela de capitalização de mercado)

Foi uma semana difícil para a maioria dos ativos de grande capitalização na tabela da Brave New Coin (BNC). DOGE foi um dos maiores perdedores da última semana, caindo 38%.

Em uma recente participação a um podcast, Sam Bankman-Fried (SBF), CEO da corretora FTX, descreveu dogecoin como o ativo do ano para 2020 e 2021 porque o token reflete melhor nossa atual situação econômica, o ativo que “todos escolhemos, que todos merecemos — por bem ou por mal”.

“Desonestidade”: João Hazim, da Escola Cripto,
fala sobre bitcoin, Elon Musk e dogecoin

Gráfico de preço do bitcoin

(Imagem: BNC/BLX)

O preço de bitcoin foi negociado abaixo do esperado durante a semana antes da notícia de repressão a atividades de mineração em Sichuan na última sexta-feira (18).

Porém, a Glassnode informou que uma métrica fundamental sofreu uma reversão positiva. A quantidade líquida de bitcoin em corretoras esteve negativa pela primeira vez desde o início de maio.

Isso sugere que o bitcoin está migrando para carteiras privadas e a pressão de venda nos mercados está diminuindo.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 21/06/2021 - 14:34

Pela Web