Tempo Real

Tempo Real: Ibovespa (IBOV) não aguenta pressão e desaba junto com Wall Street

06 jul 2023, 7:10 - atualizado em 06 jul 2023, 17:36
Ibovespa, Mercados, B3, dividendos
Acompanhe o Ibovespa e os mercados em Tempo Real. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

RESUMO: O Ibovespa (IBOV) voltou a ter mais um pregão de queda nesta semana volátil. O índice, que é referência para a Bolsa brasileira, recuou 1,78% nesta quinta-feira (6), a 117.425,70, com os investidores atentos à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo de trabalho da reforma, afirmou que

Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo de trabalho da reforma, afirmou que Proposta de Emenda à Constituição (PEC) será votada em primeiro e segundo turnos na Câmara até sexta-feira.

Já o relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) sinalizou que todos os acordos pactuados com os governadores envolvendo o Conselho Federativo estão sendo incluídos no texto. Também já está confirmada a alíquota zero sobre os produtos da cesta básica.

Além do aguardo pelo andamento da proposta da reforma tributária na Câmara, Wall Street deu poucos motivos para o Ibovespa se recuperar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real. Veja os destaques.

Câmara aprova, em 1º turno, texto-base da reforma tributária por 382 votos a favor e 118 contra
Arthur Lira, Câmara, Reforma tributária
Câmara aprova, em primeiro turno, reforma tributária por X votos (Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (6), em primeiro turno, por 382 votos a favor e 118 contra, o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional da reforma tributária (PEC 45/2019). O segundo turno da votação deve ocorrer nas próximas horas.

O relator da matéria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), afirma que a proposta prevê um sistema tributário orientado pelos princípios da simplicidade, transparência, justiça tributária e defesa do meio ambiente. O tema da reforma tributária é discutido pelo Congresso desde 1995.

Leia mais.

Sem PL das Fake News, governo trabalha em plano B para enquadrar big techs
Lula, big techs
Governo Lula trabalha em plano B para enquadrar big techs (Imagem: Lewis Joly/Pool via REUTERS)

Diante da falta de progresso do projeto de lei 2.630/2023, popularmente conhecido como PL das Fake News, no Congresso, o governo está considerando alternativas para lidar com a questão da desinformação durante as eleições municipais de 2024.

As informações foram reveladas pela jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, que conta que a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha em um plano de curto prazo para lidar com as plataformas digitais.

Leia mais.

Vale (VALE3) ainda é a melhor ação para os analistas após queda de 25%? Veja ranking para julho
Vale
Vale segue como principal escolha dos analistas nas carteiras mensais (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

A Vale (VALE3) figura entre as maiores quedas do Ibovespa em 2023, com as ações acumulando uma desvalorização de aproximadamente 25% à medida que os traders vão corrigindo as expectativas em relação à retomada da economia da China.

Apesar da má performance da mineradora na Bolsa no ano, o ativo segue no radar dos analistas, que elegeram o nome mais uma vez como a ação favorita do momento. A Vale apareceu em 17 de 28 carteiras recomendadas divulgadas para julho, de acordo com o levantamento do Money Times.

Leia mais.

Reforma tributária: Relator faz mudanças em texto; veja como ficou
Reforma tributária
Pelo texto, os Estados e o Distrito Federal terão 27 membros no conselho (Imagem: VInicius Loures / Câmara dos Deputados)

Numa tentativa de viabilizar a aprovação na Câmara, o novo texto do parecer sobre a reforma tributária, apresentado na noite desta quinta-feira pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), trouxe as regras de composição do Conselho Federativo, a entidade que vai administrar os recursos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e que vinha sendo alvo de disputa entre os Estados.

“Importante aperfeiçoamento foi feito em novas regras de composição e de deliberação do Conselho Federativo”, afirmou Aguinaldo na tribuna da Câmara dos Deputados.

Leia mais.

Primeira troca do governo Lula: Daniela Carneiro cai do Ministério do Turismo para dar espaço ao União Brasil
Turismo
“O presidente agradeceu a ministra pelo excelente trabalho feito pela recuperação do turismo no Brasil” (Imagem: Ministério do Turismo)

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou em nota divulgada na noite desta quinta-feira a troca no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro e entrada do deputado Celso Sabino (UB-PA), após reunião da qual participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra demissionária.

Na nota, Padilha disse que na reunião, ocorrida no Palácio da Alvorada, que também contou com a participação do prefeito de Belford Roxo e marido de Daniela, Waguinho, foi possível esclarecer “questões partidárias que motivam a troca no Ministério do Turismo, e a ministra demonstrou sua compreensão com a decisão do governo”.

Leia mais.

Gestora gringa compra ações de commodity brasileira
Klabin, dividendos
A T. Rowe informou ainda que a referida participação tem como propósito estritamente investimento (Money Times/ Gustavo Kahil)

A T. Rowe elevou sua participação acionária na Klabin (KLBN11) para 6,56%, mostra documento enviado ao mercado nesta quinta-feira (6).

Com isso, a gestora passou a deter 231 milhões de ações da companhia,

Leia mais.

Fundos imobiliários: Destaque de junho, BB Investimentos volta a apostar em logística; veja recomendados para este mês
dividendos, ações, ação, tesouro direto
Com aposta em recebíveis e lajes corporativas, BB escala 16 fundos imobiliários para julho com dividendos de até quase 15% (Imagem: Pixabay/ StockSnap)

De olho no segundo semestre, o BB Investimentos fez alterações em suas carteiras recomendadas de fundos imobiliários para o sétimo mês de 2023. Sendo assim, a instituição segue com exposição mais forte ao segmento de fundos de recebíveis e elevou as apostas em logística.

Diferentemente de outras casas de investimentos, o BB divulga duas carteiras de fundos imobiliários mensais, mas elas têm objetivos diferentes. Desta forma, uma carteira é voltada para renda e outra para ganho de capital. Cada uma delas recomenda oito fundos imobiliários.

Leia mais.

Fundo imobiliário anuncia emissão de cotas para comprar imóvel, mas gestora recusa proposta
FII The One fundos imobiliários
Cotistas de fundo imobiliário declinam de proposta de venda de imóvel; Ifix segue firme em busca dos 3.200 pontos (Imagem: Reprodução/The One)

O fundo imobiliário The One (ONEF11) informou ao mercado que, após análises da sua gestora Rio Bravo Investimentos, declinou da proposta de vender o prédio de mesmo nome para o VBI Prime Properties (PVBI11).

Em comunicado, o ONEF11 diz que a proposta não é do melhor interesse de seus cotistas devido, entre outros pontos, ao valor de transação proposto, de R$ 32 mil por metro quadrado. Segundo o FII, esse montante foi “apenas 1,59%” abaixo da proposta recebida em maio.

Leia mais.

Petrobras (PETR4): Ação que brilhou no 1º semestre pode repetir a dose nos próximos meses?
Petrobras
Ação da Petrobras está barata, mas vale a pena? Saiba a seguir (Imagem: (Tânia Rêgo/Agência Brasil/Flickr)

A Petrobras (PETR3;PETR4) aproveita uma fase boa na Bolsa em 2023. Os papéis da estatal (ordinários e preferenciais) acumularam valorização de mais de 20% no primeiro semestre do ano, apesar dos riscos levantados por agentes do mercado envolvendo a participação do governo na empresa e da recente correção nos preços do petróleo no exterior.

O desconto no valuation explica em parte a arrancada das ações nos últimos meses. Vale lembrar que a Petrobras foi um dos ativos mais penalizados pelos investidores durante a corrida presencial do ano passado, período em que o mercado realizou uma fuga em massa de PETR3 e PETR4 por pesarem os piores cenários possíveis à medida que a possibilidade de mudança de gestão governamental se tornava mais certa.

Leia mais.

Bolsonaro na próxima eleição? Projeto de lei propõe anistia para crimes eleitorais
Jair Bolsonaro
PL 3.317/2023 pode beneficiar ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Um projeto de lei (PL 3317/2023) propõe perdoar todos os condenados por ilícitos eleitorais desde 2016. Caso a medida seja aprovada pelo Congresso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria apto para disputar eleições.

De autoria do deputado Sanderson (PL), o projeto de lei foi apresentado à Câmara em 30 de junho, dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Leia mais.

Dividendos: Prestadora de serviços desbanca Vale (VALE3) e é ação mais recomendada entre 22 analistas
Vale
Vale perdeu o posto de ação mais recomenda em carteira de dividendos (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

A Vale (VALE3) não é a ação mais indicada para dividendos entre 22 carteiras recomendadas em levantamento exclusivo realizado pelo Money Times. A mineradora perdeu o posto para a operadora de telefonia Vivo (VIVT3). Ao todo, a companhia recebeu 12 indicações contra 11 da gigante brasileira.

Para analistas, o bom desempenho operacional da tele deverá continuar gerando bons resultados e fluxos de caixa.

Leia mais.

Bolsonaro pode perder direitos políticos e ficar sem salário de R$ 41 mil do PL
Jair Bolsonaro, Arcabouço Fiscal, Lula
Ex-presidente Jair Bolsonaro pode responder por improbidade administrativa (Foto: Facebook/Jair Messias Bolsonaro)

As implicações legais decorrentes do uso indevido da TV Brasil e da estrutura do Palácio da Alvorada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) podem ultrapassar a inelegibilidade por oito anos. Isso porque o ex-chefe do Executivo ainda pode enfrentar acusações de improbidade administrativa.

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e utilizou indevidamente os meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores estrangeiros em julho de 2022.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) derrapa com exterior ruim e reforma tributária no radar; PETR4 e VALE3 caem
Ibovespa
Ibovespa segue baixa em Wall Street e cai nesta quinta-feira (6), com cenário local no radar (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) voltou a ter mais um pregão de queda nesta semana volátil. O índice, que é referência para a Bolsa brasileira, recuou 1,78% nesta quinta-feira (6), a 117.425,70, com os investidores atentos à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do grupo de trabalho da reforma, afirmou que a PEC será votada em primeiro e segundo turnos na Câmara até sexta-feira.

Leia mais.

Ifix fecha em alta de 0,23%, aos 3.178 pontos (dados preliminares)
Ibovespa (IBOV) fecha em queda de 1,67%, a 117.550,90, segundo dados preliminares
Soja e trigo realizam lucros com temor sobre aumento de juros nos EUA; milho dispara
Soja, Trigo e Milho
Segundo analista da Safras, um possível aumento dos juros dos EUA impactaria nos títulos americanos de renda fixa e tornaria o milho e a soja menos atrativos (Imagem: Pixabay)

soja, o trigo e o milho fecharam com movimentos distintos entre as principais commodities agrícolas na bolsa de Chicago (CBOT) nesta quinta-feira (6).

De acordo com Rafael Silveira, analista de soja da Safras & Mercado, o mercado da oleaginosa teve um movimento de alta de juros, com as as expectativas de um ciclo contracionista, em que o Federal Reserve (Fed) aumentará mais os juros nos Estados Unidos. O trigo seguiu a mesma tendência.

Leia mais.

Gringos invertem a mão e retiram milhões em recursos da B3
Mercados, Bolsas Asiáticas, China, Hong Kong
Gringos retiram R$ 431,96 milhões da B3 na terça-feira (4) (Imagem: REUTERS/Chaiwat Subprasom)

Os investidores estrangeiros iniciaram o mês de julho com pequenos ajustes nas ordens de compra e venda no mercado secundário (ações já listadas) da B3.

Enquanto a primeira sessão do mês, na segunda-feira (3), foi marcada pela entrada de capital externo na Bolsa brasileira, o pregão seguinte foi definido pela saída de recursos.

Leia mais.

10 ações para ter na carteira em julho, segundo o Safra
Ibovespa, ações
Safra trocou cinco ativos em carteira recomendada de ações para este mês (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Banco Safra atualizou a sua carteira de ações recomendadas para superar o Ibovespa em julho, dessa forma, cinco ativos foram trocados.

Sendo assim, saem as ações de Vivara (VIVA3), Rumo (RAIL3) e Aliansce Sonae (ALSO3), Totvs (TOTS3) e BB Seguridade (BBSE3) para dar lugar a Assaí (ASAI3), Porto (PSSA3), Hapvida (HAPV3), Prio (PRIO3) e Eletrobras (ELET6).

Leia mais.

Queda do Ibovespa é oportunidade? Veja 6 pontos para (ainda) ficar otimista com a Bolsa
B3
“O desempenho dos ativos brasileiros, no primeiro semestre de 2023, foi sólido, apesar de um início de ano fraco”, destaca o colunista (Imagem: Tuane Fernandes/Bloomberg)

O segundo semestre de 2023 apresenta-se com um cenário positivo, apesar do Ibovespa já ter registrado uma alta de aproximadamente 20%, desde suas mínimas.

Muitos questionam se o mercado já precificou o cenário positivo que se vislumbra, especialmente no que diz respeito às taxas de juros mais baixas. Ainda existem motivos, ao longo do texto você verá que dá para acreditar que o rali pode se estender por um período maior.

Leia mais.

Perspectivas para o 2º semestre: Bitcoin (BTC) depende de 3 grandes eventos para recuperar máximas
Joe Biden, SVB
A corrida para a Casa Branca é um dos grandes fatores que mexerão com o mercado cripto. (Imagem: REUTERS/Evelyn Hockstein)

Depois de comandar uma valorização de 82%, rumo a maior marca em 13 meses, sobram questões se o Bitcoin (BTC) conseguirá completar o ano com o mesmo ritmo do primeiro semestre.

Para entender as possibilidades da criptomoeda na segunda parte do ano, o Crypto Times entrevistou Rony Szuster, analista da área de research do Mercado Bitcoin (MB).

Leia mais.

Suzano (SUZB3) ou Klabin (KLBN11)? Demanda por celulose cai no 2S23 e BBA recomenda uma das ações; saiba qual
Klabin (KLBN11) ou Suzano (SUZB3)
Banco projeta preços da celulose em torno de US$ 570 por tonelada em 2023, o que deve favorecer uma das empresas do setor (Imagem: LinkedIn/Klabin)

Itaú BBA divulgou nesta quinta-feira (6) um relatório sobre o setor de papel e celulose, destacando alguns cenários do primeiro semestre (1S23) e trazendo projeções para Suzano (SUZB3) e Klabin (KLBN11) para os próximos meses.

De acordo com o BBA, a desaceleração da atividade econômica global enfraqueceu a demanda por celulose na primeira metade do ano, à medida que a redução dos gargalos logísticos e adições contínuas de capacidade elevaram a disponibilidade do produto.

Leia mais.

Veja vídeo em que Bolsonaro se diz chateado com Tarcísio; ‘quem era? Não queria ser candidato’

 

Ver essa foto no Instagram

 

Leia mais.

Bradesco (BBDC4), Nubank (NU), Banco do Brasil (BBAS3) ou Itaú (ITUB4): Qual deles paga melhor os executivos?
Bradesco
Bradesco tem maior remuneração para os executivos, aponta mapeamento da XP (Imagem: Unsplash/Erik Mclean)

A XP Investimentos mapeou as remunerações das empresas do setor financeiro sob sua cobertura. A corretora pontua que a remuneração da administração está se tornando cada vez mais importante e, dessa forma, o mapeamento busca entender como as políticas de cada companhia se comparam.

Com a análise, foram identificadas discrepâncias entre os montantes pagos entre os bancos incumbentes e as suas distribuições entre montantes fixos e variáveis, tendo algumas empresas planos de compensação mais agressivos do que outras.

Leia mais.

Campos Neto fora do Banco Central? Presidente vai ao Senado prestar esclarecimentos
Roberto Campos Neto, Política
Campos Neto é convocado para comparecer ao Senado (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, terá que comparecer ao Senado Federal no dia 3 de agosto para prestar esclarecimentos sobre um suposto descumprimento da lei de autonomia da autoridade monetária, conforme noticiado pelo Valor Econômico.

A convocação foi feita pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, após seis partidos solicitarem na tarde de quarta-feira (5) a abertura de um “procedimento apuratório” sobre a conduta Campos Neto.

Leia mais.

Dólar dispara e se aproxima dos R$ 5; entenda os motivos e veja a cotação
Dólar
Dois profissionais ouvidos pela Reuters disseram que a cotação foi atingida porque a moeda norte-americana, ao alcançar patamares mais elevados (Imagem: Pixabay/frycyk01)

Em dia de caos dos mercados após o banho de água fria com dados nos Estados Unidos, o dólar dispara e renova máximas.

Às 13h16, o dólar à vista marcou a máxima de 4,9508 reais (+2,04%).

Leia mais.

Bolsas Europeias: Ações atingem o menor nível em três meses com nervosismo sobre alta de juros
Bolsas Europeias
O índice pan-europeu STOXX 600 aprofundou perdas e fechou em queda de 2,34%, a 447,22 pontos, o nível mais baixo desde o final de março, enquanto o índice EURO STOXX 50 cedeu 2,9% (Imagem: Bolsa de Valores de Frankfurt / Reuters)

As ações europeias caíram para o patamar mais baixo em três meses nesta quinta-feira, já que as crescentes preocupações sobre novos aumentos de juros globalmente prejudicaram o sentimento de risco, enquanto as ações do grupo Embracer tombaram após uma emissão de ações.

O índice pan-europeu STOXX 600 aprofundou perdas e fechou em queda de 2,34%, a 447,22 pontos, o nível mais baixo desde o final de março, enquanto o índice EURO STOXX 50 cedeu 2,9%.

Leia mais.

Azedou o clima? Bolsonaro ataca Tarcísio e diz que ele ‘não tem experiência política’, informa Reuters
SP Tarcísio Gomes de Freitas governador são paulo reforma tributária
Conforme relato de três fontes, Tarcísio fez um discurso em defesa da reforma que, no seu entender, não seria de governo (Imagem: Adriano Machado/Reuters)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi hostilizado na manhã desta quinta-feira ao defender em reunião do PL apoio à reforma tributária e ainda ouviu do ex-presidente e seu mentor político, Jair Bolsonaro, que ele não tem experiência política, disseram à Reuters fontes que participam do encontro a portas fechadas em Brasília.

Conforme relato de três fontes, Tarcísio fez um discurso em defesa da reforma que, no seu entender, não seria de governo, mas do Estado brasileiro no encontro com dirigentes e parlamentares do PL a portas fechadas na sede do partido, em Brasília.

Leia mais.

Analista indica ação para entrar na sua carteira de dividendos em julho

A ata do FOMC divulgada ontem (05) elevou o tom mais duro do Fed em relação à taxa de juros por lá indicando mais altas ainda este ano. Vale lembrar que a taxa de juros dos Estados Unidos está na faixa entre 5% e 5,25%. 

Leia mais.

Reforma tributária: Confira quais produtos da cesta básica podem subir
Cesta Básica
Reforma tributária pode elevar preço de itens da cesta básica (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

O texto da reforma tributária ainda passa pela aprovação dos deputados. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevê mudanças em impostos que incidem sobre consumo.

O plano inicial é criar um novo imposto dual que vai substituir o IPI, PIS/Pasep, Cofins, ICMS e ISS. Basicamente, os impostos federais IPI, PIS/Pasep e Cofins serão substituídos por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV): Magazine Luiza (MGLU3) despenca; IRB (IRBR3) lidera as altas
Ibovespa
Ibovespa conta com quedas expressivas no pregão desta quinta-feira (6) (Imagem: Tainá da Silva)

Ibovespa (IBOV) opera em queda na sessão desta quinta-feira 6), depois de encerrar o último pregão em alta de  0,40%, a 119,5 mil pontos. Dados nos Estados Unidos azedaram o humor do mercado nesta quinta.

Por volta de 12h40, Magazine Luiza (MGLU3) despencava 7,62%, ao mesmo tempo que Via (VIIA3) desvaloriza 6,31%.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV): As ações que sobrevivem à sangria desta quinta-feira
Ibovespa, Mercados, B3, dividendos
Ibovespa cai com risco externos pesando para índice (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) desaba nesta quinta-feira (06), apesar das boas notícias envolvendo a reforma tributária, que pode ser votada ainda hoje. Por volta das 12h41, o índice caia 1,85%, a 117.379 pontos.

De acordo com analistas, o grande problema na sessão está no exterior.

Leia mais.

Tesouro direto hoje: Taxas sobem de olho na reforma tributária; prefixado rende 18,19% ao ano
Tesouro Direto
Taxas dos títulos do Tesouro Direto sobem (Imagem: Pexels)

As taxas dos títulos públicos oferecidos no Tesouro Direto ampliam majoritariamente as altas de ontem na sessão desta quinta-feira (6).

O mercado acompanha as discussões sobre a reforma tributária. O presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira, quer votar a proposta ainda hoje.

Leia mais.

Entenda como a inflação pode subir com a reforma tributária
IPCA; IPCA-15; inflação, reforma tributária
Inflação: o setor de serviços corresponde a cerca de 70% da economia, mas tem uma carga tributária mais baixa. A unificação dos impostos pode mudar isso. (Imagem: Mehaniq)

A reforma tributária deve ser votada na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (6). A proposta está cercada de negociações tanto de diversos setores da economia, quanto de políticos.

O plano inicial é criar um novo imposto dual que vai substituir o IPI, PIS/Pasep, Cofins, ICMS e ISS. Basicamente, os impostos federais IPI, PIS/Pasep e Cofins serão substituídos por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União.

Leia mais.

Fundo imobiliário despenca após anunciar emissão de cotas para bancar compra de imóveis de gigante de logística; veja qual
LOG Commercial Properties LOGG3
Fundo imobiliário pretende levantar mais de R$ 50 milhões em emissão de cotas para cumprir o compromisso com a Log Commercial; Ifix decola (Imagem: Divulgação/Log Commercial Properties)

O fundo imobiliário Log CP Inter (LGCP11) informou ao mercado que comprou quatro galpões logísticos por R$ 103,5 milhões. Os empreendimentos pertenciam à Log Commercial Properties (LOGG3), que tem vendido imóveis nos últimos meses.

Em comunicado, o fundo explica que adquiriu os condomínios Log I Business Park, em Contagem (MG); Log Viana I (ES); Log Goiânia I (GO) e Log Gaiolli, em Guarulhos (SP). Os galpões adquiridos somam 30,3 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Segundo a LOGG3, a venda dos imóveis terá margem bruta de 50%.

Leia mais.

Ibovespa tomba e só 3 ações sobem nesta quinta-feira
COMEÇOU A LIVE GIRO DO MERCADO

Uma ação concorrente da Oi (OIBR4) entrou para o Top 5 da carteira de dividendos da Empiricus em julho: Entenda no Giro do Mercado de hoje (6) o que chamou a atenção dos analistas e como ela pode beneficiar os investidores com o analista Ruy Hungria.

O aperto monetário continua: a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) sinalizou que o Federal Reserve deve elevar os juros dos EUA em julho, e os mercados já reagiram mal à notícia.

As chances de recessão aumentam com este cenário? Empresas exportadoras, como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Suzano (SUZB3), Klabin (KLBN4) podem ser impactadas de alguma forma? João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research, explica.

Ibovespa (IBOV) não aguenta pressão e desaba junto com Wall Street; veja os indicadores desta quinta (6)
Ibovespa, indicadores
Entre os indicadores, o destaque vai para os dados de emprego nos Estados Unidos. Por aqui, o foco está na reforma tributária. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ontem, a bolsa brasileira até conseguir descolar do mercado internacional. Mas, hoje, com a agenda de indicadores nacionais esvaziada, não teve jeito. Nos Estados Unidos saiu uma bateria de dados sobre o mercado de trabalho, mas as expectativas estão voltadas para o payroll, que sai amanhã.

Os principais índices de Wall Street abriram em baixa com os dados apontando para um mercado de trabalho resiliente e a ata da reunião do Federal Reserve fomentarem temores de que o banco central americano mantenha os juros altos por mais tempo.

Leia mais.

Plano Safra 23/24: BNDES garante R$ 38,4 bilhões para novo ciclo, alta de 55%
BNDES
Plano Safra 23/24: Considerando todas as linhas de crédito, o BNDES se comprometeu com um valor 55% superior ao do ano passado (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou R$ 38,4 bilhões em créditos para o Plano Safra 2023/2024.

Dessa forma, a agricultura familiar contará com R$ 11,6 bilhões em recursos, 101% acima do volume registrado no ciclo passado, enquanto o setor empresarial deve contar com R$ 14,8 bilhões, um crescimento de 33%.

Leia mais.

Minério de ferro se mantém em alta com otimismo sobre estímulos na China
China, Minério de ferro
Minério de ferro mantém alta. (Imagem: REUTERS/Stringer)

Os contratos futuros de minério de ferro ficaram firmes na quinta-feira (06), já que as preocupações com as restrições de produção de aço na China foram compensadas pelo otimismo sobre as expectativas de estímulos adicionais para apoiar a recuperação econômica pós-Covid do país.

O contrato de minério de ferro de agosto mais negociado na Bolsa de Cingapura tinha alta de 0,4%, a 110,10 por tonelada métrica, por volta das 8h (horário de Brasília), depois de oscilar entre ganhos e perdas.

Leia mais.

MRV (MRVE3) recua após anunciar follow-on de até R$ 1 bilhão
MRV
MRV: analistas acreditam que os recursos da oferta de ações poderiam aliviar significativamente a alta alavancagem da empresa (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

As ações da MRV (MRVE3) recuam no pregão desta quinta-feira (6), após entrarem em leilão na abertura do mercado. Por volta de 11h15, as ações perdiam 3,60%, a R$ R$ 12,33.

O movimento acontece após a companhia confirmar mais cedo que vai lançar uma oferta pública primária de ações (follow-on), distribuindo, inicialmente, 58.640 milhões de papéis.

Leia mais.

Reforma tributária: As 7 questões defendidas pela CNA para o agronegócio
reforma tributária cna
Entre os pontos defendidos pela CNA, estão questões como alíquota de até 20% do tributo padrão e garantia de reembolso de créditos tributários (Imagem: Wenderson Araujo/CNA)

Na tarde de ontem (5), o presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu com presidentes de diversas Federações Estaduais de Agricultura e Pecuária para discutir as prioridades do agronegócio e dos brasileiros na reforma tributária, que deve ser votada ainda hoje (6).

João Martins afirmou durante a reunião que a reforma deve garantir segurança jurídica e simplificar o sistema tributário sem aumentar a carga de impostos.

Leia mais.

Wall Street cai após dados de trabalho nos EUA alimentarem preocupações com aumento de juros
Wall Street
Às 11:41 (de Brasília), o índice Dow Jones caía 1,44%, a 33.794,36 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 1,28%, a 4.390,01 pontos (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Wall Street caía nesta quinta-feira, após dados sinalizando um mercado de trabalho resiliente e a ata de junho da reunião do Federal Reserve alimentarem temores de que o banco central dos Estados Unidos possa manter a taxa de juros mais altas por mais tempo.

O setor privado dos EUA criou mais vagas de trabalho do que o esperado em junho, mostrou o Relatório Nacional de Emprego da ADP, indicando que o mercado de trabalho permanece forte, apesar dos riscos crescentes de recessão devido à taxa de juros mais alta.

Leia mais.

Empresa parceira da Shein no Brasil planeja demitir 700 pessoas; entenda
Coteminas Shein
Após divulgar parceria com a Shein, Coteminas pretende demitir 700 funcionários de fábrica em Blumenau (Imagem: Reprodução/ Coteminas)

A Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas) anunciou a realização de demissão em massa, de cerca de 700 funcionários, em uma fábrica de Blumenau, em Santa Catarina.

O anúncio foi feito por meio de ofício enviado na última semana ao Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite). Em assembleia realizada na segunda-feira (3), os trabalhadores não aceitaram a proposta de que as rescisões fossem pagas em até 15 parcelas.

Leia mais.

Threads: App rival do Twitter chega a 10 milhões de usuários horas após lançamento
Logo do Threads. (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

A Threads, mais nova rede social de Mark Zuckerberg, ultrapassou os 10 milhões de usuários sete horas após o seu lançamento. A informação foi divulgada pelo próprio dono do conglomerado Meta.

O bilionário comunicou o sucesso da estreia fazendo uma provocação a rede social concorrente, o Twitter, de Elon Musk.  “Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão de pessoas nele. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Espero que nós consigamos”, escreveu Zuckerberg.

Leia mais.

MRV (MRVE3) anuncia oferta de ações de até R$ 1 bilhão
Ibovespa (IBOV) opera em queda de olho na reforma tributária; confira
Ibovespa
Por volta de 10h08, o Ibovespa recuava 0,49%, a 118,9 pontos (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) opera em queda na sessão desta quinta-feira 6), depois de encerrar o último pregão em alta de  0,40%, a 119,5 mil pontos.

Por volta de 10h08, o principal índice da Bolsa caía 0,49x%, a 118,9 mil pontos. Nesta quinta, o mercado fica de olho na discussão sobre a reforma tributária, com o presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira, já querendo votar a proposta ainda hoje.

Leia mais.

Diretor financeiro da Ânima (ANIM3) renuncia; veja quem assume o cargo
Anima Educação
Ânima Educação anuncia renuncia de diretor financeiro (Imagem: Facebook/Anima Educação)

O diretor financeiro da Ânima Educação (ANIM3), André Tavares Andrade, renunciou ao cargo. De acordo com o fato relevante desta quinta-feira (6), Átila Simões da Cunha assume a posição.

Andrade foi diretor financeiro na Ânima por cinco anos. Segundo a companhia. “Contribuiu de forma decisiva para a evolução da Ânima Educação, liderando com dedicação e conduzindo relevantes operações para companhia, além do importante papel em nossa aquisição transformacional”, disse em comunicado.

Leia mais.

Magalu (MGLU3): Luiza Trajano errou? Briga pelo corte da Selic não pega bem para varejista, diz analista
Magalu
Magalu: Os esforços de Trajano ao redor deste tema acontecem porque, com os juros altos, as empresas de varejo não conseguem contrair uma dívida barata (Imagem: Magazine Luiza/Reprodução)

Luiza Trajano, do Magalu (MGLU3), está empenhada em fazer acontecer uma redução de juros no Brasil. A empresária vem pressionando há alguns meses o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pela queda na taxa Selic.

No fim de maio, em um seminário promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Trajano mencionou que esperava, pelo menos, um sinal de queda. Na época, a executiva destacou que se o juro não cair, nada acontece. “Se não fizer o curto prazo, o longo prazo não vai existir”.

Leia mais.

Day Trade: Azul (AZUL4), Even (EVEN3) e outras 5 ações para vender hoje e buscar até 3,5%
Ibovespa; day trade
(Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

PagBank, o BTG Pactual e a Ágora indicaram a compra de Copel (CPLE6) e outras ações para esta quinta-feira (6). Já os papéis de Azul (AZUL4) e de mais empresas figuram a lista de vendas. Confira:

PagBank
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Even EVEN3 6,88 6,80 1,16% 6,67 3,05% 6,96
OdontoPrev ODPV3 12,14 11,90 1,98% 11,72 3,46% 12,35

 

Leia mais.

Carne bovina: Mesmo com embargo à China, volume exportado no 1º semestre de 2023 é o segundo maior da história
Carnes Suínos Alimentos Agronegócio
No entanto, apesar da recuperação nos embarques ao longo dos seis primeiros meses do ano, o preço médio da carne bovina está 26% menor do que 2022. (Imagem: Unsplash/Edson Saldaña)

No primeiro semestre de 2023, o Brasil registrou o segundo maior volume de carne bovina in natura embarcado para os 6 primeiros meses de um ano.

Mesmo diante da suspensão dos embarques de carne bovina à China entre fevereiro e março, principal destino da proteína brasileira, as exportações de janeiro a junho de 2023 totalizaram 882,67 mil toneladas.

Leia mais.

Day Trade: Copel (CPLE6), CSN (CSNA3) e mais 7 ações para comprar nesta quinta (6) e buscar até 3,9%
Ibovespa, ações, day trade
(Imagem: Bloomberg)

PagBank, o BTG Pactual e a Ágora divulgaram suas recomendações de investimento para esta quinta-feira (6). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

As ações indicadas

PagBank
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Randon RAPT4 12,05 12,18 1,08% 12,36 2,57% 11,93
CSN CSNA3 12,37 12,53 1,29% 12,7 2,67% 12,24
Simpar SIMH3 9,11 9,27 1,76% 9,47 3,95% 8,97

 

Leia mais.

Dólar salta ante real após forte criação de empregos nos EUA e com expectativa por votação da reforma tributária
Dólar, Moedas, Câmbio, Mercados
Às 10:00 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,77%, a 4,8891 reais na venda (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O dólar acelerou os ganhos frente ao real nesta quinta-feira, depois que dados de emprego norte-americanos mais fortes do que o esperado reforçaram apostas em mais aperto da política monetária pelo Federal Reserve, em meio ainda a expectativas pela votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

Às 10:00 (horário de Brasília), o dólar à vista avançava 0,77%, a 4,8891 reais na venda.

Leia mais.

Weg (WEGE3) e Alupar (ALUP11) fecham parceria, AES (AESB3) troca presidente e outros destaques desta quinta-feira (06)
AES Brasil
AES troca cargos de diretoria (Imagem: Divulgação)

A parceria entre Alupar (ALUP11) com duas controladoras da Weg (WEGE3) e a troca de presidente da AES Brasil (AESB3) são alguns dos destaques corporativos desta quinta-feira (06).

O contrato envolve a Central Geradora Eólica AW Santa Régia, da Eólica do Agreste Potiguar II, controlada pela Alupar. A energia gerada a partir do ativo será consumida pelas unidades produtivas da Weg.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) vai subir em dia de votação da reforma tributária? Índice futuro abre em queda; dólar avança
Ibovespa Mercados Ações
Ibovespa deve ser guiado pela agência política nesta quinta-feira (6) (Imagem: Bloomberg)

Ibovespa futuro abriu o pregão desta quinta-feira (6) em queda de 0,25%, aos 120.865 pontos. Enquanto isso, por volta das 9h02, o dólar recuava 0,07%, cotado a R$ 4,8443. No entanto, a moeda norte-americana logo virou para alta de 0,08%, a R$ 4,8516, por volta das 09h07.

Hoje, o Ibovespa (IBOV) deve buscar manter o avanço do dia anterior, em que fechou em alta de 0,40%, a 119.549,21 pontos.

Leia mais.

Dólar vira para alta de 0,08%, a R$ 4,8516
Dólar recua -0,07%, cotado a R$ 4,8443
Ibovespa futuro abre em queda de -0,25%, aos 120.865 pontos
BRF (BRFS3): BlackRock compra ações e eleva participação para mais de 5%
BRF
BlackRock eleva participação na BRF para mais de 5%(Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

BRF (BRFS3) anunciou nesta quinta-feira (6) que a BlackRock elevou a participação acionária na companhia, conforme comunicado ao mercado.

A maior gestora do mundo passa a deter 50.029.300 ações ordinárias da BRF e 4.416.627 American Depositary Receipts (ADR’s) — representativos de 4.416.627 ações.

Leia mais.

Futuros da soja e milho avançam nesta quinta (6) em meio a incertezas
Grãos
No fechamento da quarta, os futuros do trigo avançavam mais de 5% com o clima nos EUA afetando a colheita do cereal de inverno, enquanto milho e soja caíam (Imagem: Pixabay)

Por volta de 08h29 desta quinta-feira (6), os contratos futuros do milho e da soja avançavam.

Enquanto a oleaginosa subia 0,31%, aos US$ 14,73, o milho futuro apresentava uma alta com maior intensidade, aos 0,86%, em US$ 4,97.

Leia mais.

10 ações para bater o Ibovespa em julho, segundo a Terra Investimentos
Ibovespa
Terra escalou um novo ativo em carteira recomendada de ações para julho (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Terra Investimentos realizou apenas uma troca em sua carteira recomendada para o mês de julho. Com isso, saem as ações da Localiza (RENT3) para dar lugar a Vibra (VBBR3).

Os analistas pontuam que a Localiza entregou um ótimo desempenho desde março, no entanto, optaram por uma troca potencial e estratégica.

Leia mais.

Bolsas Asiáticas: Ações de Hong Kong e da China caem com o Fed agressivo e tensões sino-americanas
Mercados, Bolsas Asiáticas, Ações, China
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 0,67%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,54% (Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

As ações de Hong Kong e da China caíram nesta quinta-feira, acompanhando a fraqueza nos mercados regionais após a confirmação de uma postura agressiva do Federal Reserve e com a escalada nas tensões sino-americanas.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 0,67%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,54%.

Leia mais.

Quanto custa a Selic a 13,75% para o país? Governo gastou R$ 1,2 tri com aperto monetário
Banco Central, Copom, Selic, Juros selic 13,75% 21 julnho
Cada aumento de 1 ponto percentual na Selic custa R$ 4o bilhões ao governo (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os dados divulgados pelo Banco Central apontam que, a cada 1 ponto percentual (p.p) mantido por 12 meses na Selic, o governo gasta aproximadamente R$ 4o bilhões a mais com a dívida bruta (DBGG).

Desde que o BC iniciou o atual ciclo de aperto monetário, em março de 2021, até maio de 2023, a taxa subiu de 2,75% para 13,75% ao ano. Com isso, os gastos do governo com juros foram de R$ 1,26 trilhão no período, segundo cálculos do estrategista de renda fixa da BGC Liquidez, Daniel Leal.

Leia mais.

Reforma tributária pode ser votada na Câmara; veja o que movimenta a quinta (6)
Câmara, Reforma tributária
Câmara deve votar reforma tributária nesta quinta; Casa parece ter a quantidade de votos necessários para a aprovação da proposta. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

É hoje! O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, já pautou a discussão sobre a reforma tributária e quer votar a proposta já nesta quinta-feira.

Em um teste no plenário, 302 deputados votarão em “não” quando o Novo pediu para retirar a reforma da pauta. Ou seja, são apenas seis votos a menos do que a PEC precisa para ser aprovada.

Leia mais.

13 fundos imobiliários para não perder o bonde da valorização do Ifix, segundo o Santander
BTG Pactual Logística BTLG11
Santander aposta em carteira de fundos imobiliários com foco em tijolos e recebíveis (Imagem: Divulgação/ BTG Pactual Logística)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) engatou a terceira alta seguida em junho, ao avançar 4,7% impulsionado por fundos de logística.

Desta forma, o Santander manteve a sua aposta em FIIs do segmento para julho. Contudo, o banco manteve os mesmos fundos de junho, assim como a alocação.

Leia mais.

Reforma tributária segue nos holofotes e é destaque nos jornais nesta quinta-feira (6)
 Reforma Tributária
Reforma Tributária domina manchetes dos jornais nesta quinta-feira (6) (Imagem: Pixabay)

A votação da Reforma Tributária segue dominando os holofotes, com a expectativa de votação do texto ainda hoje. Dessa maneira, os desdobramentos do assunto são destaques nos jornais nesta quarta-feira (6). Confira as notícias do dia:

Política

Arthur Lira, Reforma Tributária
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Reforma tributária: O que está em jogo na votação desta semana? Veja se preços vão subir –reforma tributária está sob os holofotes nesta semana, com os esforços do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lirapara votar o texto até sexta-feira (7).  – Money Times

Leia mais.

Morning Times: Bolsas no vermelho após ata do Fomc e à espera do payroll
Gráfico movimentações renda variável, morning
Morning Times: Bolsas mundiais seguem no negativo após ata com Fomc apontar para nova alta; entre hoje e amanhã, os EUA divulgam dados de emprego. (Imagem: Shutterstock)

Como já era esperado, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) sinalizou que o Federal Reserve deve elevar os juros em julho. Na última reunião, o Banco Central americano anunciou uma pausa no patamar entre 5%-5,25%.

Agora, o Fed Funds acusa uma possibilidade de 88% de um novo aumento de 0,25 ponto percentual nos juros.

Leia mais.

Reforma tributária: De Petrobras (PETR4) a Ambev (AMBEV3), veja quem pode ser dar mal com imposto do pecado
Juros
Apesar de simplificar impostos, reforma tributária pode gerar impactos para alguns setores (Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)

Demanda antiga de parte da sociedade brasileira, a reforma tributária avança na Câmara. De acordo com o presidente da casa Arthur Lira, a proposta pode ser votada nesta quinta-feira (07).

Apesar disso, nesse primeiro momento, o texto enviado pelo Governo Federal não diz respeito à taxação de dividendos ou ao fim dos juros sobre capital próprio, algo que vem sendo discutido desde o governo Bolsonaro.

Leia mais.

Futuros do trigo recua -1,74% a US$ 6,50 por bushel em Chicago (CBOT)
Futuros do milho saltam 1,47% a US$ 5,56 por bushel em Chicago (CBOT)
Futuros da soja recua -0,08% a US$ 15,46 por bushel em Chicago (CBOT)
Bolsas Europeias: Ações negociam em queda com Reino Unido (-1,22%), Alemanha (-1,02%) e França (-1,53%)
Bolsas Asiáticas: Ações fecham em queda com Hong Kong (-3,02%), Xangai (-0,54%) e Japão (-1,70%)
Minério de ferro ainda não abriu negociação em Dalian (China)
Petróleo tipo Brent avança 0,14% a US$ 76,75 por barril
Wall Street: Futuros operam em baixa com S&P 500 (-0,44%), Dow Jones (-0,46%) e Nasdaq (-0,42%)
ADR da Petrobras (PBR) avança 0,29% a US$ 13,95 no pré-market nos EUA
ADR da Vale (VALE) recua -0,67% a US$ 13,30 no pré-market nos EUA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
equipe@moneytimes.com.br
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar