Acompanhe o Ibovespa e os mercados em Tempo Real. (Imagem: Patrícia Monteiro/Bloomberg)
RESUMO: O Ibovespa (IBOV) testou alta nesta quarta-feira (22), mas acabou terminando o pregão no negativo, seguindo o enfraquecimento dos índices em Wall Street, após decisão do Federal Reserve (Fed). O índice de referência da Bolsa brasileira recuou 0,77% hoje, a 100.220,63 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O banco central dos Estados Unidos elevou a taxa de juros do país em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 4,75-5%, em linha com as expectativas dos mercados. Agora, a grande questão, com a quebra dos bancos SVB Financial Group e Signature Bank, é saber se o Fed realmente colocará fim ao ciclo de elevações dos juros.
No cenário doméstico, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou a manutenção da Selic em 13,75%.
[the_ad id=”616000″]
Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real. Veja os destaques.
19h38
Copom segue vigilante e indica que não vai hesitar em retomar aperto monetário; confira o que diz o comunicado
O Copom afirmou que não vai hesitar em retomar o ciclo de ajuste caso a inflação saia do controle; saiba mais. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou nesta quarta-feira (22) que não vai hesitar em retomar o ciclo de ajuste caso a inflação saia do controle, em comunicado que acompanhou a decisão de manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75%.
Foi a segunda reunião do comitê do Banco Central (BC) desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que é contrário ao entendimento da autoridade monetária em manter o nível dos juros elevado no país.
Mercado se iludiu com eventual corte na Selic em maio e se depara com Banco Central inabalável
O mercado não apostava em uma redução já nesta reunião. No entanto, esperava por uma sinalização do Banco Central para o futuro.(Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano e deixou claro que a manutenção da taxa básica de juros é necessária. Este é o maior patamar da taxa desde janeiro de 2017, onde a Selic está estacionada desde agosto.
O mercado não apostava em uma redução já nesta reunião. No entanto, esperava por uma sinalização de que o Banco Central já estaria de olho em reajustes para baixo. O comunicado, por outro lado, mostrou uma autoridade monetária firme e que ignora as pressões do governo.
Copom não vai hesitar em retomar ciclo de ajuste caso inflação volte a subir
18h47
Copom: Incertezas sobre arcabouço fiscal e trajetória da dívida persistem
18h45
Copom: Incerteza em projeções é maior do que o usual
18h43
Copom: Indicadores reforçam cenário de desaceleração da inflação no Brasil
18h41
Copom: Episódios com bancos nos EUA e Europa elevaram incerteza
18h33
Copom: Sem surpresas, Banco Central mantém Selic em 13,75%
A dúvida agora é de até quando o Banco Central vai manter o período de manutenção da Selic. (Imagem: Agência Brasil)
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Este é o maior patamar da taxa básica de juros desde janeiro de 2017, onde a Selic está estacionada desde agosto.
A decisão de hoje corresponde ao consenso do mercado. A dúvida agora é de até quando o Banco Central vai manter o período de manutenção da Selic. Os mais otimistas apontam para cortes já na reunião de maio.
Por que Wall Street tombou, mesmo com fim de ciclo de juros no horizonte?
Índices dos EUA caem com fala de Powell (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)
Os índices acionários de Nova York fecharam em forte queda nessa quarta-feira (22), após o comunicado do Federal Reserve indicar uma alta de 0,25 ponto-percentual na taxa de juros dos EUA, muito possivelmente a última do ciclo iniciado há um ano.
Bitcoin (BTC): Por que criptomoeda cai após decisão do Fed?
Opiniões dos especialistas convergem de forma unânime para a tese de que o Bitcoin estava “animado demais” (Imagem: Unsplash/Pierre Borthiry – Peiobty)
O Bitcoin (BTC) parece reagir de maneira negativa à decisão do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (22). A criptomoeda recua mais de 4% e é negociada no patamar de US$ 26.900.
A criptomoeda alterna movimentos de altas e baixas, tentando entender o impacto do novo aumento na taxa de juros dos Estados Unidos. Analistas comentam que a decisão já estava precificada.
Copom: Qual decisão pode ter efeito negativo nos fundos imobiliários?
Antes de decisão do Copom, índice de fundos imobiliários tem mais um dia volátil e fecha com sinal negativo (Imagem: Adobe Stock/Montagem Giovanna Figueiredo)
Antes da decisão de política monetária do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), o índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 fechou com ligeira queda de 0,04% no pregão desta quarta-feira (22), aos 2.768 pontos.
No entanto, o Ifix exibiu mais um dia de volatilidade e segue firme abaixo da marca de 2.800 pontos. Além disso, o volume de negócios segue baixo e foi novamente o menor do mês.
Imposto de Renda: 5 milhões de declarações já foram entregues; veja como declarar e se juntar ao número
Mais de 5 milhões de declarações do Imposto de Renda já foram entregues à Receita Federal (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
Até às 16h desta quarta-feira (22), uma semana após o início do período do Imposto de Renda 2023, a Receita Federaljá recebeu 5.416.166 declarações.
Segundo os dados divulgados pela Receita, o modelo simplificado foi usado pela maior parte dos contribuintes que já declararam, representando 57% das declarações. Ainda, das declarações entregues, 84,02% têm valores a restituir.
Petróleo sobe 2% com dólar fraco após decisão sobre juro nos EUA
Os contratos futuros de petróleo Brent subiram 1,37 dólar, ou 1,8%, para fechar em 76,69 dólares o barril (Imagem: REUTERS/Stephane Mahe)
Os preços do petróleo subiram cerca de 2% para uma máxima de uma semana nesta quarta-feira, com o dólar caindo para uma mínima de seis semanas depois que o Federal Reserve dos EUA entregou um pequeno aumento esperado nas taxas de juros, sugerindo que estava prestes a interromper altas futuras.
Os contratos futuros de petróleo Brent subiram 1,37 dólar, ou 1,8%, para fechar em 76,69 dólares o barril, enquanto WTI dos EUA terminou com ganho de 1,23, ou 1,8%, 70,90 dólares.
Dólar reduz perdas, mas fecha em queda após sinais do Fed; saiba a quanto
No Brasil, o dólar vinha sustentando pequenos ganhos antes do Fed. Após o comunicado, a moeda norte-americana virou para o negativo (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)
O dólar à vista fechou em baixa ante o real nesta quarta-feira, na esteira do cenário externo, onde a moeda norte-americana também recuava ante outras divisas após o Federal Reserveanunciar um aumento de 0,25 ponto percentual em sua taxa básica, para a faixa de 4,75% a 5,00% ao ano, como era esperado.
Em seu comunicado, divulgado às 15h (horário de Brasília), o Fed também sinalizou que pode promover apenas mais uma elevação de juros, antes de dar fim ao atual ciclo de aumentos.
Ifix fecha em queda de 0,03%, aos 2.769 pontos (dados preliminares)
17h03
NY: Dow Jones cai 1,63%; S&P 500 e Nasdaq perdem 1,60%
17h02
NY: Powell ‘frustra’ corte de juros para o ano e ações terminam pregão em forte queda
17h00
Selic a 13,75% mantém Brasil como maior pagador de juros reais do mundo; nem corte retira país da liderança
Selic deve permanecer em 13,75% hoje, mantendo o Brasil no topo do ranking de maior pagador de juros reais do mundo pela quarta vez seguida (Imagem: Adobe Stock)
O Brasil deve seguir como o maior pagador de juros reais do mundo nesta quarta-feira (22), seja qual for a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), logo mais (18h30). É o que aponta levantamento da Infinity Asset, elaborado em parceria com o portal MoneYou.
Conforme o estudo, caso o Copom confirme a previsão de manutenção da taxa Selic em 13,75%, o Brasil seguirá no topo do ranking de juros reais, com taxa de 6,94%. O estudo desconta a inflação projetada para os próximos 12 meses (ex-ante), tendo como referência o Boletim Focus.
Cacau atinge máxima de mais de 2 anos em NY, açúcar também sobe
O contrato maio do cacau de Nova York fechou em alta de 57 dólares (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)
Os contratos futuros de cacau de Nova York na ICE atingiram o nível mais alto em mais de dois anos nesta quarta-feira, impulsionados pelo aperto na oferta, enquanto o açúcar branco subiu para um pico de seis meses.
Cacau
O contrato maio do cacau de Nova York fechou em alta de 57 dólares, ou 2,0%, para 2.874 dólares a tonelada –máxima para o primeiro vencimento desde dezembro de 2020.
Apesar de o comunicado apontar para o fato de que o banco central americano não descarta novas altas para puxar a inflação de volta para a meta de 2%, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse durante coletiva que a autoridade monetária avaliou “uma eventual pausa no aperto”.
Bitcoin (BTC) tem reação volátil ao Fed e tenta entender se decisão é boa para o mercado
Analistas comentam que mercado de criptomoedas já estava precificando esta decisão (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)
O Bitcoin (BTC) parece reage de maneira indefinida à decisão do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (22).
A criptomoeda alterna movimentos de altas e baixas, tentando entender o impacto do novo aumento na taxa de juros dos EUA. Analistas comentam que a decisão já estava precificada.
Powell: As condições financeiras parecem ter se apertado e provavelmente mais do que dizem os índices tradicionais
16h13
Powell: É difícil dizer como o aperto de crédito pode ajudar a promover um pouso suave da economia
16h11
Powell: Acompanhamos caso Credit Suisse, que parece ter tido um resultado positivo
16h10
Powell: Estamos muito focados em baixar a inflação
16h10
Powell comenta sobre Credit Suisse
16h09
Dólar derrete após mensagem do banco central dos EUA; veja a quanto
Dólar acelera perdas após Fed elevar taxa de juros, mas mercado recalcula rota com mensagem do banco central dos EUA (Imagem: Shutterstock)
Após exibir forte volatilidade e operar sem direção única, o dólar à vista acelerou as perdas a R$ 5,20 após a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Conforme esperado, a autoridade monetária elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual (p.p.), para a faixa entre 4,75% e 5,00%. Entretanto, uma mensagem do Fed faz o mercado recalcular a rota.
Após comentários de Powell, Fed Funds ‘dá por encerrado’ aperto monetário; apostas majoritárias (53.5%) veem manutenção de juros em maio
16h08
Powell: Se o Banco Central não colocar a inflação de volta no lugar, certifique-se de que as expectativas de inflação permaneçam ancoradas
16h07
Powell: Temos instrumentos para proteger depositantes, se houver riscos, e os usaremos
16h07
Ibovespa (IBOV) volta a cair com reversão em Wall Street
O Ibovespa (IBOV) desacelerou, acompanhando a reversão de humor em Wall Street, com os índices acionários de lá operando em queda. O índice brasileiro voltou a cair. Às 16h06, recuava 0,17%, abaixo dos 100 mil pontos.
16h06
LCAs e LCIs que rendem até 16% ao ano, pagando juros acima da taxa Selic a 13,75%
LCAs e LCIs são investimentos de renda fixa sem cobrança de imposto de renda como forma de incentivar o agronegócio e o setor imobiliário. (Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR)
NY: Bolsas voltam para o negativo, após Powell dizer que não cortará juros em 2023
16h04
Powell responde a perguntas de jornalistas
16h00
Powell: Se precisarmos aumentar as taxas, nós o faremos
15h59
Powell: Caso cenário projetado se confirme, dirigentes não preveem corte de juros em 2023
15h59
Powell: Dirigentes esperam crescimento razoavelmente fraco, com queda gradual da inflação
15h57
Powell: No final das contas, faremos o suficiente para reduzir a inflação para 2%; ninguém deve duvidar disso
15h56
Powell: As políticas devem ser rígidas o suficiente para reduzir a inflação para 2% ao longo do tempo
15h56
Powell: Para fins de nossa ferramenta de política monetária, estamos analisando o que está acontecendo entre os bancos
15h54
Powell: Como isso aconteceu é a questão
15h53
Powell: Sabemos que o SVB experimentou uma corrida bancária maciça e rápida sem precedentes
15h52
Powell: Eles expuseram o banco a riscos significativos de liquidez e risco de taxa de juros
15h52
Powell: A administração do Silicon Valley Bank falhou terrivelmente
15h50
Powell: A inflação de bens vem caindo há seis meses
15h50
Powell: Há um processo de desinflação em andamento no país
15h50
Powell: Ao avaliar próximas altas, olharemos dados e efeito do aperto no crédito
15h50
Powell: Avaliamos hoje eventual risco de contágio para outros bancos
15h49
Dólar acelera perdas e vai a R$ 5,20 após Fed indicar pausa na alta de juros nos EUA
15h47
Powell destaca que uma eventual crise no crédito não foi o que levou ao reajuste de 0,25 pp
15h46
Powell diz que Fed está de olho na crise financeira, mas que baseia suas decisões nos dados macroeconômicos
15h45
Ibovespa (IBOV) acelera com ajuda de Powell
Levantado pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o Ibovespa (IBOV) acelerou movimento altista.
Seguindo Wall Street, o índice operava em campo positivo às 15h45. A alta era de 0,51%, na faixa dos 101,5 mil pontos.
15h44
Powell: Nós avaliamos uma eventual pausa no aperto nesta reunião
15h44
Powell: É importante mantermos essa confiança com nossas ações e também com nossas palavras
15h42
Powell: Se a economia não evoluir como projetado, o rumo da política se ajustará conforme apropriado para promover nossas metas de máximo emprego e estabilidade de preços
15h41
Powell: Agora, prevemos que alguma política adicional de firmeza pode ser apropriada
15h41
Powell: Não afirmamos mais que prevemos que os aumentos contínuos das taxas serão apropriados para conter a inflação
15h40
Ibovespa (IBOV) opera volátil com discurso de Powell
A volatilidade tomou conta do Ibovespa (IBOV) em meio ao discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), após a elevação das taxas de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual.
Às 15h39, o índice brasileiro mostrava leve avanço de 0,02%, tocando os 101 mil pontos.
15h40
Powell: Tomaremos nossa decisão a cada reunião, com foco em dados e no quadro econômico
15h39
Powell: É muito cedo para determinar a extensão desses efeitos e muito cedo para dizer como a política monetária deve responder
15h39
Powell: Acreditamos que os acontecimentos no sistema bancário nas últimas duas semanas resultarão em condições de crédito mais restritivas
15h38
Powell: Desde a nossa reunião anterior do Fomc, os indicadores econômicos são mais fortes do que o esperado
15h37
NY: Bolsas operam em grande volatilidade, com comentários do presidente do Fed, Jerome Powell
15h37
Powell: Apesar da inflação elevada, as expectativas de inflação de longo prazo parecem permanecer bem ancoradas
15h37
Powell: Leituras recentes indicam que as pressões inflacionárias continuam altas
15h36
Powell: A inflação permanece bem acima de nossa meta de longo prazo de 2%
15h36
Powell: Os participantes do FOMC esperam que as condições de oferta e demanda no mercado de trabalho cheguem a um melhor equilíbrio ao longo do tempo
15h35
Powell: A taxa de desemprego permaneceu baixa em fevereiro, em 3,6%
15h35
Powell: O mercado de trabalho continua extremamente apertado
15h35
Fed Funds: apostas (51.3%) ainda preveem alta ‘residual’ de 0,25 pp. na reunião de maio do Fed
15h35
Powell: Quase todos os participantes veem os riscos para o crescimento do PIB
15h34
Powell: Usaremos todos os instrumentos para garantir que sistema bancário siga sólido e seguro
15h33
Powell: Buscamos garantir que ampla liquidez seja fornecida ao sistema bancário
15h33
Powell: Adotamos ações decisivas para apoiar economia e sistema bancário
15h33
NY: Ações de bancos majoritariamente negativas, após anúncio de alta de juros
15h32
Powell: A inflação segue alta e o mercado apertado
15h31
Bitcoin (BTC) ainda tem reação morna à decisão do Fed
15h31
Powell: Nas últimas semanas, problemas isolados minaram as confianças dos bancos
15h30
Começa coletiva de Jerome Powell
15h27
Powell fala em instantes
A expectativa é se Powell sinalizará quando o banco central planeja encerrar o ciclo de apertos e mantenha os juros altos por um tempo prolongado. Além disso, ele deve comentar sobre os riscos trazidos pela crise bancária causada pela quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e do Credit Suisse.
15h26
Fed indica pausa no aperto de juros após alta residual neste mês; entenda
Fed ainda não disse, mas gráfico de pontos indica fim do ciclo de aperto na taxa de juros dos EUA após alta de 0,25pp hoje (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via REUTERS)
O Federal Reserve ainda não disse, mas o chamado gráfico de pontos (dot plots) já indica um fim do ciclo de aperto da taxa de juros nos Estados Unidos. Isso porque o documento traz as projeções do Fed para as principais variáveis macroeconômicas.
Coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed, começa em 10 minutos
Powell explicará a decisão do banco central americano e deve comentar sobre próximos passos da política monetária nos EUA.
15h13
NY: Prêmio sobre treasuries cai com comunicado de Fed; T-bills de 2 anos caem para 4,061% e T-notes de 10 anos caem para 3,536%
15h11
Fed aponta que suas decisões futuras levarão em conta o desenvolvimento do setor financeiro
15h10
Ibovespa (IBOV) reage à decisão do Fed sobre juros dos EUA
Seguindo a melhora de humor em Wall Street, o índice de referência da Bolsa brasileira engatou tendência de alta acelerada após o Federal Reserve (Fed) subir a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, a 4,75-5%.
15h09
Fed antecipa que algum endurecimento adicional da política pode ser apropriado para retornar a inflação para 2%
15h09
Fed: O Fomc busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo
15h08
Confira as principais projeções macroeconômicas do Fed no ‘gráfico de pontos’ (dot plot)
15h07
Dólar passa a cair após EUA elevar juros mais uma vez
15h06
Bitcoin (BTC) sobe 0,6%, após Fed sinalizar fim de aperto monetário
15h06
Fed: Taxa de desemprego em 2023 deve ser de 4,5%, segundo gráfico de pontos
Previsão no dot plot de dezembro era de taxa de 4,6%
15h04
Fed: Previsão de inflação pelo PCE em 2023 é de 3,3%, segundo gráfico de pontos
Em dezembro, estimativa de alta da inflação era de 3,1%
Fed: PIB deve ter alta de 0,4% em 2023, aponta gráfico de pontos
Previsão em dezembro era de expansão de 0,5%
15h02
Fed: Taxa de juros deve ficar em 5,1% em 2023, aponta gráfico de pontos
Previsão é a mesma de dezembro do ano passado
15h02
NY: Nasdaq, Dow Jones e S&P 500 avançam, depois de Fed comunicar aumento de 0,25 pp. na taxa de juros
15h01
AO VIVO: Powell comenta decisão do Fed de elevar juros em 0,25 pp em meio à crise bancária; confira
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participa de uma coletiva para comentar sobre o reajuste nos juros americanos. O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a meta da taxa de jurosde referência do Fed em 0,25 ponto percentual. A taxa agora se encontra no intervalo entre 4,75% e 5%.
Fluxo cambial no Brasil +US$ 5,320 bi em março até dia 17, mostra BC
No acumulado do ano até 17 de março, o Brasil registra fluxo cambial total positivo de 14,263 bilhões de dólares (Imagem: REUTERS)
O Brasilregistrou fluxo cambial total positivo de 5,320 bilhões de dólares em março até o dia 17, favorecido pela entrada de moeda tanto pela via comercial quanto pela financeira, após encerrar fevereiro com entradas líquidas de 4,774 bilhões de dólares, informou nesta quarta-feira o Banco Central.
Os dados mais recentes são preliminares e fazem parte das estatísticas referentes ao câmbio contratado.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,15%, a 447,16 pontos (Imagem: REUTERS/Timm Reichert)
As ações europeias subiram nesta quarta-feira, ampliando os ganhos pelo terceiro dia, com investidores no aguardo de uma decisão crucial de política monetária do Federal Reserve em meio à turbulência no setor bancário.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,15%, a 447,16 pontos.
Ovo é o novo vilão da inflação? Em 2023, aumento é de quase 30%; entenda
Os primeiros meses do ano marcam tradicionalmente um período de aumento na procura, consumo e vendas da proteína (Foto: IBGE/Divulgação)
Os preços dos ovos têm pesado no bolso do consumidor neste primeiro trimestre do 2023. Um dos principais itens da cesta básica do brasileiro, a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra branco, comercializado no atacado, acumula alta de 20,56% nos últimos 12 meses. O preço do produto em Bastos (SP) passou de R$ 145,90 em março do ano passado para R$ 175,90 na dado parcial do mês de março até o dia 21 de 2023.
Preços no atacado – Ovo tipo extra – branco (cx 30 dúzias) – Bastos/SP
mar-22
R$ 145,90
abr-22
R$ 148,51
mai-22
R$ 144,51
jun-22
R$ 145,67
jul-22
R$ 144,44
ago-22
R$ 151,39
set-22
R$ 152,74
out-22
R$ 151,86
nov-22
R$ 147,57
dez-22
R$ 146,03
jan-23
R$ 138,88
fev-23
R$ 165,33
mar-23
R$ 175,90
Fonte: Cepea
Já a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra vermelho, também negociado em Bastos/SP, tem valorização ainda maior, de 21,79%. Na mesma base de comparação, os preços passaram de R$ 165,69 para R$ 201,79.
A redução de vendas de veículos no Brasilestá atrelada a alta dos juros, que diminui o potencial de financiamentos atrativos para o bolso do consumidor. Com a situação, há mais automóveis nos pátios das montadoras do que clientes que possam comprar.
T4F (SHOW3) abocanha festival da concorrente e dispara 17%, antes de números do 4T22 e Lollapalooza
Ações da T4F, produtora do Lollapalooza, disparam nesta quarta-feira com mais um festival no portfólio em 2023 (Foto: Primavera Sound/Pridia/Divulgação)
As ações da produtora de shows Time For Fun (SHOW3), a T4F, disparam 15% no pregão desta quarta-feira (22) antes de divulgar seus resultados do quarto trimestre e o consolidado de 2022.
Além disso, há correção técnica após os papéis da T4F caírem por oito pregões seguidos, acumulando perdas de 19%. Por volta das 13h30 (de Brasília), as ações avançavam 11,7%, negociadas acima de R$ 2,30. Mas chegou às máximas de 17,5% na primeira parte dos negócios.
Fed se prepara para a decisão ‘mais esperada dos últimos tempos’
Federal Reserve deverá anunciar aumento na taxa de juros (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)
A decisão de elevar os juros anunciada na semana passada pelo Banco Central Europeu (BCE) desafiou os mercados e a expectativa é que o Federal Reserve siga a deixa do seu par europeu hoje, às 15h.
De acordo com o Fed Funds, o cenário mais favorecido, por quase 85% das apostas, é de que o BC norte-americano suba em 0,25 ponto-percentual (pp.) a taxa de juros, colocando-a na faixa dos 4,75-5,00%. Por outro lado, a manutenção da taxa no patamar atual possui uma chance menor, de 15,1%.
A GameStop registrou um lucro ajustado de 0,16 dólar por ação no quarto trimestre, em comparação com uma perda de 0,47 dólar um ano atrás (Imagem: Reuters/Andrew Kelly)
As açõesmeme da GameStop saltavam mais de 40% em Wall Streetnesta quarta-feira, depois que a varejista de videogamesregistrou seu primeiro trimestre lucrativo em dois anos, provocando um aumento em outras ações populares entre os varejistas.
A GameStop registrou um lucro ajustado de 0,16 dólar por ação no quarto trimestre, em comparação com uma perda de 0,47 dólar um ano atrás, ajudada por um controle rígido dos custos, incluindo cortes de empregos.
Ibovespa: Por que Eztec (EZTC3) avança 7% e Vibra (VBBR3) recua 5,5%?
Ibovespa opera em alta nesta Super Quarta, Eztec (EZTC3) e Vibra Energia (VBBR3) são destaques (Imagem: Tuane Fernandes/Bloomberg)
O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (22), com investidores em compasso de espera pelas decisões do Federal Reserve, nos EUA, e do Copom, no Brasil.
Por volta das 13h10, as ações da Eztec (EZTC3) disparavam 7,1%, após um relatório do Itaú BBA elevar a recomendação para as ações da construtora para “outperform”.
Exclusivo: Copom vê riscos diferentes sobre crédito no Brasil e bancos nos EUA
Copom deve aproveitar comunicado da decisão de hoje para apresentar primeiras impressões sobre crise bancária nos EUA (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vê de forma diferente os riscos associados ao mercado de crédito privado no Brasil e à crise bancária nos Estados Unidos. Aliás, a autoridade monetária deve aproveitar a reunião desta quarta-feira (22) para indicar essa visão.
É o que avalia a Rio Bravo Investimentos. No consenso deste mês, obtido com exclusividade pelo Money Times, Evandro Buccini, sócio-diretor de gestão de crédito e multimercado, e Luca Mercadante, economista da gestora, avaliam que o mercado de crédito brasileiro já dá sinais de arrefecimento.
Paulo Guedes elogia Fernando Haddad em conversa com empresários; ‘liberal enrustido’, brinca
Ex-ministro Paulo Guedes brinca com Fernando Haddad: “liberal enrustido”, diz jornal (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)
O ex-ministro da Economia Paulo Guedes tem feito elogios ao seu sucessor no cargo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em conversas com empresários, publicou a colunista Bela Megale, do jornal O Globo.
Segundo executivos ouvidos pela jornalista, o “Posto Ipiranga” do ex-presidente Jair Bolsonaro destacou a “firmeza” de Haddad em relação às pressões do PT para levar a pauta econômica do governo mais à esquerda.
Jovem Aprendiz 2023: Correios abrem inscrições para o programa
Segundo os Correios, a jornada de 20 horas semanais será distribuída em quatro horas diárias. (Imagem: Lia de Paula/Agência Senado)
Os Correiosabrem nesta segunda-feira (27) as inscrições para o programa Jovem Aprendiz 2023. Segundo a companhia, serão 4.382 vagas disponíveis e formação de cadastro reserva para todo o território nacional.
Estudantes com idade entre 14 e 21 anos completos no ato da contratação, que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental podem se candidatar, informou os Correios.
Na fila do IPO, gigante do saneamento devolve imóveis e compromete rendimentos de fundos imobiliários
Índice de fundos imobiliários oscila com sinal positivo, mas sem tendência única antes de Copom (Foto: Flávya Pereira/Money Times)
O fundo imobiliário Hedge AAA (HAAA11) informou ao mercado que recebeu notificação da BRK Ambiental solicitando a rescisão de contrato de aluguel de dois conjuntos na ala B do Condomínio WT Morumbi, em São Paulo.
Em comunicado, a área devolvida pela empresa de saneamento básico, que está na fila para realizar oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), soma quase 3,2 mil metros quadrados.
Alerta de golpe: executivo da Circle (USDC) é hackeado e CEO alerta sobre fraude
Tópico no Twitter da conta do diretor de estratégia e chefe de política global da Circle prometia um “bônus único” para usuários do USDC (Imagem: Medium/Joao Reginatto)
Dante Disparte, executivo da Circle, empresa emissora da stablecoin USDC, publicou em seu Twitter nesta quarta-feira (22) uma oportunidade única. Ele oferecia criptomoedas de graça para quem acessasse o link.
No entanto, para a infelicidade de muitos, a promessa não passava de um golpe. Na verdade, a conta do executivo foi invadida por hackers, que publicaram a oferta gratuita.
Iochpe-Maxion (MYPK3) dispara com Itaú BBA elevando recomendação
Corretora elevou a classificação para “outperform”, com preço-alvo de R$ 14; ações disparavam 9,95%, a R$ 11,71, às 12h.
11h33
Dividendos: Vale (VALE3) e mais 9 papéis pagam proventos hoje (22); veja quais e se você tem direito
Dinheiro na conta: dividendo da Vale (VALE3) foram elevados pela empresa há poucos dias (Imagem: Reuters/Washington Alves)
Se você gosta de dividendos, esta quarta-feira (22) começa com o pagamento programado de proventos de dez papéis, entre ações, fundos imobiliários e BDRs. Entre as empresas listadas na Bolsa brasileira, o destaque fica para a Vale (VALE3), que pagará dividendos equivalentes a R$ 1,8276 por ação.
Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Para quem investe em fundos imobiliários, o FII Mauá Capital (MCHY11) é o que pagará o maior valor por papel (R$ 1,4). E quem diversifica sua carteira com BDRs (Brazilian Depositary Receipts) também pode terminar o dia com mais dinheiro na conta, se investir nos papéis da GM (GMCO34).
Trigo abre quarta em forte queda, com mercado atento a Fed e Copom
O mercado das commodities agrícolas segue atento também ao avanço do plantio do milho e da colheita da soja no Brasil (Imagem: Pixabay/-T-T-)
Os mercados das principais commodities agrícolas iniciaram esta quarta-feira (22) com movimentos diferentes nas Bolsas de Chicago (CBOT) e em Nova York (ICE Futures), com as atenções voltadas para as decisões sobre juros do Fed e do Copom. Nesta manhã, por volta das 10h15, o Ibovespa recuava 0,13%, aos 100,8 mil pontos, em compasso de espera pela decisão.
Trigo
O contrato do trigo para maio, na CBOT, iniciou o dia em forte queda de 1,97%, aos US$ 6,69. O mercado do cereal segue atento à renovação do acordo no Mar Negro, que permite a exportações de grãos ucranianos.
JBS (JBSS3) afunda 4,6% após lucro encolhido no 4T22; analistas dividem opinião
11h08
Wall Street tem pouca alteração antes da decisão do Fed e declarações de Powell
Às 11:24 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,04%, a 32.572,27 pontos (Imagem: Pixabay/retobkeller )
Os principais índices de Wall Street tinham pouca alteração nos primeiros negócios desta quarta-feira, antes do resultado da reunião de política monetária do Federal Reserve, na qual o banco central dos Estados Unidos buscará equilibrar as preocupações com a inflação e com o setor bancário.
Operadores reduziram pela metade o tamanho do aumento esperado na taxa de juros, para 25 pontos-base, após problemas no setor bancário, com alguns apontando o aperto monetário agressivo do Fed no ano passado como uma das razões para a crise.
Petrobras (PETR4) reduz preço do diesel; veja quanto
Petrobras anuncia redução do preço do diesel (Imagem: Andre Coelho/Bloomberg)
A Petrobras(PETR3; PETR4) anunciou que, a partir de amanhã (23), o preço médio de venda do diesel A para as distribuidoras passará de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro. Trata-se de uma redução de R$ 0,18 por litro.
Considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,45 a cada litro vendido na bomba.
Conheça ações do agronegócio impactadas pelo fenômeno ‘El Niño’, segundo BBI
Previsões meteorológicas mensais indicam que o evento climático chegará de julho a agosto de 2023, mexendo com as ações do setor (Imagem: Unsplash/@timothyfiji)
As principais consultorias de clima do mundo voltam suas atenções para a possibilidade de um El Niño, fenômeno climático que pode alterar o regimento de chuvas no Brasil nos próximos meses, o que causa preocupações ao setor produtivo. Em função disso, o Bradesco BBI fez um balanço das ações prejudicadas ou beneficiadas pela ocorrência.
Segundo o Bradesco BBI, as previsões meteorológicas mensais indicam que o evento climático El Niño chegará de julho a agosto de 2023, após três anos consecutivos de La Niña, o que pode levar ao aumento das chuvas na América do Sul e nos Estados Unidos, além de alterar os preços das ações dos setores de Alimentos, Bebidas e Agronegócio.
Ibovespa recua com mercado em compasso de espera por decisões de juros
Mercado em compasso de espera pelo Fed. (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)
Os mercados abriram esta quarta-feira (22) em compasso de espera pela decisão do Fomc (às 15h) e pelo discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na sequência.
O Ibovespa caía em dia de decisão de taxa básica de juros também no Brasil. Por volta das 10h15, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,13%, aos 100,8 mil pontos.
Ações da Vibra Energia (VBBR3) despencam 8% após resultados do 4T22
10h09
Edegar Pretto é eleito para a presidência da Conab; estatal define nova diretoria
Ex-deputado Edegar Pretto foi responsável por criar SUSAF, que permite que as agroindústrias familiares comercializem produtos de origem animal no Rio Grande do Sul
Na noite dessa terça-feira (21), o Conselho de Administração (Consad) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)elegeu Edegar Pretto (PT-RS) para a presidência da estatal.
Formado em Gestão Pública, o novo presidente foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul nas três últimas legislaturas e possui experiência profissional como ordenador de despesas, secretário municipal de administração e fazenda.
Por que as construtoras de baixa renda são a bola da vez?
Construtoras de baixa renda têm se beneficiado das mudanças no programa habitacional do governo federal, como mostrou o 4T22 (Foto: Flávya Pereira/Money Times)
Com o primeiro trimestre de 2023 praticamente no fim, construtoras e incorporadoras que atuam no segmento de baixa renda deixaram claro porque são a bola da vez no mercado imobiliário. Esse entendimento ficou evidente na divulgação de seus resultados.
Muito dependente de estímulos governamentais e menos afetado pela taxa Selic, o segmento vive um momento de bom ritmo de vendas.
Americanas (AMER3): A queda brutal entre novembro e fevereiro, segundo site
A varejista apresentou um plano de recuperação judicial nesta terça-feira (21). (Imagem: Renan Dantas/Money Times)
A Americanas(AMER3) registrou uma brutal queda do faturamento no canal online, de R$ 1,4 bilhão em novembro (no pico do ano passado) para cerca de R$ 180 milhões em fevereiro deste ano, disse nesta quarta-feira (22) a coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo.
Nas lojas físicas, segundo o colunista, o faturamento foi de cerca de R$ 2 bilhões em novembro passado para R$ 950 milhões em fevereiro. Os números constam no relatório que os administradores judiciais da Americanas entregaram à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, de acordo com a publicação.
Gringos colocam ‘centavos’ na B3 após venderem quase R$ 2 bi em ações; entenda
Investidores estrangeiros interrompem sequência de três dias seguidos de vendas de ações na B3, mas ingresso de recursos é insuficiente para zerar perdas no mês (Imagem: Bloomberg)
Os investidores estrangeiros interromperam uma sequência de três dias seguidos de vendas de ações na B3. Porém, o ingresso de recursos externos não fez nem cócegas nos saques de quase R$ 2 bilhões registrados nos últimos dias.
Tesouro Direto hoje: Taxas sobem antes de Copom; sinal de Selic mantida a 13,75%
Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos de renda fixa disponíveis para compra e venda no Tesouro Direto que eram oferecidos por volta das 9h40 nesta quarta-feira (22):
Títulos Prefixados
Rentabilidade anual
Investimento mínimo
Preço Unitário
Vencimento
TESOURO PREFIXADO 2026
12,33%
R$ 36,19
R$ 723,99
01/01/2026
TESOURO PREFIXADO 2029
13,07%
R$ 34,52
R$ 493,22
01/01/2029
TESOURO PREFIXADO com juros semestrais 2033
13,25%
R$ 34,19
R$ 854,81
01/01/2033
Títulos Pós-Fixados
Rentabilidade anual
Investimento mínimo
Preço Unitário
Vencimento
TESOURO SELIC 2026
SELIC + 0,0922%
R$ 129,58
R$ 12.958,26
01/03/2026
TESOURO SELIC 2029
SELIC + 0,1847%
R$ 128,52
R$ 12.852,32
01/03/2029
Títulos de Inflação
Rentabilidade anual
Investimento mínimo
Preço Unitário
Vencimento
TESOURO IPCA+ 2029
IPCA + 5,95%
R$ 57,20
R$ 2.860,01
15/05/2029
TESOURO IPCA+ 2035
IPCA + 6,36%
R$ 38,62
R$ 1.931,37
15/05/2035
TESOURO IPCA+ 2045
IPCA + 6,56%
R$ 30,05
R$ 1.001,88
15/05/2045
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2032
IPCA + 6,14%
R$ 40,62
R$ 4.062,53
15/08/2032
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2040
IPCA + 6,36%
R$ 39,55
R$ 3.955,49
15/08/2040
TESOURO IPCA+ com juros semestrais 2055
IPCA + 6,41%
R$ 39,46
R$ 3.946,81
15/05/2055
Títulos de Aposentadoria
Rentabilidade anual
Investimento mínimo
Preço Unitário
Vencimento
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2030
IPCA + 6,42%
R$ 30,66
R$ 1.533,17
15/12/2049
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2035
IPCA + 6,50%
R$ 33,23
R$ 1.107,90
15/12/2054
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2040
IPCA + 6,51%
R$ 32,30
R$ 807,55
15/12/2059
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2045
IPCA + 6,48%
R$ 35,68
R$ 594,74
15/12/2064
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2050
IPCA + 6,43%
R$ 30,94
R$ 442,07
15/12/2069
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2055
IPCA + 6,38%
R$ 33,01
R$ 330,13
15/12/2074
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2060
IPCA + 6,35%
R$ 31,92
R$ 245,61
15/12/2079
TESOURO RENDA+ aposentadoria extra 2065
IPCA + 6,35%
R$ 30,72
R$ 180,72
15/12/2084
9h31
Dólar ronda estabilidade frente ao real com expectativa por Fed e Copom
Às 9:02 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,04%, a 5,2475 reais na venda (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)
O dólar rondava a estabilidade frente ao real logo após a abertura desta quarta-feira, com investidores à espera das decisões de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central do Brasil, principalmente depois que o colapso de bancos no exterior desencadeou temores de uma crise financeira global.
Às 9:02 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,04%, a 5,2475 reais na venda.
Day Trade: Banco do Brasil (BBAS3), Prio (PRIO3) e outras ações para comprar hoje e buscar até 4,37%
Confira as ações recomendadas para comprar nesta quarta-feira (22) (Imagem: Diana Cheng/Money Times)
O PagBank, o BTG e a Ágora Investimentos divulgaram suas recomendações de investimento para esta quarta-feira (22). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.
Bom dia, Bitcoin (BTC): a depender do Federal Reserve, US$ 30 mil é logo ali
É bem provável que o Bitcoin passe o dia volátil, devido a decisão do juros americano(Imagem: Unsplash/Kanchanara)
Enquanto os mercados tradicionais não despertam, o Crypto Times vem dar um bom dia ao Bitcoin. Confira um breve resumo do que pode mexer com o mercado nesta quarta-feira (22).
Hoje o mercado deve sair da inércia e marasmo que perdurou o dia de ontem. A criptomoeda aguarda a decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros dos Estados Unidos às 15h.
Ibovespa futuro cai nesta Super Quarta; dólar opera em estabilidade
O Ibovespa futuro recua e dólar tem volatilidade na abertura do mercado nesta quarta-feira (22) (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)
O Ibovespa futuro opera em queda de 0,17% nesta quarta-feira (22), a segunda Super Quarta do ano, aos 101.712 pontos. No mesmo horário, os índices acionários de Nova York operavam sem direção definida.
Investidores olham para fora, já que, no Brasil, a demora na divulgação da nova regra fiscal que irá substituir o teto de gastos não dá motivos para o BC sinalizar queda na taxa Selic.
Americanas (AMER3): A alternativa via Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles
Americanas apresentou um plano de recuperação judicial nesta terça-feira (21). (Imagem: Shutterstock)
O trio de sócios bilionários da Americanas(AMER3), Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, podem emprestar mais R$ 500 milhões para a empresa, após o R$ 1 bilhão na modalidade DIP, disse a diretora financeira da varejista, Camille Faria, ao Pipeline, do Valor Econômico.
O capital seria para a companhia tocar suas operações até a votação em assembleia do plano de recuperação judicial, de acordo com Faria. O dinheiro, segundo a executiva, seria subtraído do total de R$ 10 bilhões que o trio deve aportar.
Ações da China e Hong Kong ampliam ganhos com redução de temores bancários e antes de Fed
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,43%, enquanto o índice de Xangai avançou 0,31% (Imagem: REUTERS/Aly Song)
As ações da China e de Hong Kong subiram pelo segundo dia depois que papéis de bancos dos Estados Unidos se recuperaram na expectativa de que uma crise bancária global tenha sido evitada por enquanto, enquanto os investidores aguardavam a decisão de política monetária do Federal Reserve.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,43%, enquanto o índice de Xangai avançou 0,31%.
Quanto rende a taxa Selic é destaque nos jornais nesta quarta-feira (22)
Leia as principais notícias dos jornais e já comece o dia bem informado. Veja o quanto rende a taxa Selic a 13,75% ao ano. (Imagem: Freepik)
Veja as principais manchetes dos jornais nesta quarta-feira (22), com destaque para o quanto rende a taxa Selic no patamar de 13,75% ao ano nos principais investimentos de renda fixa:
Política
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fala em regulação do setor de apostas pela internet. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)
Veja o plano do governo Lula para tributar as apostas esportivas no Brasil – As empresas de jogos e apostas esportivas feitas pela internet terão que pagar uma licença para operar no Brasil. A necessidade de outorga está prevista no projeto de regulação do setor que deve ser apresentado pelo governo após a viagem presidencial à China no fim deste mês – Money Times
Ibovespa (IBOV): hoje é dia de Fed (e de Copom também)
Ibovespa não tem como escapar da Super Quarta de decisão do Fed e do Copom (Arte: GIovanna Melo/Money Times)
O Ibovespa (IBOV) deve ter um pregão refém da Super Quarta de decisão do Federal Reserve e do Comitê de Política Monetária (Copom). De um lado, o Fed tem uma tarefa difícil hoje e precisará convencer os investidores de que leva a sério tanto o problema da inflação quanto da crise bancária nos Estados Unidos.
No entanto, a solução para cada uma dessas questões é diametralmente opostas. Para conter a alta dos preços, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc)deveria manter o ritmo de aumento da taxa de juros ou até mesmo apertar a dose, como se imaginava há algumas semanas.
Mercados globais colocam ações na geladeira nesta Super Quarta
Mercados globais têm cautela antes de comprar ações nesta Super Quarta, à espera do que o Federal Reserve fará com os juros nos EUA. (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)
Selic deve se manter em 13,75%, enquanto Fed é uma incógnita: Veja o que movimenta a quarta-feira (22)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a Selic alta e a autonomia do Banco Central. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Chegou o dia da Super Quarta, quando as agendas do Federal Reservee o Banco Centralaqui no Brasil se alinham na decisão de política monetária.
Lá nos Estados Unidos, a dúvida é se o Fed vai manter ou ritmo de aperto monetário a dose de 0,25 ponto percentual (pp) ou se irá manter a taxa de juros do jeito que está. Um motivo para um eventual fim do ciclo de altas é o risco trazido pela crise bancária causada pela quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e do Credit Suisse.
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro.
No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro.
No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.